Literatura Preferidos

Donnie Darko e o caos que nos leva a algo maior.

Você lembra da primeira vez que assistiu Donnie Darko? Eu não, mas eu lembro de quando eu tinha uns 16 anos e tinha um blog sobre filmes onde eu falava todo dia sobre um filme diferente e alguém comentou “Quando você vai falar sobre Donnie Darko”? Eu já conhecia aquele filme, resolvi assistir novamente e algo aconteceu na minha cabeça. Fiquei vidrada naquele filme e Donnie Darko sempre foi algo obscuro e intrigante para mim.

28. 06. 42. 12 IMG_5875

Quando a Darkside Books anunciou que em 2016 teríamos um exemplar lindo com o roteiro de Donnie Darko e materiais extras, eu vibrei. Estava muito interessada no que aquele livro poderia me dizer sobre aquela história que sempre permaneceu inquieta dentro de nós. Será que algum dia, alguém entendeu Donnie Darko?

Como ler Donnie Darko? IMG_5865

Existem várias formas de experimentar a leitura de Donnie Darko. Você pode ler o livro do começo ao fim (como eu fiz da primeira vez). Pode ler o roteiro primeiro e depois as entrevistas e extras e ainda tem uma forma que eu recomendo muito (mas para você fazer depois das duas primeiras), é assistir o filme com o roteiro em mãos. Isso vai te mostrar como mesmo o roteiro final, teve algumas mudanças na hora de montagem realmente.

A experiência de leitura

Donnie Darko é um filme sobre viagem no tempo, então é claro que na primeira vez que você tem contato com essa história você fica sem compreender muito das regras que envolvem toda essa viagem, Donnie, Frank e a turbina do avião. Ao ler o livro com todos os seus materiais extras, fica claro para você que até mesmo Richard Kelly não tem uma opinião e visão completamente fechada sobre o filme e sobre como tudo se fechou. IMG_5873

IMG_5877
Apesar de uma forma muito clara para a viagem no tempo, a diferença de Donnie Darko para outras histórias de time travels é que aqui, a vontade de mexer com  o tempo, não partiu de Donnie. Não foi ele que criou uma máquina do tempo maluca, ou foi atrás de algo que queria. Ele só estava no lugar errado, na hora errada (literalmente).

Não estou aqui para tentar explicar para vocês ou dizer que Donnie Darko é X ou Y, pois para mim, a magia do clássico cult de Richard Kelly é exatamente isso. A forma com que ele conversa comigo e com você de formas diferentes. Para alguns é uma puta viagem no tempo, para outros pode ser apenas uma viagem da mente doente de Donnie. É fantasia? Ficção ou realidade? Talvez seja tudo isso e ainda um pouco mais. Talvez só seja um filme.

Nossa ânsia por querer que os filmes, séries e histórias nos digam algo que queremos ouvir, nos faz fugir de algo básico: as vezes é só uma história querendo ser contada. Após a leitura do prefácio do Jake e da entrevista de Richard, esse foi o pensamento que tomou conta da minha cabeça.

Donnie Darko é uma história que alguém queria muito contar, fez aquilo como pode e a magia de se contar uma história transformou um jovem com problemas psicológicos com um passado desconhecido (mas que sabemos, problemático), se tornar nosso super herói. Afinal, todos nós temos nossos problemas. Queremos gritar na cara das pessoas que elas são O Anticristo ou mandar a professora enfiar aquele papel idiota no rabo. Só que ao contrário de Donnie que tem a coragem que esquecemos, nós nos calamos.
IMG_5886

IMG_5893

IMG_5900

Donnie é o nosso reflexo no espelho, é a nossa fantasia de coelho, ou nossa idiota fantasia de homem. É uma história sobre criar e destruir, e eu poderia fazer inúmeras referências ao caos de Clube da Luta e ligar esses dois clássicos cults para você começar a pensar que o universo quer nos contar uma mesma história faz muito e muito tempo…

EDIÇÃO

A edição das fotos é a Limited Edition da DarkSide Books possui capa dura, marcador exclusivo e fitinha azul para marcar a leitura e extras para você ser um leitor ainda mais feliz!

