Eu sei que temos muitos escritores que leem o blog. Então achei interessante fazer este post para dar algumas dicas de como enviar o original do seu livro para análise de uma editora.

Então vamos as dicas!

1º  Escolha bem a editora.
Não tenha pressa, apesar de que todos temos quando terminamos o livro. Queremos logo ver ele publicado, mas tenha calma.
Primeiro faça uma análise das editoras que tem o “estilo” do seu livro. Analise se a editora publica livros nacionais, se publicam a linha editorial do seu livro (romance, ficção, distopia, fantasia), como é o processo de publicação e como é o trabalho gráfico. Analise PRINCIPALMENTE como é feita a distribuição do livros. Não adianta ter seu livro publicado mas que os leitores não encontrem em lugar algum. E claro, verifique se a editora está aceitando originais para análise.

2º Verifique a formatação pedida pela editora para envio de originais. 
Algumas editoras já deixam especificado no próprio site como deve ser a formatação (Arial 12, justificado, com folha de rosto, nome do autor no cabeçalho, etc…) . Verifique se a editora aceita originais por email ou em carta.
Confira bem o endereço antes de enviar o original e envie no mínimo por carta registrada onde você poderá acompanhar se o original chegou as mãos da editora.

3º Não esqueça da revisão.
Já imaginou enviar um livro cheio de erros ortográficos, concordância e tudo mais? Fica feio né gente. Pega mal para o autor.
Então faça pelo menos uma revisão no texto para poder fazer uma boa apresentação do seu produto.

4º Envie para mais de uma editora.
Muitas editoras demoram mais de 2 meses para ler um original, muitas  não lhe enviam email ou resposta se o original não for aprovado. Então não deposite suas esperanças em apenas um nome. Envie a mais de uma editora por vez.

5º Envie uma carta de apresentação.
Afinal quem é você e porque a editora deve publicar o seu livro? Escreva uma breve apresentação sua para a editora, nada muito “Eu sou o melhor do mundo”. Apenas diga quem é você e qual público deseja alcançar com o seu livro.

6º Não envie livro em DOC (no word)
Se a editora aceita originais por email, não envie um texto em doc, o formado do word. Muitos computadores tem versões diferentes do software e pode ocorrer de não ter um compatível com o seu. Já imaginou não ter o livro analisado por causa de um erro desses? Converta o arquivo em PDF para facilitar a leitura e esse processo.

7º Como entrar em contato?
E se o livro for aceito pela editora, como ela pode fazer para entrar em contato com você?
O recomendado é anexar a página com o título da obra o seu nome, número de telefone, email e endereço. (Até se você estiver na LUA a editora poderá te encontrar dessa forma).

Espero que tenham gostado das dicas! Se lembrarem de mais alguma deixe nos comentários e vamos compartilhar!!

Fontes pesquisadas para o post: http://dicasdoalexandrelobao.blogspot.com.br

Espere.. temos mais uma surpresinha! Esse post foi patrocinado pela Wondershare. E ela resolveu além de preparar esse post para vocês, presentear vocês com  2 licenças full, válida para 2 computadores do PDF Converter Standard.

O PDF Converter pode ser utilizado em Macs ou Computadores com Sistema Windows. Então fique tranquilo!
O PDF Converter converte PDF normal a Word/Excel/PPT/EPUB/HTML/formatos de texto.Preserva texto original, imagens, graficos, etc. Converte múltiplos PDFs a documentos multi-formatos. Converte um PDF de 100 páginas em 1 minuto. Converte arquivos PDF criptografados sem nenhum problema!

Confira os outros produtos Wondershare  (clicando aqui).

#Sorteio PDF Converter

– É obrigatório seguir as 2 principais regras obrigatórias

– É obrigatório ter um endereço de entrega no Brasil.

– Perfirs que sejam spans ou somente para promoções são automaticamente desclassificados.

– Os ganhadores tem até 2 dias para entrar responder o email de contato.

a Rafflecopter giveaway

 BOA SORTE!!