As consequências do bulliyng na narrativa 2.0 de Luis Dill

2 de novembro de 2014

Assim como as mudanças no blog, temos também algumas mudanças na forma de escrever resenhas por aqui. Espero que vocês gostem e possam se interessar ainda mais pelos livros que vamos trazer por aqui.

“Dante é novo na escola. Vem de um bairro mais pobre, gosta de ler ‘A divina comédia’, de Dante Alighieri, e alimenta uma paixão secreta. Logo a aparência dele e sua classe social viram combustível para o riso dos colegas. A perseguição se torna sistemática e ganha força no ciberespaço, onde, no confortável anonimato de uma comunidade na internet, inúmeros jovens ridicularizam e hostilizam Dante. O que era para ser apenas ‘brincadeira’ de adolescentes ganha dimensões trágicas, extravasa o âmbito virtual e se instala como ameaça concreta. As conseqüências serão devastadoras”

Todos contra Dante é um livro do autor nacional Luis Dill que brinca com as opções narrativas da internet para escrever seu livro infanto juvenil de uma forma capaz de interessar o jovem leitor e ainda trazer um tema polêmico e que precisa ser discutido.

Mesclando pontos de vistas através das ferramentas que lhe são concedidas como diálogos, postagens de blogs e fóruns na internet, o autor te coloca cara a cara com a realidade adolescente para criar um suspense de algo que já aconteceu e pode ter consequências graves para aqueles que estão ali.

Dante, personagem principal dessa história, é apaixonado pela obra do seu chará fiorentino. A Divina Comédia é seu livro de cabeceira e em suas postagens em seu blog, ele conversa com seu autor preferido como se os dois fossem amigos de longa data. Só que a literatura é o que salva o Dante do seu mundo. Ele é um garoto pobre, em uma escola onde as crianças de sua idade tem uma condição social mais elevada e isso faz com que dante seja não só excluído, mas vire motivo de chacota, um bulliyng não excessivo que machuca até mesmo o leitor que está embarcando na história.

IMG_0756

A história não polpa crueldade e inspirada em uma história real que aconteceu no Brasil, o autor brinca com essa forma de transformar verdades em livros que nos deixam de coração apertado buscando o colo da nossa mãe, por estarmos abismados com a crueldade do ser humano.

O final de Dante você escolhe. Literalmente. O autor aqui, brinca com seu direito de escolha na história e te faz juiz da sua escrita. Você termina o livro com uma pergunta: O que EU faria?

IMG_0760

A história é muio boa e muito polêmica, mas a diagramação é muito ruim. Talvez se em 95 tivesse sido lançado assim, seria legal. Mas a forma como se o livro funcionasse em um computador velho com um template azul gratuito deixa ele feio e nada atrativo.

IMG_0767

Editora: Companhia das Letras |ISBN: 853591191x_ |Ano: 2008 | Páginas: 96

Luís Dill nasceu em Porto Alegre no dia 04 de abril de 1965. Formou-se em Jornalismo pela PUC / RS. Como jornalista já atuou em assessoria de imprensa, em jornal, em rádio, em televisão e em Internet. Atualmente é Produtor Executivo da Rádio FM Cultura na capital gaúcha onde reside. Como escritor estreou em 1990 com a novela policial juvenil “A Caverna dos Diamantes”. Atualmente tem 26 livros publicados, além de participações em diversas coletâneas. Também é colaborador de jornais e de revistas. Já foi finalista de diversos prêmios literários tendo recebido o Açorianos na categoria contos pelo livro Tocata e Fuga (Bertrand Brasil) e na categoria juvenil com o livro De carona, com nitro (Artes e Ofícios). Na sua atividade de escritor, participa de feiras do livro em todo o Rio Grande do Sul

editoras

CLIQUE AQUI PARA COMPRAR!

Baci ;*

Aproveite para nos seguir nas redes sociais!
Facebook ? Instagram ? Twitter ? Tumblr ? Google +  ? Pinterest ? Youtube  ? Blogvin Flickr

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Like
Close
Copyright © 2021 Pausa Para um Café
Made with by Loft.Ocean. All rights reserved.
Close
Podcasts sobre literatura para ouvir hoje! Os Melhores Livros que eu li em 2021 O espaço de trabalho de escritores famosos Livros para quem gostou de “A Filha Perdida”. QUAL MELHOR RPG DE MESA PARA INICIANTES?