IMG_5701

Antônio Carlos Callado foi um jornalista, romancista, biógrafo e dramaturgo brasileiro, com mais de 20 obras é conhecido por todo o seu trabalho e crítica a sociedade brasileiras com histórias sempre atuais que podem ser perfeitas para refletir até hoje sobre nossos problemas.

A editora José Olympo está relançando algumas obras do autor e uma delas, “A Revolta da Cachaça” eu tive a oportunidade de ler para falar sobre ela aqui para vocês.

IMG_5705

Sendo uma das obras do teatro negro de Callado, “A Revolta da Cachaça” conta a história de um casal (Vito e Dadinha) ambos brancos e um amigo, Ambrósio, um ator negro. Em um certo dia enquanto Vito está escrevendo uma peça surge inesperadamente um tonel de cachaça em sua sala. Sua mulher lhe conta o que conseguiu investigar sobre o caso. Algum tempo depois, uma visita também inesperada chega em sua casa. Ambrósio, um amigo de tempos que eles já não tinham contato surge para fazer um pedido. Vito precisa terminar uma peça na qual Ambrósio seria protagonista, mas que nunca teve um fim.

A história começa a tomar forma a partir desse pedido e juntos em meio a bebida, danças e brigas, os três amigos se vêem em uma situação complicada e cheia de preconceitos que infelizmente são tão comuns na sociedade.

IMG_5703
IMG_5704

Enquanto lemos a história daqueles personagens, ficamos pensando naquela situação e conseguimos notar a ironia, as falas carregadas de preconceito, inclusive no desfecho final da história que para mim é não só um tapa, mas um soco de preconceito na boca do nosso estômago. Você termina o livro e só consegue pensar que “isso é forte” e “isso está muito errado”, “mas infelizmente é assim mesmo”.

Hoje, com tantas discussões sobre representatividade, com tantos pedidos dos fãs para que as obras cinematográficas tenham mais atores negros (oi Oscar), o livro do Antonio é uma mostra que o preconceito sempre existiu e já passou da hora da gente reclamar e exigir mais representatividade.

Mais uma super recomendação de autor nacional que vocês precisam conhecer e colocar na lista de leitura.

IMG_5702

ISBN-13: 9788503012669 | ISBN-10: 8503012669 | Ano: 2016 | Páginas: 126 | Editora: José Olympio

Antonio Callado , jornalista, romancista, biógrafo e teatrólogo, nasceu em Niterói, RJ, em 26 de janeiro de 1917, e faleceu no Rio de Janeiro, RJ, em 28 de janeiro de 1997. Ingressou na Faculdade de Direito em 1936 e, no ano seguinte, começou a trabalhar, como repórter e cronista, em O Correio da Manhã. Iniciava aí uma carreira jornalística que lhe proporcionou muitas viagens e contato com alguns dos temas de sua obra.

{ Esse livro foi enviado pela editora José Olympo para resenha no blog. Em compromisso com o leitor, sempre informamos toda forma de publicidade realizada pelo blog

CLIQUE AQUI PARA COMPRAR 

Baci ;*

Aproveite para nos seguir nas redes sociais!
Facebook ☁ Instagram ☁ Twitter ☁ Tumblr ☁ Google +  ☁ Pinterest ☁ Youtube  Blogvin ☁ Flickr