Acompanhe no youtube
inscreva-se
Dicas para blogueiros: 6 erros que eu cometi com o blog e que você pode aprender com eles!

Dicas para blogueiros: 6 erros que eu cometi com o blog e que você pode aprender com eles!

Dicas para blogueiros: 6 erros que eu cometi com o blog e que você pode aprender com eles!

Com quatro anos de blogueragem com o Pausa Para um Café, eu cometi muitos erros. Errar é humano gente, acontece com todo mundo. Mas o melhor é que durante esses quatro anos eu consegui aprender com cada erro. E hoje estou aqui para compartilhar eles com vocês para que vocês, não comentam os mesmos erros.

Então vamos lá! Estes são os erros que eu fiz e que você pode evitá-los:

1. Mudar muito de layout.
Durante muito tempo eu mudei muito de layout. Gastei muito dinheiro que poderia ter guardado e feito algo mais personalizado, comprado do jeito que eu queria e minha ansiedade não deixava. Eu queria sempre algo novo e diferente e isso acabou tirando um pouco da personalidade do blog. Por muito tempo ele ficou com cara de portal e não fazia as pessoas se sentirem em casa. Tudo isso pelo simples motivo que eu nunca soube esperar, me acalmar e pensar antes de fazer merdas.

2. Negligenciar comentários ou e-mails
Gente, preciso confessar para vocês: Sou a preguiça em pessoa. Eu preciso de muita organização pra fazer as coisas, se não EU NÃO FAÇO NADA! Eu não sou um exemplo de pessoa e provavelmente JAMAIS vou ser nesse quesito. Mas me esforço. E por muito tempo eu não respondia comentários e pra responder um email (até de parcerias) eu demorava muito tempo. Mas eu encontrei a luz, meu mundo mudou e agora antes de qualquer coisa eu sei que é melhor deixar de postar do que deixar de responder um leitor! Construa esse hábito também e você vai ver como a vida vai mudar.

3. TODO DIA, TODA HORA, MUITO CONTEÚDO! 
Quando eu comecei, eu estava convencida de que eu tinha que postar todos os dias, e muitas vezes ao dia para ter público. Isso levou a um monte de post insignificante  e conteúdo sem brilho. É importante saber quantas vezes você pode confortavelmente criar conteúdo sem se sentir pressionado, e colocar o seu melhor na mensagem que vai transmitir.

4. Números 
Uma das piores maneiras de ficar preso em um barranco quanto ao seu blog é ficar grudada em números de acessos, redes sociais e esquecer da qualidade. Se você está preocupado com números, você terá menos energia para se dedicar a ter um networking bacana e criar relacionamentos, escrever posts, ou descobrir novas idéias. Sente-se, relaxe e se inspire! Esqueça os números!

5. Fazer muitos sorteios. 
Eu fiz muitos sorteios no blog. Uns três por mês no mínimo. Além de gastar muito dinheiro com envios e prêmios isso só trouxe números que foram embora. Leitores que só queriam prêmios e nunca mais apareceram no blog, hoje eu penso em maneiras diferentes de presentear meus leitores de verdade.

6. Não trabalhar com um cronograma.
Um calendário editorial é algo que eu sempre quis fazer, mas por alguma razão eu nunca fui capaz de colocar em prática. Cabe a você como você deseja criá-lo. Algumas pessoas fazem um certo tipo de post a cada segunda-feira, outros fazem um calendário mensal bem organizado. Encontrar uma programação que funciona para você é uma escolha que vai mudar a sua vida. (E o blog planner do blog está vindo ai para isso!)

Bem pessoal, tudo isso que eu disse, todos os erros que eu cometi, ou ainda vou cometer me ajudaram a chegar até aqui. Não existem regras reais no mundo dos blogs, e se algo funciona para você, foque nisso e tente fazer da melhor forma possível. Espero ter ajudado um pouco. ♥

Espero seus comentários sobre quais os maiores erros que já cometeram e sobre o que estão achando dos posts com as dicas ♥

Agora vá lá, escrever alguns posts, e seguir seus sonhos de blogs!

