Acompanhe no youtube
inscreva-se

5 vezes que Mr. Robot foi Clube da Luta

5 vezes que Mr. Robot foi Clube da Luta

Antes que você venha com cinco pedras na mão e comece a hackear toda a minha vida na internet, não. Não estou aqui para discutir a qualidade de Mr Robot, ou dizer que ela é ruim por capturar todas essas e outras referências. Estou aqui para mostrar que como já se dizia em Clube da Luta:

Everything’s a copy of a copy of a copy…

Dito isso vamos ao que importa. Como vocês já devem saber eu sou um pouco viciada na escrita do Palahniuk, já li quase todos os livros dele e tenho um carinho muito especial pelo autor. Então foi óbvio que enquanto assistia Mr. Robot, a associação foi instantânea, pois a série faz isso muito bem, ela busca referências em várias obras, não apenas em Clube da Luta. V de Vingança e Psicopata Americano também ganha destaque durante construção da série.

Muita gente se surpreendeu com Mr. Robot e eu acho interessante como muitos que se surpreendem não necessariamente conhecem as outras obras. Então como Clube da Luta mora no meu coração, nada mais justo que começar por ela!

1 – A trilha sonora:

Pode parecer apenas coincidência, mas não é. Where is my mind é uma música super importante para a trama de Fight Club e é lembrada até hoje pelo seu momento exato de extasie no filme. Em Mr. Robot também. Depois de uma grande revelação a música toca e faz você compreender que se não achava que a referência estava explicita, agora não tem como negar.

A partir daqui, talvez você possa considerar alguns pontos como spoilers, então tome cuidado. 

2 – A Quebra da Quarta Parede

Em Clube da Luta temos o narrador conversando com a gente explicando quem é Tyler e como tudo aconteceu depois que se conheceram em um voo. Em Mr. Robot, temos Elliot conversando com um amigo imaginário que muitas vezes pensamos que somos nós, quando ele olha para a tela e nos encara, sabemos que ele sabe que nós também sabemos que naquele momento, somos sua imaginação.

 

3 – O clubinho.

Para realizar certas coisas, você precisa de uma equipe. Não se pode fazer tudo sozinho. Então você busca alguns perdidos assim como você que fariam de tudo para chegar ao seu objetivo. Infiltrar grandes empresas ou brigar com pessoas na rua. Você escolhe, mas Os monkeys de Clube da Luta e a F Society no fundo estão escondida em lugares escuros e se encontram sem que ninguém saiba.

Algumas vezes sonho em salvar o mundo. Salvar todos da mão invisível. A que nos marca com um crachá de empregado. A que nos força a trabalhar para eles. A que nos controla todos os dias sem nós sabermos disso. Mas não posso pará-la. Não sou tão especial. Sou um anônimo. Estou sozinho.

Nós somos os filhos do meio da história, sem propósito ou lugar. Não tivemos Grande Guerra, não tivemos Grande Depressão. Nossa grande guerra é a guerra espiritual, nossa grande depressão é a nossa vida. Fomos criados pela televisão para acreditar que um dia seríamos ricos, estrelas de cinema e da globo. Mas não seremos. E estamos aos poucos aprendendo isso. E estamos muito , muito revoltados. – Fight Club

4 – O caos leva a construção

Se você não entendeu a referência aqui, talvez você deva assistir novamente as duas obras. Enquanto em Mr. Robot a F Society planeja destruir a empresa a qual todos devem, em Clube da Luta, o projeto desordem e destruição planeja o caos com a explosão dos prédios de cartão de crédito, assim acabando com a dívida de todos. Apesar de Elliot ter motivos mais nobres e Tyler ser mais egoísta, as duas coisas são a mesma coisa no final: a crítica ao consumismo. A busca desenfreada para ter mais sempre. Sem se preocupar com as pessoas que são prejudicadas durante esse processo.

  

5 – e isso:

É claro que a série não se resume apenas a essas cinco referências, poderia falar sobre o trabalho, o café, o romance caótico e tantas outras coisas. Mas acho que com essas cinco conseguimos iniciar um diálogo sobre Mr. Robot trazer as referências para discutir os assuntos com a nova geração. É V, Fight Clube e American Psycho com tecnologia e uma nova legião de fãs.

Espero que Mr. Robot nos surpreenda muito e continue com essa conversa que Clube da Luta e tantas outras obras começaram.

Baci ;*

Aproveite para nos seguir nas redes sociais!

Facebook ☁ Instagram ☁ Twitter ☁ Tumblr ☁ Google +  ☁ Pinterest ☁ Youtube  Blogvin ☁ Flickr

Relacionados

2 Comments

  • 1 ano ago

    Acredita que foi isso que me fez desistir da série no meio da primeira temporada? Tentei de novo terminar esses dias, por causa das indicações ao Emmy, mas depois de Clube da Luta <3 tudo fica meio previsível. :/ Ainda quero terminar porque falam super bem dela, mas o item 5 tirou meu interesse. 🙁

  • Letícia
    10 meses ago

    Reparei isso depois de terminar a primeira temporada de mr robot e reassistir clube da luta, mas não tinha me ligado de tudo antes. Mas tudo é muito igual, inclusive tu até pensa que a forma que ambos vão fazer a mesma coisa seria diferente, um com hack, outro com explosão, porém a ideia inicial em mr robot era justamente explodir a montanha. Eles tentam mudar o protagonista e tudo mais, mas até fisicamente o Rami Malek e o Edward Norton são parecidos, além daquela ”pequena sacada” de Tyrell e Tyler. Enfim, isso me fez gostar mais de mr robot, porque apesar disso a série é bem feita. Porém sempre vou amar mais ainda clube da luta e ahh, essa lista é só o começo eu espero.

Leave a Comment

Leave A Comment Your email address will not be published

CRÔNICAS

sonhei com você.

Acordei hoje com um sorriso amargo. Sonhar com você está sempre repleto de dualidade, ao mesmo tempo que gosto daquela sensação de proximidade, fico triste pela saudade que bate mais forte depois de uma noite inteira sonhando com você.

Read More