img_6875

Antes de falar de Dante é importante falar sobre a Itália da época de Dante. E por isso hoje, nós temos um vídeo de história.

Florenças era uma cidade que vivia um período de grande transformação. A Política vivia um momento dominante e não podemos entender Dante, se não entendermos isso.

Dante nasce nessa cidade onde a paixão política estava sempre ligada a paixão cultural e teológica. Estima-se que o poeta nasceu no ano de 1265 d.C e morreu em 1321

Tendo esse dado em mãos, vamos lembrar de nossas aulas de história. Nesse período a Italia estava vivendo o Renascimento, período que é dividido em três grandes fases, correspondendo ao período que vai do século XIV ao século XVI, o que os italianos chamam de Trecento, Quattrocento e Cinquecento.

Hoje, a fase importante para nós é “O Trecento” ( acontece no século XIV) e manifesta-se mais especificamente na cidade de Florença, polo político, econômico e cultural da região,  

Dante é de uma  importante família florentina (cujo apelido era, na realidade, Alighieri) comprometida politicamente com o partido dos guelfos, uma aliança política envolvida em lutas com outra facção de florentinos: os gibelinos. No fim do século XIII, o partido guelfo se divide em duas facções: Os guelras brancos e os guelfos negros. Os guelras brancos eram dominados por liderados por Corso Donati. (Guarda esse nome).

É importante sabermos disso pois em 1300, na Praça da Santíssima Trindade, em Florença,  explode uma batalha que será lembrada para sempre. Os guelfos negros, muito próximos do papa Bonifácio VIII (guarda esse nome aqui), levam vantagem sobre os brancos (era com eles que a família do Dante era comprometida politicamente), incapazes de se defender, e Carlos de Valois (1270-1325), vindo da França para apoiar o papa, ataca Florença sem encontrar resistência. A partir de janeiro de 1302, começou o exílio dos brancos, dentre os quais está Dante Alighieri

Agora vamos voltar um pouquinho na história. Lembra de Corso Donati, eu falei para vocês guardarem esse nome porque Dante foi casado com Gemma Donati, Com a idade de doze anos, em 1277, sua família impôs o casamento com Gemma, que era da família de Corso Donati, liderá-lo dos guelfos ao qual a família do Dante tinha ligação.

Mas lembra também que eu pedi para vocês guardarem o nome de Bonifácio VIII? Ele Foi eleito papa em 24 de dezembro de 1294, após a abdicação do Papa Celestino V em 13 de dezembro. Há muito especulação que Benedetto forçou Celestino V à renunciar ao papado, em seu favor. No entanto, na atualidade, é um consenso mais comum que Celestino V renunciou por seus próprios desejos. Bonifácios tinha ideia muito rígidas e pontos de vista muito pessoais. E por esse motivo ele teve vários conflitos com os reis europeus, como FELIPE IV da França e também com Dante Alighieri (que não era rei), mas que escreveu sobre esse conflito em Da Monarchia.

Lembram o que eu disse no vídeo sobre os livros do Dante? O livro A Monarquia (De Monarchia) é um tratado sobre o poder secular e religioso. Aqui Dante fala da relação entre a autoridade secular (representada pelo Imperador do Sacro Império Romano-Germânico) e a autoridade religiosa (representada pelo Papa). O ponto de vista de Dante é conhecido neste problema, uma vez que durante a sua atividade política ele lutou para defender a autonomia do governo da cidade de Florença da demanda temporal do papa Bonifácio VIII.

Em resumo, podemos dizer que a Época de Dante é marcada por um período rico na literatura, e na cultura, mas também é um período de disputas políticas muito fortes.

Espero que vocês gostem e possam aproveitar para conhecer um pouco mais sobre as outras obras do poeta.

CONFIRA AQUI MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O PROJETO #LENDODANTE

Espero que todos vocês nos acompanhem nessa jornada. Espero por vocês!

Aproveite para nos seguir nas redes sociais!

Facebook ☁ Instagram ☁ Twitter ☁ Tumblr ☁ Google +  ☁ Pinterest ☁ Youtube  Blogvin ☁ Flickr