Literatura

[Resenha] O Eterno Barnes de Salustiano Luiz de Souza | Novos Talentos

Por Anna Schermak

Doutor Barnes, um famoso neurocirurgião, começa a desenvolver na Universidade onde trabalha uma pesquisa científica tentando transformar os dados do cérebro em arquivos de dados, codificando-os de modo que possam ser copiados. Com o avanço da pesquisa, acaba conseguindo copiar para o computador todos os dados de memória que formam o ser humano, como suas experiências, suas emoções, suas recordações, enfim, sua vida. Deslumbrado com a descoberta, começa a perceber que estes arquivos possuem uma estrutura totalmente diferente e uma sinfonia divina, e começa a ficar obcecado pela ideia de que seja possível copiar cérebros de um paciente para outro. Ao contrário do que deveria ocorrer, Barnes, cada vez mais, esconde suas pesquisas, pois seu objetivo passa a ser implantar seu próprio cérebro em outro paciente, mais jovem e sadio, pois está acometido de uma séria doença. Busca, desta forma, alcançar a tão almejada eternidade. Para isto, não mede as consequências de seus atos, que passam a ser justificados pela ambição que lhe domina. Conseguirá Barnes o seu intento? 

O Eterno Barnes é um livro conflitante para mim. No final dessa resenha vamos ter duas notas, mas eu vou explicar.

O livro fala sobre o preço da eternidade, da vida eterna. Tem uma proposta legal, interessante e que motiva a leitura. Você realmente quer descobrir o que acontece e qual é o preço que Dr. Barnes terá que pagar pela sua ousadia de querer ser Deus.

Digo que para mim o livro foi conflitante por que em momento algum consegui sentir alguma afinidade com qualquer personagem da história.  Temos muitos personagens com personalidade e caráter não confiáveis. Não são personalidades perfeitas e é um livro onde o Herói não existe.

É uma proposta ousada para um autor iniciante. Então conseguimos sentir falta de algumas coisas no decorrer das páginas. O Dr. Barnes fica divagando muito em seus pensamentos sobre suas atitudes, pesquisas e escolhas e quando simplesmente você não conseguiu com que nada no personagem gerasse alguma empatia com você, não fica tão interessante assim ler seus pensamentos.

O livro tem um final que cumpre a sua proposta e fecha o arco do livro com as respostas que precisavam.

2013-04-17 21.23.17

É um livro onde religião e ciência entram em guerra e se confundem ao mesmo tempo. É triste pensar desse jeito, mas realmente conseguimos notar a natureza humana muito presente e próxima ao real no livro e isso é muito interessante.

O livro em muitas vezes tem pesamentos demais que na minha opinião poderiam ter se transformado em diálogos mais interessantes e com discussões que melhorariam o conteúdo do livro.

2013-04-17 21.23.46

O autor se saiu muito bem para seu livro de estréia. Cheio de intrigas, mortes e ciência o autor brinca com as crenças do leitor com uma pitada que parece muitas vezes bem pessoal.

O livro é uma edição normal da Novos Talentos da Novo Século, folhas amarelas, uma capa com detalhes em verniz e uma ótima diagramação.

2013-04-17 21.23.36

O livro ganha 3 xícaras de café quente em uma sala de hospital escondendo um notebook.

Aproveite para comprar o livro por R$29.90

Fanpage

PS: A cada 100 pessoas que curtirem a página do livro no facebook um livro será doado para a biblioteca de uma escola.
Então, vamos ajudar 🙂

You Might Also Like

2 Comments

  • Reply
    Novo Século pelos blogs do Brasil! | Blog da Novo Século Editora
    19 de abril de 2013 at 20:37

    […] Blog: Pausa para um café […]

  • Reply
    Kelry Caroline
    21 de abril de 2013 at 02:59

    A sinopse é interessante, mas acho que não leria por causa do teor filosófico, não sei teria paciência.Quando se envolve coisas além da fantasia como valores morais, até onde podemos chegar com nossos conhecimentos acho complicado para leitura.

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.