Literatura

[Resenha] O Começo do Adeus de Anne Tyler | @Novo Conceito

“Aquele livro que você espera algo legal, no meio você acha meio méh e depois chega a uma única conclusão. Não me adicionou nada na vida. ”  Anna 

Okay, talvez eu ache algo tão legal por alguns aspectos que outras pessoas acabem morrendo de paixão pelo livro. A questão é: Eu cheguei ao final do livro sem vontade de ler de novo. Com aquela sensação. “Eu podia ter aproveitado o meu tempo com um livro que me passasse alguma coisa.”

Não sei se é porque eu já passei por muitos casos de morte na família que isso é algo não digo comum. Mas … que não seja algo “surpreendente”. Perdi meu pai com 8 anos, e aquele momento da vida do nosso personagem principal Aaron foi tão comum para mim que era apenas um relato normal. Não foi um livro que me surpreendesse, que se tornasse tão “ÒH ESSE É O LIVRO!”.  Ele só contou sua história e pronto. Não teve nada de estraordinário.

Uma história simples, com um final bonito e com um histórico de superação.

Não temos herói. Não temos coisas extraordinárias. E esse é um ponto positivo! Algo que gostei muito! Conhecemos alguém com defeitos e dificuldades, uma editora que luta para se manter no mercado, um mundo diferente de tanto glamour e perfeição que as histórias de hoje em dia querem nos passar.

Livro leva 2,5 xícaras de café quentinho para casa e fica guardado na estante…..

Observação extra: Minha mãe adoraria esse livro.
Sobre a Capa:  Não entendi o que ela tem a ver com o tema do livro..
Primeira impressão: “Vou chorar, to até vendo!”
Sobre a autora: Escreve bem, mas não emociona, talvez um outro livro?

Informações sobre o Livro:
Título do Livro: O Começo do Adeus 
Editora: Novo Conceito
Autora: Anne Tyler
Preços na Internet: De: R$ 17,01 até: R$ 29,90  

Sinopse do livro:  Anne Tyler nos leva a um romance sábio, assustador e profundamente tocante em que descreve um homem de meia-idade, desolado pela morte de sua esposa, que tem melhorado gradualmente pelas aparições frequentes da mulher — na casa deles, na estrada, no mercado.Com deficiência no braço e na perna direita, Aaron passou sua infância tentando se livrar de sua irmã, que queria mandar nele. Então, quando conhece Dorothy, uma jovem tímida e recatada, ele vê uma luz no fim do túnel. Eles se casam e têm uma vida relativamente modesta e feliz. Mas quando uma árvore cai em sua casa, Dorothy morre e Aaron começa a se sentir vazio. Apenas as aparições inesperadas de Dorothy o ajudam a sobreviver e encontrar certa paz. Aos poucos, durante seu trabalho na editora da família, ele descobre obras que presumem ser guias para iniciantes durante os caminhos da vida e que, talvez para esses iniciantes, há uma maneira de dizer adeus.

Obs: O que vocês acharam desse novo formato de resenha?

You Might Also Like

14 Comments

  • Reply
    Ana Caroline
    5 de setembro de 2012 at 00:02

    Olá, Ana!

    Resenha curta que atinge perfeitamente o objetivo. Eu acho a capa desse livro linda e não sei pq sempre acho que é um livro da Sara Dessen ou Maureen Johnson hahahaha.
    Parece uma boa premissa, mas não sei… Acho que já li tanto drama nesse ano que, histórias com plots de sofrimento já não me atraem tanto.

    Um beijo

  • Reply
    Jamile Pino
    5 de setembro de 2012 at 13:51

    Não me senti muito atraída pela sinopse e com sua resenha então.. acho que não lerei este livro tão cedo..
    Adorei o modelo de resenha.. como disse a Ana Caroline, é curta e atinge o objetivo!

  • Reply
    Carolina Moniz
    5 de setembro de 2012 at 15:41

    Não me interessei pelo livro… esses “romances”, essas histórias tristes não me atraem… prefiro livros com mais aventuras 🙂
    Só pela sua resenha deu pra ver que não deve ser legal 🙁

    PS: Eu gostei do novo formato, apesar de gostar bastante do antigo tambem!

  • Reply
    Aymée Meira
    6 de setembro de 2012 at 04:22

    Eu não esperava muito do livro… mas até que é bem centrado… entendo seu julgamento.

