Literatura Nacional

Alerta Girl Power: Vocês sabem quem é Zulaikha Patel?

Vocês sabem que é Zulaikha Patel?

Eu também não sabia até pouquíssimo tempo e fiquei completamente impressionada com a sua força, seu ativismo e a coragem para lutar por uma causa.

*ALERTA GIRL POWER NESTE POST*

Zulaikha é uma garota sul-africana de 13 anos que em Agosto passado liderou um protesto contra a política de sua escola, Petrória Girls High School, que orienta garotas negras a alisarem o cabelo ou a escondê-lo o máximo possível, alegando que os penteados no estilo black power, por exemplo, não são usuais de acordo com o código de conduta da instituição.

Determinada a lutar pela causa e revoltada com o racismo contido nas normas da escola, Zulaikha e outras meninas negras na mesma faixa estaria foram à frente da escola reivindicar o direito de usar seu cabelo natural e condenar a discriminação com relação à cultura local. O protesto não foi bem recebido pela direção da escola e ela, juntamente com as outras protestantes, foram ameaçadas de prisão.

Isso mesmo! Meninas de 13 anos protestando pela sua originalidade sendo ameaçadas de prisão!

A Petrória Girls High School é uma da escola conservadora na Africa do Sul, e só começou a aceitar alunos negros em meados de 91. Segundo Zulaikha, as crianças negras que cultuam o estilo e o idioma local enfrentam forte opressão até mesmo pelos professores.

O protesto de Zulaikha também chama a atenção e expondo que a divisão racial ainda é uma realidade vivida por eles, mesmo depois de mais de 20 anos do fim do Apartheid. E apesar da pouca idade, pelo seu ativismo ela está se tornando símbolo da luta contra a segregação racial e sendo apontada como a “nova Winnie Mandela”.

zulaikha-patel

“Fighting for every Black child in this country, because it’s time for our endless cries to be heard.”

O questionamento que sempre me faço quando vejo algo do tipo é: Porque o cabelo, a cor da pele, o gênero, a opção sexual, etc., determinam o que podemos ou não fazer/ser? Por que não podemos ser independentes de padrões e estereótipos? Ser apenas Seres Humanos?

Atos como o dela ilustram o real significado da palavra EMPODERAMENTO, nos mostrando que representatividade importa e é isso que o protesto da Zulaikha exprime incisivamente.

A luta dela está ganhando cada vez mais visibilidade, sendo reportada em jornais do mundo todo, em redes sociais e até famosos já partiram em defesa do protesto. E que mais pessoas possam apoiar sua causa e enxergar que o racismo é um ato desprezível e que deve ser combatido.

É muito significativo ver que cada vez mais cedo garotas estão descobrindo sua voz e identidade, que seu cabelo crespo É BOM SIM. Que sua pela negra é linda. E ter a consciência de que pode lutar pelo que quiser, entendendo que esteriótipos só servem para isolar as pessoas e que gostar de si é uma forma de revolução!

“Asking me to change my hair is asking me to erase my blackness”

Aproveite para nos seguir nas redes sociais!

Facebook Instagram Twitter Tumblr Google +  ? Pinterest Youtube  ?Blogvin Flickr

You Might Also Like

2 Comments

  • Reply
    Flavia Bergamin
    16 de setembro de 2016 at 08:55

    É muito importante que cada vez mais as pessoas se aceitem como são e decidam mudar apenas se tiverem vontade. Lutar por isso é muito bom, sim.
    Lindo texto <3

  • Reply
    Nayane Moura
    16 de setembro de 2016 at 18:04

    Pois é, essa é uma luta bonita e válida.
    Que bom que gostou linda!!!!?

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.