“Intrigas, confissões, ameaças, estratégias, declarações de amor. Descortina-se um universo inimaginável quando se lê a correspondência dos personagens marcantes da história do Brasil. Dando um novo olhar ao fatos já conhecidos e trazendo à luz missivas inéditas ou pouco difundidas, o jornalista Sérgio Rodrigues apresenta uma saborosa coletânea de 80 cartas dignas de nota, recebidas ou enviadas por escritores, artistas e políticos, entre outros personagens curiosos da nossa história.”

Sabe aquele livro super bem falado “Cartas Extraordinárias” do Shaun Usher também lançado pela Companhia das Letras? Cartas Brasileiras é uma espécie de versão nacional desse livro com a correspondência de personalidades do Brasil, ou que passaram pelo país e registraram suas impressões. São correspondências históricas e politicamente importantes que dão ao leitor mais uma visão sobre determinada época da História do Brasil.


São cartas divertidas como a que abre o livro, de uma menina que escreve para Juscelino Kubitschek, Presidente da República de 1956 a 1961, ela pedia informações a respeito de Brasília, pois ela tinha um trabalho escolar e estava com dificuldades de o fazer por não saber muito sobre a cidade recém-inaugurada. São cartas emotivas como a de Elis Regina para o filho. Cartas melancólicas como a de Maysa para seu namorado. Cartas com crítica rigorosa, porém carinhosa como a de Mário de Andrade para o então aspirante a escritor Pimentel Redondo. São cartas indignadas como a de Ana Cristina Cesar para a amiga Ana Candida Perez. São cartas com o sentimento de pressa para ser reconhecida como cidadã brasileira como a de Clarice Lispector para Getúlio Vargas. Cartas provocadoras e saudosas como a de Tarsila do Amaral para Mário de Andrade. São cartas furiosas e com crítica aguda ao futebol, como a de Lima Barreto para o jornalista esportivo Lucilo  Varjão. São cartas de reconciliação sincera como a de Carlos Drummond de Andrade para Carlos Castelo Branco.

São registros que aproximam o leitor dessas personalidades e traz um pouco da atmosfera das épocas anteriores. As cartas vêm acompanhadas de breves contextualidades, a um passeio inusitado pela história. Todas as missivas tem uma pequena contextualização que conduzem o leitor e o ajudam a entender o porque elas foram escritas e a sua importância e impacto, ilustradas por fac-símiles e dezenas de imagens, um trabalho de pesquisa muito bem executado pelo autor Sergio Rodrigues e pela editora, pois o livro é uma delícia de ler e tem um visual muito bonito, e de quebra leva o leitor à um passeio pela História do Brasil.

Em tempos de mensagens eletrônicas monossilábicas, ler essas correspondências resgata um prazer nostálgico da escrita, mesmo para os mais jovens como eu.

Recomendo bastante.

Onde Comprar:
Amazon

Amazon Kindle

ISBN-13: 9788535927795 | ISBN-10: 8535927794 | Ano: 2017 | Páginas: 232 | Editora: Companhia das Letras

{ Esse livro foi enviado pela editora Companhia das Letras  para resenha no blog. Em compromisso com o leitor, sempre informamos toda forma de publicidade realizada pelo blog 

Aproveite para nos seguir nas redes sociais!

Facebook Instagram Twitter Tumblr Google +  ? Pinterest Youtube  ?Blogvin Flickr