EXTRAS

O livro ainda tem como material extra, prefácio do Jake Gyllenhaal, uma grande entrevista com Richark Kelly, o livro escrito por  Roberta Sparrow, a Vovó Morte do filme, peça muito importante do filme: A Filosofia da Viagem no Tempo. O livro ainda tem extras explicando quem é quem dentro do filme (ex: receptores vivos…) e a trilha sonora.

E como extra dessa resenha deixo aqui para vocês a trilha sonora do filme para ouvir no spotfy, um vídeo maravilhoso da Redatora de Merda explicando o filme, um vídeo da Raquel falando um pouco sobre o livro e outro vídeo da Redatora, dessa vez folheando o livro.

IMG_5878

{ Esse livro foi enviado pela editora DarksideBooks para resenha no blog. Em compromisso com o leitor, sempre informamos toda forma de publicidade realizada pelo blog

CLIQUE AQUI PARA COMPRAR 

Baci ;*

Aproveite para nos seguir nas redes sociais! Facebook Instagram Twitter Tumblr Google +  ? Pinterest Youtube  ?Blogvin Flickr

You Might Also Like

9 Comments

  • Reply
    Raquel Moritz
    12 de maio de 2016 at 12:02

    Sem palavras pra descrever esta resenha. Provavelmente a melhor que saiu até agora justamente por explorar aspectos do filme que nem todo mundo comenta. A gente se preocupa muito em estar certo ou errado e esquece de falar o que sentiu e o que percebeu enquanto assistiu ao filme (cada um faz do seu jeito e ninguém faz melhor ou pior, é só perspectiva).

    Parabéns, mocinha <3 Vc sempre arrasa.

    • Reply
      Anna Schermak
      12 de maio de 2016 at 12:29

      Fico muito feliz que você tenha gostado, fiz ela e as fotos com muito carinho. Donnie Darko mexe comigo e fico fazendo teorias dele com clube da luta falando sobre a mesma coisa.
      Donnie Darko é apenas ponto de vista. E isso é maravilhoso nele
      Beijinhos :****

  • Reply
    Daniela Farias
    12 de maio de 2016 at 14:05

    Não conheço nadinha desse livro e filme! Mas fiquei interessada, essa edição está maravilhosa. DarkSide sempre arrasa. 🙂
    Anna as fotos estão lindas, combinaram bem com esse azul do livro que ficou bem destacado! Adorei! 🙂
    Beijocas! <3

  • Reply
    Giulia
    12 de maio de 2016 at 21:43

    Oi, Anna!
    Você vai acreditar que nunca vi esse filme? JURO. Agora que saiu essa edição MARAVILHOSA, estou louca para comprar e devorar – e depois assistir ao filme, claro!
    A DarkSide está caprichando muito, dá vontade de ler todos os livros 🙂

    Beijos,
    Giulia | http://www.1livro1filme.com.br

    • Reply
      Anna Schermak
      1 de junho de 2016 at 10:22

      Sério? :O
      Corre pra assistir então, pq vale MUITO a pena <3

  • Reply
    Katarina Holanda
    13 de maio de 2016 at 09:51

    Eu amo Donnie Darko e to doida pelo livro! Agora vendo como é lindo, to mais ainda, haha. Demais a resenha 🙂

    • Reply
      Anna Schermak
      1 de junho de 2016 at 10:22

      Fico muito feliz que tenha curtido, Katarina 😀

  • Reply
    Magdiel Araujo
    17 de junho de 2016 at 02:31

    Resenha maravilhosa, Anna! E eu to desesperaaado pra ler Donnie Darko! Esse post só me fez querer mais ainda o livro.
    Abraços.

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.