Processed with VSCOcam with hb2 preset

Vamos combinar, fazer aquela limpa na estante e desapegar de alguns livros não é fácil. Eu sei. Mas é muito necessário. Esse processo de desapego faz bem para você, para os livros e para a alma. E por isso, separei 5 passos para te ajudar a deixar na sua estante, apenas os livros que você realmente precisa.

1 – SEJA OBJETIVO

Tenha em mente o que você planeja com esse desapego. Você vai trocar livros no sebo? Dar de presente? Talvez doar para uma biblioteca? Pense no seu objetivo antes de começar, assim vai ficar muito mais fácil selecionar os livros.

2 – NÃO SE PREOCUPE

O desapego leva tempo. Não é hoje ou amanhã que você vai tirar todos os livros que realmente não precisa. Desapegar é um processo, e muitas vezes alguns livros precisam de um tempo a mais na nossa estante até realmente encontrarem outro dono para chamar de seu.

3 – LIVRO PARADO NÃO MUDA NINGUÉM

photo-1457276587196-a9d53d84c58b

Eu vou ler esse livro um dia”, “Só comprei ha 7 anos”… 
Eu vou dizer algo bem chocante agora: Existem livros que você NUNCA vai ler e está tudo bem com isso. Não é exatamente um problema. E saber que um livro parado na estante não está mudando o pensamento de ninguém. Mas que talvez poderia estar salvando a vida de outro leitor é um passo longo para se dar na vida, é difícil, mas é libertador quando isso acontece. Que tal tentar?

4 – RESPIRE E COMECE DE NOVO

Comece tirando um livro por dia da sua estante. Deus não construiu o mundo em apenas um dia e você também não vai aprender a desapegar do dia pra noite. Mas o processo de respirar e depois voltar, faz você lembrar que tem um livro ali no canto da estante que você nem gostou tanto assim, um que não é nem primeira edição, tem um pocket que sua amiga estava querendo comprar e alguns livros infantis que a biblioteca da sua antiga escola adoraria receber.
Com essa pratica constante, sua estante, você e outros leitores vão agradecer a mudança e o desapego.

5 – O QUE TIRAR?

Cada leitor tem seu critério. Eu tenho os meus e para te ajudar, vou contar quais eles são:

  1. Livros que eu mesma comprei ha mais de 5 anos e não cheguei a ler;
  2. Edições que não são raras e não custaram mais de R$40,00;
  3. Livros que não estejam autografados ou com dedicatória;
  4. Livros que eu acabei ganhando mais tenho certeza que nunca vou me interessar a ler;
  5. Livros que eu li e não gostei;
  6. Livros que eu li, gostei um pouco, mas com certeza não vou reler no futuro;
  7. Livros que sejam fáceis de achar em qualquer lugar.

Com alguns critérios de desapego fica mais fácil encontrar aqueles livros que podem ganhar um destino melhor que ser esquecido na sua estante. Tente, você vai se surpreender com o resultado. Hoje eu tiro no mínimo 10 livros por mês da minha estante.

Depois me conta nos comentários como foi esse processo de desapego. Funcionou?

Aproveite para nos seguir nas redes sociais!

Facebook ☁ Instagram ☁ Twitter ☁ Tumblr ☁ Google +  ☁ Pinterest ☁ Youtube  Blogvin ☁ Flickr

Captura de Tela 2017-06-29 às 10.53.35