Literatura

[Resenha] O Silencio das Montanhas de Khaled Hosseini | @GloboLivros

Edição: 1
Editora: Globo Livros
ISBN: 9788525054081
Ano: 2013
Páginas: 352
Tradutor: Claudio Carina

O_SILENCIO_DAS_MONTANHAS_1366389997P

SinopseO Silêncio das Montanhas traz como protagonista os irmãos Pari e Abdullah, que moram em uma aldeia distante de Cabul, são órfãos de mãe e têm uma forte ligação desde pequenos. Assim como a fábula que abre o livro, as crianças são separadas, marcando o destino de vários personagens. Paralelamente à trama principal, Hosseini narra a história de diversas pessoas que, de alguma forma, se relacionam com os irmãos e sua família, sobre como cuidam uns dos outros e a forma como as escolhas que fazem ressoam através de gerações. Assim como em O Caçador de Pipas, o autor explora as maneiras como os membros sacrificam-se uns pelos outros, e muitas vezes são surpreendidos pelas ações de pessoas próximas nos momentos mais importantes. Segundo o próprio Hosseini, o novo título “fala não somente sobre a minha própria experiência como alguém que viveu no exílio, mas, também sobre a experiência de pessoas que eu conheci, especial os refugiados que voltaram ao Afeganistão e sobre cujas vidas tentei falar tanto como escritor quanto como representante da Organização das Nações Unidas. Espero que os leitores consigam amar os personagens de O Silêncio das Montanhas tanto quanto eu os amo”. Seguindo os personagens, mediante suas escolhas e amores pelo mundo – de Cabul a Paris, de São Francisco à Grécia -, a história se expanda, tornando-se emocionante, complexa e poderosa. É um livro sobre vidas partidas, inocências perdidas e sobre o amor em uma família que tenta se reencontrar.

Quote: 

“As cidades, as estradas, os campos, as pessoas que encontro, tudo começa a se confundir. Digo a mim mesmo que estou em busca de alguma coisa. Mas, cada vez mais, a sensação é de que estou vagando, esperando que alguma coisa aconteça comigo, alguma coisa que vai mudar tudo, alguma coisa para qual toda minha vida vem sendo encaminhada.” 

Minha Opinião: A formula sem erro de Khaled Hosseini de contar histórias, tocar nosso coração e mudar nossos pensamentos de uma forma tão única que já virou suam marca registrada e alguns podem até se cansar, mas é inútil, não tem como não confessar que ele sabe sim, contar uma boa história e contá-la da melhor forma possível.

“O Silêncio das Montanhas” começa com Khaled nos contando uma história, e assim ele persiste trazendo durante a sua narrativa nos mostrando traços de personalidade e carácter dignos de histórias e em falta hoje em no “mundo real“.

O_Silencio_das_montanhas (1)

DSCF4044

O_Silencio_das_montanhas (3)

O livro conta a história de  Abdullah e Pari, dois irmãos que moram no Afeganistão e acabam se separando ainda na infância, e aos poucos as histórias e lembranças daquele tempo vão se perdendo, para se encontrar quando os dois já estão adultos e sessenta anos se passaram.

A história de O Silêncio das Montanhas é muito boa, tem toda a sua carga emocional com um sentimento grande e verdadeiro de verdade em cada página, que durante todo o livro parecem ser sofridas para serem contadas. Mas ele não consegue ser o melhor do autor. Ele é sim muito, muito bom! Mas não é O Caçador de Pipas e o Cidade do Sol.

O livro é indicado para ser o seu início, ser a primeira para ser lida dentre as obras de Hosseini, assim você não vai ficar decepcionado ou comparar tanto a obra de forma negativa com seus antecessores. Pois o livro consegue trazer sim uma lição muito grande sobre a vida e por isso não deve ser menosprezada pelo leitor, quem já gosta de Khaled não vai achar a história menos do que sensacional, forte e sentimental, pois é isso que o autor consegue transmitir.

A diagramação e a capa da edição da editora Globo Livros está perfeita. Muito, muito lindo! Digno de livros para a mesa de centro da sala, só cuidado para ninguém pedir emprestado. (Olha quem fala, eu mesma acabei de emprestar o meu, as pessoas precisam ler essa história!).

O_Silencio_das_montanhas (6)

O_Silencio_das_montanhas (4)

O_Silencio_das_montanhas (5)

You Might Also Like

No Comments

    Leave a Reply

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.