Alina Starkov nunca esperou muito da vida. Órfã de guerra, ela tem uma única certeza: o apoio de seu melhor amigo, Maly, e sua inconveniente paixão por ele. Cartógrafa de seu regimento militar, em uma das expedições que precisa fazer à Dobra das Sombras – uma faixa anômala de escuridão repleta dos temíveis predadores volcras –, Alina vê Maly ser atacado pelos monstros e ficar brutalmente ferido. Seu instinto a leva a protegê-lo, quando inesperadamente ela vê revelado um poder latente que nunca suspeitou ter.

A partir disso, é arrancada de seu mundo conhecido e levada da corte real para ser treinada como um dos Grishas, a elite mágica liderada pelo misterioso Darkling. Com o extraordinário poder de Alina em seu arsenal, ele acredita que poderá finalmente destruir a Dobra das Sombras.

Agora, ela terá de dominar e aprimorar seu dom especial e de algum modo adaptar-se
à sua nova vida sem Maly. Mas nesse extravagante mundo nada é o que parece. As sombrias ameaças ao reino crescem cada vez mais, assim como a atração de Alina pelo Darkling, e ela acabará descobrindo um segredo que poderá dividir seu coração – e seu mundo – em dois. E isso pode determinar sua ruína ou seu triunfo.

Como diz minha amiga e braço direito no Pausa Para um Café, Danielle: Livros com mapa são sempre legais!

Okay, talvez nem todos os livros com mapa sejam legais, mas esse é! E quando chegou Sombra e Ossos ainda encadernado da Editora Gutenberg a primeira coisa que eu fiz foi começar a ler na mesma hora!

O livro trás ao leitor toda uma mitologia nova e que pode até confundir mentes meio desavisadas ou aquele leitor que gosta de ler tudo correndo, mas nada que algumas voltas pelo passado da história não te contextualize e explique tudo que está acontecendo e onde você está.

O mapa que vem com o livro é muito bem feito  e ajuda muito a centralizar o foco e conduzir o leitor na trama. Pois são muitas viagens e lugares que vão sendo mostrados no decorrer da história.

Um único ponto negativo que eu poderia citar é o triângulo amoroso, não precisava ser, mas para ter aquela carga de que o vilão é muito malvado a autora meio que teve que recorrer a esse triângulo amoroso para explicar como o nosso vilão (tão sedutor em todos os sentidos, ele é realmente um bom personagem) é uma pessoa cruel e não a criatura boa que quer salvar o mundo. Não leia a parte branca se não quer spoilers 🙂 

O livro tem castas novas, conjuradores, rastreadores, amplificadores, entre outros. Eu realmente me senti em um jogo de RPG com várias classes para se escolher e esse ponto rpgístico da coisa você também consegue notar na tendência dos personagens, alguns bons neutros, outros caóticos neutros, você vai encontrar diferentes tipos de personagens, daqueles que você vai aprender a amar, odiar e ter um pé atrás.

O livro tem uma trama política mas ela não é muito evidenciada nesse livro. Aqui nós primeiramente descobrimos os personagens, seus talentos e conhecemos um pouco do passado para entender o estado atual dessa “sociedade”.

O livro é o primeiro de uma trilogia e ainda vai ser lançado aqui no Brasil pela Editora Guttenberg e eu fico muito feliz e torço para que o livro tenha a atenção que merece, ele tem diálogos e um contexto muito melhor do que muitos livros que já li nesse ano nesse estilo. Ele é realmente bom!

A autora sabe trabalhar uma trama sem ser cansativa, sabe mudar o foco do romance para um duelo sem estragar a história e consegue cortar o momento romântico no momento que pode começar a ficar chato demais. Ela sou dosar muito bem, na minha opinião, toda a história.
Tem uma chamada muito interessante para o próximo volume e com certeza vai trabalhar ainda mais as relações entre os personagens. Eu espero ouvir um pouco mais sobre cada estilo de GRISHAS e sobre o passado.

Como eu li a prova do livro, não posso falar muito sobre diagramação e material porque tudo isso pode ser mudado, então falo primeiramente do mapa e de toda parte gráfica que consegui ver. O livro está totalmente no clima da história, cheio de referências a cultura russa e aproveitando tudo o que o livro tem de melhor para deixá-lo ainda mais lindo!