[Resenha] O Pagador de Promessas de Dias Gomes | @BertrandBrasil

[Resenha] O Pagador de Promessas de Dias Gomes | @BertrandBrasil

 Sinopse: Dias Gomes narra nesta peça de renome internacional o emocionante calvário do simplório Zé-do-Burro: para cumprir promessa feira a Iansan, pela cura de seu burro, ele divide seu sítio com os lavradores pobres e carrega pesada cruz de madeira no percurso de sete léguas, com o objetivo de depositá- la no interior da igreja de Santa bárbara, em Salvador. Iansan se confunde com Santa Bárbara na visão popular, mas por certo não é um mito cristão, motivo mais que suficiente para que as autoridades eclesiásticas se opusessem à entrada do herói no sagrado recinto. Zé-do-Burro não esmorece. Sua obstinaçào, sua fé, conduzem a um dos mais empolgantes desfechos do teatro contemporâneo – e universal. O Pagador de Promessas: serviu de tema ao filme do mesmo título, ganhandor da Palma de Ouro do Festival de Cannes de 1962.

 Mas o senhor não conhece o Nicolau… se conhecesse… é um burro com alma de gente…

 Quem me conhece sabe, eu gosto muito de literatura nacional e grande parte dessa paixão vem do meu ano de vestibular onde tive a oportunidade (meio obrigada) de ler grandes obras da literatura nacional. Naquele ano eu não li Dias Gomes, mas sempre fiquei com a vontade de ler alguma obra dele. Tinha ouvido tanto falar sobre O Pagador de Promessas que eu já conhecia a história. Mas faltava ler. Então, quando a Bertrand liberou o livro para pedidos, eu logo aproveitar para pedir a nova edição com essa capa maravilhosamente linda!

IMG_0678

Eu realmente acho muito bonito a forma com que vários autores nacionais trabalham a crítica a setores ou a situações da nossa sociedade. Ler livros que incomodam e trazem uma crítica a algo é uma das coisas que eu mais amo na vida. Eu aprendo com eles, viro uma pessoa melhor e isso transforma a Anna. Não é atoa que meus livros preferidos trazem criticas gigantescas ao modo de vida da sociedade (Clube da Luta e Divina Comédia).

Ler O Pagador de Promessas do Dia Gomes foi uma experiência incrível que eu realmente não poderia demorar mais tempo para ler. É fantástica a forma com que o autor trabalha com um personagem tão cativante, humilde e sincero no meio de pessoas que não tem os mesmos ideais e filosofias.

Por mais que eu seja católica e seja bem religiosa, ver a crítica estampada a alguns erros cometidos pela igreja e pelos cristãos me deixou muito feliz. Pois acredito que a gente não deve se calar nunca. O Pagador de Promessas deveria ser um livro obrigatório de vida para todo o brasileiro que se preze e quer dizer que conhece a literatura nacional.

IMG_0676

Uma das coisas que mais me surpreendeu em O Pagador de Promessas é que ele é um livro fácil de ler. Por ser todo escrito em formato peça, ele é rápido, simples e gostoso de acompanhar, é fácil imaginar aquele roteiro em cima de um palco com autores transformando as palavras em uma história palpável.

A edição da editora Bertrand ficou maravilhosa, quem acompanha o blog ha mais tempo sabe que eu tenho um amor declarado por essa editora, é difícil ter um livro que eu não gosto. Então estou realmente feliz de ter encontrado outro livro que me surpreendeu por completo. Agora sou oficialmente fã do Dias Gomes.

IMG_0680

A nova edição está toda repaginada, e pra quem quer ter essa obra em sua estante com certeza essa é uma ótima opção, aproveitem pois o preço está muito bom!

Pagador-de-Promessas-Tratadas

Edição: 1 | Editora: Bertrand Brasil | ISBN: 9788528614800 | Ano: 2014 | Páginas: 154

Nota 5/5

Comprar: Saraiva

post
Baci! ;*
Aproveite para nos seguir nas redes sociais!
Facebook Instagram Twitter Tumblr Google +

Anna Schermak
Anna Schermak

Criadora do @pausaparaumcafe, social media, formada em marketing, rata de biblioteca, intolerante à lactose e a pessoas de mau humor.

No comments yet. Be the first one to leave a thought.
Leave a comment

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.