    😀

    beijos

  • Reply
    Kimy Gabrielli
    6 de setembro de 2012 at 19:49

    Olá Anninha ^^

    Adorei a resenha. Achei que passou o que tinha que passar e foi acima de tudo sincera ^^ O livro tem seu publico, acho assim, e não sei se estou no meio desse público. Só lendo para descobrir mesmo 😛

    Beijinhos,
    Kimy Gabrielli.
    blogkimygabrielli.blogspot.com

  • Reply
    Luciana Cardoso
    7 de setembro de 2012 at 01:16

    Acredita que eu estava muito curiosa em relação a esse livro, mas estou vendo que não agradou muito., depois que li a sua frase “Aquele livro que você espera algo legal, no meio você acha meio méh e depois chega a uma única conclusão. Não me adicionou nada na vida. ” fiquei bem desanimada para lê-lo, li algumas resenhas que disseram que esperavam mais do livro e talz, mas mesmo assim irei um dia lê-lo, pois ele já caiu muitas posições da minha lista de leituras futuras rs…
    Mesmo assim adorei a sua resenha, sempre muito coerente e sincera, parabéns ficou realmente ótima.

  • Reply
    Eduardo
    7 de setembro de 2012 at 13:30

    Pela sinopse achava que a história tinha um grande potencial, que parece, pela sua resenha, que não foi muito bem executado. De qualquer forma, destaco que hoje não são muito comuns as obras centradas em personagens de meia-idade e idosos, e é algo que apontaria como um diferencial.

    Também gosto de histórias sobre pessoas comuns, o que não quer dizer as histórias precisem ser comuns… Elas precisam ter aquele “tchan”, algo diferente, que envolve, cativa, seduz e emociona o leitor, e realmente quando isso não acontece, a sensação pode ser a de tempo perdido.

    O legal de escrever é isso, não existe formato perfeito, mas muitos modos de expressar a mesma ideia. Pode escrever uma resenha de muitas formas, essa é interessante porque em poucas palavras consegue transmitir suas opiniões e sua relação pessoal com a história sem deixar de fazer outras considerações importantes, como as presentes nas observações finais.

  • Reply
    Mariana
    29 de setembro de 2012 at 02:07

    Esse é um livro que quis ler desde a primeira vez que li a sinopse, mas confesso que me desanimei com a resenha. Minha primeira impressão também foi que seria um livro extremamente emocionante, e fico triste em saber que não é bem assim.
    Não desisti da leitura, mas o livro caiu alguns lugares na minha lista!

  • Reply
    Fernanda Yano
    29 de setembro de 2012 at 12:09

    Já tinha visto resenhas positivas e negativas sobre o livro.
    E entendo que não tenha achado o livro tão bom. A história parece ser muito bonita, mas até agora não me chamou atenção. Parece não parece ter nada de inovador ou surpreendente.

  • Reply
    Resultado Top Cometarista Setembro + Top Comentarista Outubro! | Pausa para um café
    9 de outubro de 2012 at 00:38

    […] A promoção de setembro irá presentear uma sortuda com esse link kit do livro O Começo Do Adeus. Confiram aqui a resenha do livro O Começo do Adeus. […]

  • Reply
    VANESSAQUEIROZ
    9 de outubro de 2012 at 20:57

    Respondendo:O que vocês acharam desse novo formato de resenha? Achei inovadora(ainda não vi em outros blogs) e muito criativo.
    Boa resenha, na medida certa e as dicas e informações sobre o Livro são boas. O livro é interessante, mas triste e comovente co uma história simples, uma parte sobrenatural e um romance trazendo um tema triste e delicado: despedida, não é fácil se despedir das pessoas queridas e dizer “adeus” para sempre e depois “o tão triste depois” como “superar” a morte de pessoas próximas.Não é fácil mas necessário.

  • Reply
    Juliana Xavier
    9 de dezembro de 2012 at 14:15

    Impressionante como ninguém entendeu essa capa, só me resta mesmo acreditar que erraram na escolha. Quero ler o livro, e acho que vai mexer mais comigo que mexeu com você… tomara.

  • Reply
    keila larissa
    11 de janeiro de 2013 at 21:29

    bom, gostei da sinopse, parece um bom livo,
    talvez a capa nao chame mesmo tanta atençao, ou como voce mesmo disse
    nao tem nada a ver com a historia…
    entao quem sabe nao pego para ler? *-*

  • Reply
    keila larissa
    11 de janeiro de 2013 at 22:41

    OBS: gostei da nova forma da resenha *-*

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.