Acompanhe no youtube
inscreva-se
[Dicas para blogueiros] Quero trabalhar com meu blog. O que eu preciso fazer para isso?

[Dicas para blogueiros] Quero trabalhar com meu blog. O que eu preciso fazer para isso?

[Dicas para blogueiros] Quero trabalhar com meu blog. O que eu preciso fazer para isso?

Sempre converso muito com blogueiros e companheiros de profissão (social media) e sempre, uma questão que vem a tona nas conversas é o “quero viver de blog”. O se nada der certo eu viro hippie virou “se nada der certo vou largar tudo e montar um blog”. O problema é: Para dar certo, você não tem que largar tudo e fazer o blog. Vamos entender melhor?

O mundo tem um monte de blogs, mais de 200 milhões para ser mais exata. Alguns acabaram, outros surgem. É um verdadeiro fenômeno.

Eu comecei a blogar, há muitos anos, mesmo antes de ter o Pausa Para um Café eu já tinha o Casos Perdidos no Acaso onde eu escrevia crônicas e textos e era quase um diário.  Muitas vezes eu disse “meu blog é apenas um hobby”. Mas no fundo, bem lá no fundo, eu sempre quis que ele fosse meu emprego. E o legal é que não sou a única que quer isso. Aposto que você que está me lendo já pensou em trabalhar com o seu blog. Não é?

Então, você quer ser um blogueiro também? Você quer ganhar muito dinheiro e prêmios? É… Desculpe, mas acho que é melhor você continuar sonhando.
Mas, se você quer blogar mesmo e com o coração, e conseguir algum post patrocinado de vez em quanto. Talvez eu possa te ajudar com algumas dicas, pois com trabalho duro e força de vontade, você vai SIM atingir o seu objetivo!

1. Não planeje sua renda ou gastos antes de ter um site, pensando naquilo que você vai ganhar: Se você me perguntar “Eu quero começar um blog. como faço para ganhar dinheiro?”. Minha resposta é: você não vai ganhar nada, pode parar ai, dar meia volta e voltar para casa. A menos que você seja um em um milhão (literalmente) com um estilo completamente único e uma ideia que vai instantaneamente virar um viral, você vai precisar trabalhar por algum tempo antes de começar a colher seus frutos.
Você precisa gerar conteúdo de qualidade para que marcas e pessoas se interessem pelo seu blog. Se o conteúdo for original, de primeira, é só sentar e esperar que os leitores vão aparecer. Antes de pensar no dinheiro. Pense na qualidade de seu blog e tenha muita paciência.

2. Tenha paciência: Não conhece comentando em vários blogs quinhentas vezes por dia com o simples texto “estou começando um blog, você pode seguir por favor?” ou ir lá no instagram da Bruna Vieira e comentar, “Oi gente, fiz um blog, me segue”. POR FAVOR GENTE NÃO IMPLORE SEGUIDORES!  Isso retrata falta de confiança e necessidade de autorização. Faça amigos, troque links nas laterais de seu blog, indique outros blogs e também faça um conteúdo interessante para que os outros blogs sintam vontade de compartilhar o seu trabalho. Promova um conteúdo de qualidade em suas redes sociais e forme sua rede de networking.

3. Não peça contatos: Você viu que fulano blogueiro fez parceria com tal loja ou empresa e quer também, não chega pro cara e fala:” Oi me passa o contato do boticário que eu quero falar com ele?”. Minha opinião, mas chegar na marca na cara dura, sem ter certeza que você pode oferecer algo realmente bom é errado. E o blogueiro que compartilha contato/emails dessas empresas com você, também está errado. Você tem um compromisso com a empresa, mantenha sigilo. Ou no máximo avisa o representante da marca que tal blog veio pedir o contato antes de passar. Eu trabalho no outro lado da mesa também, e eu não gostaria de receber um bombardeio de e-mails, porque o meu endereço de email foi simplesmente compartilhado por ai. Você blogueiro, faça seu trabalho. Se se interessou pela marca, mande um email pelo contato e tente um telefone ou o contato da agência que cuida da marca.  Faça um pequeno esforço e se surpreenda com os resultados.

4. Não seja ganancioso: Se você é um iniciante ainda, tem números pequenos de acessos e seguidores e ainda não tem empresas parceiras. Não xingue muito no twitter quando uma empresa oferecer um valor menor pelo seu post. Ou oferecer formas diferentes de parceria. MAS ÓH! PONTO CAPCIOSO AQUI: Cuidado com as ofertas de algumas agências e empresas, algumas fazem propostas tão absurdas que você não precisa nem pensar duas vezes. SÓ CORRE PRA LONGE.
Você não deve trabalhar de graça, mas não deve esperar um saco de outro logo no primeiro dia que seu site abriu. Muitas vezes, eu sugiro para os blogueiros mais novos, para começarem a escrever sobre as marcas que eles realmente gostam. Eu comecei assim com livros antes de ter parcerias. Eu comprava os livros e falava sobre eles. No Killer Foxes a mesma coisa. Nós compramos o produto, usamos e se gostamos, compartilhamos no blog. Você vai começar a construir um portfólio e no futuro, vai ter modelos de como oferecer o seu trabalho.

Para uma parde dos blogueiros, o blog é um trabalho em tempo integral com uma renda. O Jovem Nerd e o Azagal são prova disso. O mercado está saturado de pessoas dispostas a escrever sobre suas marcas favoritas. Para cada você, provavelmente há pelo menos 50 outros. Então, comece entendendo o seu nicho, e como você pode ser diferente dentro dele. Mas pode se divertir muito e ganhar algumas dilmas durante esse caminho como blogueiro.

E o mais importante: NÃO DESISTA!”

1 Comment

  • 3 anos ago

    É, acho que esses são problemas de todo iniciante, não só com blogueiros, mas qualquer área em geral. Essa insegurança somada a desilusão, de que tudo vai acontecer de imediato, que o primeiro trabalho já vai ser algo magnífico e grandioso, e logo eles vão estar milionários com um clique (que nem aqueles anúncios bizarros).

    Eu concordo demais nesse ponto de que você deve fazer algo porque gosta, e não visando o dinheiro. Até porque mesmo que você ganhe montanhas de verdinhas, vai chegar uma hora ou outra que o arrependimento de ter gasto o seu tempo com algo que não gosta, vai chegar. Então melhor mesmo focar em fazer o que você faz de melhor, e se orgulhar por ter feito, e não o que vai ganhar com isso.

    No mais, só desejo sorte a todos que desejam ganhar a vida com suas ideias. E se nada der certo, vai ter sempre uma ponte pra morar. (brincadeira) :p

Leave a Comment

Leave A Comment Your email address will not be published

CRÔNICAS

sonhei com você.

Acordei hoje com um sorriso amargo. Sonhar com você está sempre repleto de dualidade, ao mesmo tempo que gosto daquela sensação de proximidade, fico triste pela saudade que bate mais forte depois de uma noite inteira sonhando com você.

Read More