Acompanhe no youtube
inscreva-se
Chapeuzinho Esfarrapado e a importância da Representatividade Feminina na Literatura Infantil.

Chapeuzinho Esfarrapado e a importância da Representatividade Feminina na Literatura Infantil.

Chapeuzinho Esfarrapado e a importância da Representatividade Feminina na Literatura Infantil.

Imaginem um conto de fadas em que a Princesa é quem salva o Príncipe;

Um conto onde a Princesa escolhe com quem vai casar;

Um conto que a Princesa escolhe NÃO casar;

Um conto onde a beleza física e os modos encantadores, não são a característica principal da Princesa.

Não parece muito com o que crescemos ouvindo não é mesmo? Pega o café e vamos falar um pouco sobre representatividade feminina nos contos infantis!

img_6252

Chapeuzinho Esfarrapado e outros contos feministas do folclore mundial, lançamento de outubro da editora Companhia das Letras pelo selo Seguinte, traz a tona a importância abordagem feminista na literatura infantil. Os contos de fadas e folclóricos são quase sempre o primeiro contato das crianças com o universo literário e são também essenciais na formação de caráter delas.

Desde cedo somos apresentados às histórias que trazem heroínas passivas e subservientes. Do “Era uma vez” até o “Felizes para sempre” o papel da princesa é suspirar esperar que o príncipe fizesse todo o trabalho.

img_6253

img_6249

img_6248

Essa coletânea de 25 textos, publicada originalmente em inglês em 1978 pela The Feminist Press, reúne contos onde as heroínas são caracterizadas pela coragem, pela astúcia e segurança em saber o que querem para si mesma. As histórias aqui deixam de lado a ênfase exagerada na beleza delas e o estereótipo da “donzela em apuros”.

O objetivo dessa antologia é passar para o leitor uma visão mais igualitária entre meninos e meninas mantendo a graça e a magia dos contos de fadas, mostrando que historias de aventura ou romance não são exclusividades de gênero. As crianças também têm oportunidade de se conectar e aprender, embora de forma simplória, um pouco mais sobre outras culturas, pois as narrativas têm ambientações na Europa, África, Ásia, America do Sul, etc., evidenciando a diversidade e a representatividade na literatura infantil.

Além dos contos organizados e uma introdução da obra bem elabora pela Ethel Johnston Phelps e os textos de apoio que discutem o significado de cada conto, a coletânea é amparada por um prefácio escrito pela Gayle Forman a autora de Se Eu Ficar. As ilustrações lindíssimas ficam por conta da Bárbara Malagoli.

É uma obra rica, bem desenvolvida e adoraria vê-la sendo introduzida nas escolas.

img_6247

ISBN-13: 9788555340208 | ISBN-10: 8555340209 | Ano: 2016 | Páginas: 248 | Editora: Seguinte

{ Esse livro foi enviado pela editora Seguinte. para resenha no blog. Em compromisso com o leitor, sempre informamos toda forma de publicidade realizada pelo blog

CLIQUE AQUI PARA COMPRAR 

Baci ;*

Aproveite para nos seguir nas redes sociais!

Facebook ☁ Instagram ☁ Twitter ☁ Tumblr ☁ Google +  ☁ Pinterest ☁ Youtube  Blogvin ☁ Flickr

Relacionados

2 Comments

  • 1 ano ago

    Dificilmente nós paramos para pensar e analisar o quanto os livros são escassos da representatividade feminina, sendo que isso é algo para se aprender desde crianças, né? Tanto garotas como garotos.

    Achei incrível essa edição com contos feminista da literatura infantil e já quero um pra mim. <3

    Um beijo
    http://www.nossorelicario.com

  • 1 ano ago

    Fantástico! Eu vi sobre esse livro no site da editora quando fui procurar outra coisa….daí amei a capa, diagramação, tudo, sabe quando seu olho bate e vc ama?? Foi isso que aconteceu…..daí eu fui buscar mais informações sobre a história e aí que me deu vontade de ler mesmo.
    bjs

Leave a Comment

Leave A Comment Your email address will not be published

CRÔNICAS

sonhei com você.

Acordei hoje com um sorriso amargo. Sonhar com você está sempre repleto de dualidade, ao mesmo tempo que gosto daquela sensação de proximidade, fico triste pela saudade que bate mais forte depois de uma noite inteira sonhando com você.

Read More