Literatura Literatura Nacional

[Resenha] Dragões – Coletânea de Contos de Vários Autores | @editoradraco

Edição: 1
Editora: Draco
ISBN: 0
Ano: 2012
Páginas: 500

Compre com a editora 

Sinopse: Os dragões guardam tesouros, são deuses dos céus e da terra, senhores dos elementos, criaturas ancestrais que raptam meninas nobres por puro capricho ou simplesmente lagartos gigantes que voam e cospem fogo. Mas ninguém pode negar que esses seres mitológicos são sinônimos da fantasia e da imaginação onde quer que apareçam. Nas 16 histórias deste livro você encontrará dragões domésticos que atrapalham a vida alheia, homens-dragões guerreiros com poderes antigos, dragões humanoides que lutam kung fu, ou dragões disfarçados que se revelam quando menos se espera.

——–

A Editora Draco comemorou seu aniversário de 3 anos no maior estilo em 2012 e uma das grandes novidades e lançamentos foi  a coletânea Dragões que juntou em uma edição fantástica várias obras de autores nacionais com um tema que todos nós amamos, os seres fantásticos amados e temidos em várias mitologias: Os Dragões!

DSCF3798

Os textos e artistas que compõe a coletânea são: “O negro” (Albarus Andreos) | “Ninho de dracogrifos” (Alec Silva) | “Operação rastro rubro” (Ana Carolina Pereira) | “O primeiro dia da primavera”  (Ana Cristina Rodrigues) |“Salve Jorge” (André Soares Silva) | “O recrutamento da mulher-dragão” (Antonio Luiz M. C. Costa) | “O mais louco dos surrealistas” (Bruno Oliveira Couto) | “Hoffman & Long” (Cirilo S. Lemos) | “Mistérios, mentiras e dragões” (Elsen Pontual Sales Filho) | “Um dragão no porão” (Eduardo Barcelona Alves) | “Devorados” (Erick Santos Cardoso) – editor | “Coronel Mostarda” (Flávio Medeiros Jr.) | “A dama das ameixas” (Karen Alvares) | “Capeta” (Kássia Neves Monteiro) | “Sombra no vale em chama” (Marco Rigobelli) – editor | “O buraco dos malditos” (Pablo Amaral Rebello)

Antes de falar mais sobre os contos eu queria contar uma história para vocês. Quando eu fiquei sabendo da seleção de antologia da editora Draco eu fiquei muito empolgada e comecei a escrever um conto, só que não achei que o conto ficou legal para a antologia, ele começou a crescer, crescer e quanto vi as páginas já haviam passado do estipulado e a história tinha fugido de mim. Hoje esse conto virou uma Graphic Novel! É isso mesmo. O “Almas de Dragões” virou uma GN que está sendo roteirizada por mim, ilustrada pelo Lucas Mesk e colorida pelo Renato Manassés. Ainda não temos editora, mas estamos trabalhando duro, espero que um dia posso anunciar aqui que vamos publicá-la. Abaixo um pedacinho para deixar ansiosos pelo trabalho:

993798_620574774652361_330796601_n

Mas agora vamos ao que interessa, a antologia que eu não participei, pois caso você não saiba pode encontrar contos meus em Insanas e Névoa. Dragões juntou em um único livro os nomes já conhecidos e alguns inéditos (pelo menos para mim). Com nomes como Cirilo S. Lemos e Erik Santos, a antologia brinca com os estilos e mistura os cenários de uma forma deliciosa. Ler Dragões não é de nenhuma maneira, cansativo ou tedioso, que é onde muitas antologias pecam. Afinal é onde os autores iniciantes como eu conseguem descobrir, aprender e ser publicados pela primeira vez. Dragões tem sim alguns contos melhores que outros, mas ele se encontra em níveis muito parecidos deixa o leitor sempre mais curioso para o próximo conto.

Para quem gosta de Dragões, essa antologia é um prato cheio de entretenimento e boa leitura. Eu li em doses pequenas, sempre um conto antes de dormir e gostei de fazer isso, pois ficava me perdendo, pensando no conto e quando dormia sempre acabava sonhando com algum elemento do livro. Não posso falar de todos os contos afinal, falar de contos sem dar spoiler é completamente difícil. Mas gostaria de dar destaque para o conto “Hoffman & Long” do Cirilo S. Lemos, eu realmente gosto do estilo dele de escrever e para quem não sabe ele também escreveu Menina Bonita Bordada de Entropia que você pode adquirir gratuitamente na amazon clicando aqui, entre outros contos como Corre João, Corre! que é meu preferido.

Eu gostaria de falar sobre a edição como um todo, pois o projeto gráfico de Dragões está muito, muito bonito mesmo! Só que só falar é pouco, confira nas imagens abaixo um pouco de como ficou a edição com várias e várias páginas que deixam um leitor apaixonado por Dragões com sorriso nos lábios!

DSCF3804

DSCF3803

DSCF3802

DSCF3801

DSCF3800

DSCF3799

You Might Also Like

1 Comment

  • Reply
    Albarus Andreos
    10 de novembro de 2013 at 11:41

    Oi, Anna. Muito obrigado pela foto linda onde aparece meu conto. Fiquei contente, nesse domindo de sol, por estar partilhando dessa obra e sendo admirado por pessoas como você, que procruram dragões por aí.

    Não deixa de avisar quando sua GN for lançada. Deu água na boca.

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.