Lendas diversas são contadas por toda Irinia sobre como o mundo surgiu.
Mas todos acreditam que Irinia é a obra prima do criador, a qual ele levou anos para estruturar suas raças e territórios. Um dia o criador deu vida a tudo que habitava sua imaginação e Irinia foi criada como conhecemos, com o respeito entre a luz e as trevas. Os 14 reinos de Irinia não vivem em harmonia e muitos aventureiros procuram a paz estável de Grinderold para morar, sendo assim, o território com a maior variedade de raças de toda Irinia.

LENDAS CONHECIDAS:

Povo da Lua : Uma lenda contada pelos antigos para crianças de todas as partes de Irinia falava sobre um povo pequeno. Conta-se que perto dos rios morava um povo bem pequeno, com uma pele tão branca quanto a luz do sol. As histórias mencionavam que eles possuíam toda a magia do mundo, mas só olhavam para corações em medo. Você não procura por eles, eles te acham. Nunca se soube se ele eram bons ou ruins.
[korra_small_gradient_separator]
 
Batalha da Meia Noite e a profecia dos 100 anos:
Todos que conhecem Grinderold, já ouviram sobre a Batalha da Meia Noite e a profecia dos 100 anos. Depois de muito tempo é comum que exista uma variação entre as histórias contadas. Mas todas as histórias tem o mesmo princípio. Quando Grinderold foi atacada pelos Feiticeiros que dominavam Monsaraz e os elfos de Évora, a princesa Liah partiu em busca de aliança e ajuda, ao lado de Agar (a grande heroína da Batalha da Meia Noite). Quando tudo parecia perdido e o medo era o único sentimento que existia no coração, o Povo da Lua iluminou os caminhos de Agar e Liah, e entregou a elas uma profecia que prometia a união dos reinos de Grinderold e Castelyus e assim a vitória sobre o grupo de feiticeiros que instaurou o terror em seu reino. Mas não seria de graça, a cada cem anos após a batalha da meia noite, um grande mal atacaria Grinderold, forçando a todos a nunca se esquecer de que a bravura e a coragem se conquistam com a luta. Liah jurou que durante seu reinado de sua família, o povo jamais esqueceria a união entre os reinos de Grinderold e Castelyus e músicas foram feitas para embalar o sono de todas as crianças que após a guerra cresceram sem seus pais. Durante anos o mundo viveu sem saber se a profecia do povo pequeno se concretizaria.