Baci ;*

Aproveite para nos seguir nas redes sociais!
Facebook ☁ Instagram ☁ Twitter ☁ Tumblr ☁ Google +

11 Comments

  • Analy
    3 anos ago

    Muito amor por este post. É a primeira vez que comento no seu blog e nem blog eu tenho, mas achei o máximo suas dicas!! Acho que assim a vida de quem posta fica melhor, e os leitores agradecem! =]
    Claro que, cada um faz seu blog do jeito que bem entender, mas eu percebo que os blogs que eu mais gosto de acompanhar seguem essas dicas.
    Abraços

    • 3 anos ago

      Oi Analy! Tudo bem? (amei seu nome ♥)
      Que bom que você gostou, comentários assim me deixam tão feliz que tenho vontade abraçar quem está do outro lado.
      Acho que mudanças acontecem e a gente aprende com erros pra deixar o blog cada vez melhor pro leitor e para nós! Obrigada pelo seu comentário!

  • 3 anos ago

    Muito bom!

    Existem certos erros que eu ainda preciso perder o medo de cometer. Mas acho que é importante errar, aprender com eles, e não desistir por qualquer coisa. E também, não insistir no erro, que é algo que aprendi com o tempo.

    Acho que o erro que mais tento evitar é de ser inconveniente. Já irritei bastante gente sendo muito afoito, chato ou carente por causa disso. Hoje tento ser mais controlado, contido. Só também controlar pra não ficar fechado demais.

    Mas acho que cada um é cada um, e todo mundo aprende de formas diferentes. Assim espero.

    • 3 anos ago

      Acho que não mudando a nossa essência, está tudo bem!
      Eu sou muito expressiva. As pessoas me dizem que tenho cara de emoticon, isso me incomoda um pouco, as vezes não me acho muito normal e queria ser diferente, até pra escrever eu preciso me controlar pra não sair escrevendo como eu falo.

  • 3 anos ago

    Oi Anna, tudo bem?
    Gostei muito das suas dicas, pois são simples e até mesmo faz com que agente reflita e empregue certos pontos na nossa própria rotina. Quando comecei a blogar eu queria postar todo dia, mas trabalhando e fazendo pós, impossível. Então, posto 3 vezes por semana, assim consigo me organizar bem. 🙂
    Abraços,
    Amanda Almeida

  • 3 anos ago

    Pior que cometi alguns desses erros também. Principalmente pirar com números e não trabalhar com cronograma.
    Mas agora, com 4 anos de canal, comecei a usar um cronograma e, pela primeira vez, tenho 2 vídeos por semana, sem falta, há quase 3 meses.

    Acho que o principal é pensar: PRIMEIRO, criar conteúdo interessante. DEPOIS vem o resto. Números, dinheiro, etc. O foco é em criar coisas legais.

    Keep it up!

    • 3 anos ago

      Exatamente Leo!
      Hoje eu consigo criar conteúdo com meses de antecedência sem me estressar justamente por causa do cronograma. 😀

  • 2 anos ago

    Olá eu tava lendo esse post e olha me ajudou muito eu to começando agora basicamente e olha já cometi muito desses erros vou seguir suas dicas

    beijos <3

  • 2 anos ago

    Isso me lembra alguns blogs que deixei de seguir por causa da troca excessiva de layouts. Sério, eu adorava a blogueira, mas todo dia entrava e o blog tava em manutenção. Alguns dias depois… layout novo! Me irritava, principalmente porque não conseguia acompanhar as mudanças do blog, e sempre mudava pra um layout que eu gostava menos que o anterior. Acho que peguei tanta birra de quem faz isso que só troco o layout do blog uma vez por ano, no mínimo.

Leave a Comment

Leave A Comment Your email address will not be published

CRÔNICAS

sonhei com você.

Acordei hoje com um sorriso amargo. Sonhar com você está sempre repleto de dualidade, ao mesmo tempo que gosto daquela sensação de proximidade, fico triste pela saudade que bate mais forte depois de uma noite inteira sonhando com você.

Read More