5 livros para conversar sobre o AUTISMO

Photo by Sharon McCutcheon from Pexels

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo,  é comemorado no dia 2 de Abril. Para lembrar da importância desta data, separamos dicas de 5 livros importantes para debater e conversar sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Para conhecer mais sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), recomendo a leitura dos artigos no site do Doutro Drauzio Varela.

1 . TEA, AUTISMO e INFORMAÇÃO – Mariana no Mundo dos Saltisonhos

Mariana no Mundo dos Saltisonhos, é um livro sobre autismo e informação, escrito por Marco A. B e C.Machado, pai da Mariana que resolver contar um pouco sobre a sua experiência, criando uma criança com TEA.

2 . Colin Fischer de Ashley Edward Miller e Zack Stentz

Colin tem a síndrome de Aspenger e para descobrir qual o sentimento da pessoa, utiliza de fichas com expressões faciais para ajudá-lo no dia a dia. Neste livro, temos uma experiência interessante de conhecer mais sobre o Aspenger, com uma ficção adolescente cheia de mistério.

3.  Em Algum Lugar nas Estrelas – Claire Vanderpoll

Com dois personagens extremamente cativantes em suas diferenças, a autora nos entrega nas mãos um romance cheio de significado. Aqui aprendemos as diferenças de uma forma delicada e sensível. Além do nosso protagonista, temos Early, um prodígio que decifra casas decimais do número Pi como se lesse uma odisseia. Mas, por trás de sua genialidade, há uma enorme dificuldade de se relacionar com o mundo e de lidar com seus sentimentos e com as pessoas ao seu redor.

4. O MENINO QUE DESENHAVA MONSTROS – Keith Donohue

Aqui Jack Peter, nosso protagonista, lida com o TEA e com um pouco de sobrenatural, quem gosta de terror vai encontrar dentro desta história um debate muito preciso.

5. O cérebro autista, de  Temple Grandin  e Richard Pane

Temple Grandin evidencia os avanços científicos neste campo, compartilha conosco suas ressonâncias cerebrais para mostrar quais anomalias podem explicar os sintomas mais simples e, de forma animadora, argumenta que a educação de crianças autistas não deve centrar-se apenas em suas fraquezas, o que multiplica as formas de aproveitar suas contribuições únicas. Dos “Aspies” do Vale do Silício até uma criança não verbal, Grandin compreende o real significado da palavra “espectro”, o que faz deste livro uma leitura essencial sobre o assunto.

E você, tem algum livro para nos indicar? Deixe sua dica nos comentários!

Share:
1 comments so far.

Uma resposta para “5 livros para conversar sobre o AUTISMO”

  1. Oi Anna
    Eu tenho muita curiosidade sobre o tema. Dois dos livros indicados eu tenho e planejo ler logo. O último título me chamou atenção, já que o autor busca fugir das fraquezas dos autistas… Parece interessante e revelador de muitas formas.

    Vidas em Preto e Branco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Anna Schermak

Anna Schermak

26 anos, Curitibana, Formada em Marketing. Criadora do Pausa Para um Café e Social Media na maior parte do tempo. Apaixonada por cachorros, cafés e bons livros.

PESQUISE

PUBLICIDADE

DICA DE CURSO

COLUNAS

Submarino

Últimos Vídeos