[Cozinhando] Receita de penne ao molho funghi

[Cozinhando] Receita de penne ao molho funghi

Olá pessoal, tudo bem? Hoje eu trouxe um post um pouco diferente para vocês, mas que eu estava tentando trazer faz um bom tempo. Afinal, sou uma apaixonada por gastronomia. Já fiz algumas aulas depois que comecei o italiano (com um chef italiano e com as aulas em italiano para praticar) e vou tentar trazer algumas receitas que aprendi aqui para o blog. Compartilhar um pouco dessa minha paixão com vocês.

Eu sempre preferi preparar receitas salgadas. Não sou muito boa com doces, não sei o real motivo, mas sempre prefiro os pratos salgados, principalmente as massas e carnes. E no domingo passado eu aproveitei para testar uma receita de macarrão penne ao molho funghi que eu gosto tanto!  Vamos conferir como se faz?

[Receita]  Macarrão Penne ao Molho Funghi

Ingredientes:

250g de massa de macarrão penne
1 pacote de cogumelos cortados.
2 xícaras de água morna
2 colheres de sopa de manteiga
100 g de bacon picado (pode ser um pouco mais, eu sempre coloco umas 250g)
1 xícara de vinho branco seco ( eu comprei o vinho em uma pequena vinícola em Nova Trento quando viajei para SC no fim do ano, usei esse vinho).
3 colheres de cebola ralada
1 alho ralado
meia caixinha de creme de leite fresco
1 tablete de caldo de carne
Sal/pimenta

Modo de preparo:

Antes de fazer qualquer receita eu sempre começo separando todos os ingredientes e materiais que vou precisar e deixando perto de mim, isso pode evitar de deixar algo queimar quando você vai buscar algo que esqueceu.
Depois corte tudo o que precisa ser cortado e reserve em recipientes pequenos, cebola, alho, bacon e cogumelos.

** coloque o macarrão para cozinhar **

Após cortar todos os ingredientes que precisam ser cortados, derreta a manteiga em uma panela antianderente e frite a cebola e o alho, quando dourar coloque o bacon para fritar até ele começar a dourar.
Quando todos os ingredientes na panela estejam dourados adicione os cogumelos e frite um pouco. Não precisa fritar muito, pois pode ficar com uma textura mais “emborrachada”, melhor pecar pela falta do que pelo excesso.
Após fritar os cogumelos adicione a xícara de vinho branco e deixe o vinho evaporar totalmente. Coloque o caldo de carne e as duas xícaras de água. Deixe o molho reduzir em fogo médio com a panela tampada.

** verifique se o macarrão não ficou pronto, escorra a água e separe**

Após amornar coloque o sal e a pimenta (a gosto).  Quando terminar de temperar adicione o creme de leite e não pare de mexer. Cuidado para não ferver, pois pode perder o ponto.  Eu costumo colocar uma colher de chá bem rasa de maisena (amido de  milho) no molho após colocar o creme de leite para que ele fique mais cremoso.
Depois de fazer todos esses passos você pode verificar se o tempero está do jeito que você gosta, adicionar o molho ao macarrão e preparar a mesa.  E agora, a parte mais fácil: comer!

1618549_667260063317165_1862676021_n

“Mangia che te fa bene!”

Obs: o vinho tinto da foto também é da vinícola comentada no post e para enfeitar o prato eu usei salsinha, cebolinha da minha horta.

Espero que vocês gostem e preparem esse prato, se preparar não esqueça de me chamar para almoçar, digo… tirar uma foto e me mostrar. Buon appetito!

Anna Schermak
Anna Schermak

Criadora do @pausaparaumcafe, social media, formada em marketing, rata de biblioteca, intolerante à lactose e a pessoas de mau humor.

2 comments

Leave a comment
  1. Angela

    13 de dezembro de 2015 at 22:58

    Que maravilha esta receita!!!!!
    Vou fazer e depois volto para dizer como foi.
    Seu blog é muito interessante.
    Grata

    • Anna Schermak

      29 de dezembro de 2015 at 10:22

      Oba! Espero que tenha dado certinho 🙂

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.