[Resenha] Cavolo! Dicionário de Girias Italiano – Português | @martinsfontes

[Resenha] Cavolo! Dicionário de Girias Italiano – Português | @martinsfontes

Sinopse: É um divertido dicionário com o qual você aprenderá as palavras e expressões mais úteis e curiosas da linguagem coloquial. São listados termos que não aparecem nem nos dicionários convencionais, nem nos livros em geral, por serem considerados tabus, politicamente incorretos ou, simplesmente, porque são de recente criação.É 100% bilíngue e conta com exemplos extraídos de fontes reais: séries de TV, salas de bate-papo, filmes, canções e, sobretudo, da rotina das ruas.

Ca. vo. lo. – “non me ne importa un cavolo” 

Antes de começar essa resenha, que tal entrar no clima italiano e escutar uma música bem gostosinha que eu descobri há pouco tempo? Vale a pena! Eu juro 😡

Curtiram? Eu sabia que vocês iriam gostar. Essa música tem uma letra muito interessante e nos faz questionar sobre “o que fala verdadeiramente uma canção“. Recomendo muito as outras músicas do Tre Allegri Ragazzi Morti! Mas vamos voltar a resenha, agora que já estamos nesse clima super italiano.

Eu estava passeando na Livraria quando encontrei esse pequeno livrinho interessante. “Cavolo! Dicionário de Girias Italiano – Português”. Vi o preço ~ amigável ~ e pensei: “acho que não vou me arrepender”.

Eu não me arrependi. Ele tem um conteúdo muito útil e é super interessante para quem está aprendendo a língua por ser super intuitivo e ter uma diagramação linda que te faz ter um carinho a mais pelo livro. Confiram:

IMG_3132

IMG_3129

IMG_3128

IMG_3127

IMG_3126

IMG_3125

IMG_3124

Sei que vocês não estão acostumados a ver uma “resenha de dicionário” por aí, mas sabe como é, eu achei o projeto tão bonito e interessante que tive que compartilhar com vocês. Ele consegue trazer muitas frases  em italiano para ambientar as palavras que ele apresenta ao leitor.

Não espere todas as palavras do mundo. Nisso ele é bem simples. Poucas coisas ali eu realmente não conhecia. Mas gostei dos pequenos comentários que encontramos em algumas ocasiões com anotações de como usar ou de onde usar.  O interessante é que você pode consultar quando estiver com ele para escrever alguma coisa ou traduzir algum texto.

Eu como costumo ver muito filme em italiano sem legenda, gosto de ler e estudar o dicionário para compreender melhor as palavras quando as escuto e conseguir traduzir com mais facilidade. Pelo menos para mim, funciona muito bem.

Quanto aos palavrões, temos os clássicos como ‘Cazzo” e “afanculo”, aqui você não vai encontrar taaaaanta coisa diferente, mas já é um começo, caso você queira aprender alguns “male parole”. Essa é a minha dica de hoje, espero que tenham gostado e que seja algo interessante para quem está estudando e gosta de expressões diferentes para usar e não quer correr o risco de falar algum palavrão em italiano sem querer durante as aulas.

IMG_3131

IMG_3130

IMG_3123

Edição: 1 | Editora: Martins Fontes | ISBN: 9788580630893 | Ano: 2013 | Páginas: 94 | Autor: Roberto Bertoluzzi

Comprar: Livraria da Folha | Livraria Saraiva

Nota: 4/5

Ps: A caneca das fofa das fotos é da Loja Nerd.

PS²: Quer aprender saudações em italiano? Assista ESSE VÍDEO!

Anna Schermak
Anna Schermak

Criadora do @pausaparaumcafe, social media, formada em marketing, rata de biblioteca, intolerante à lactose e a pessoas de mau humor.

3 comments

Leave a comment
  1. Flavinha

    25 de fevereiro de 2014 at 12:36

    Ok, estou viciada na música 🙂

    Estou aprendendo italiano e adorei a dica, vou comprar. Será que vc poderia me indicar livros em italiano para iniciantes?

    Beijinhos

    • Anna Schermak

      25 de fevereiro de 2014 at 12:55

      Oi Flavinha! Vou preparar um post com algumas dicas de livros fáceis.
      Não li muitos, mas os que eu li, vou indicar 😉

      Beijocas!

  2. Ephran

    8 de abril de 2016 at 20:44

    Adorei o post! Decidi que deste ano não passa: vou aprender italiano! Estou fazendo de tudo: utilizando todos os materiais que encontro disponíveis na net e fazendo aulas de italiano para iniciantes por Skype (pra quem tiver interesse, faço com a Preply https://preply.com/pt/skype/professores-italiano-para-iniciantes) 3 vezes por semana. Além disso, participo de um clube do livro onde lemos livros da literatura italiana, assim aprendo sobre a cultura também 🙂

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.