[Séries] Review: Hannibal s02e13

[Séries] Review: Hannibal s02e13

ALERTA: Esse post contém cenas de violência, canibalismo, morte e SPOILERS. Não deixe ao alcance de crianças nem de fãs desavisados.

tumblr_n63n39IVWq1txsi8vo1_500Apesar de eu ter feito uma review do primeiro episódio da temporada (não viu? Clique aqui pra ler), acabei não repetindo a dose pros demais episódios. Isso se deu por muitos motivos, mas especialmente porque Hannibal, por ser uma série curta, é o tipo de coisa que cabe melhor falar do todo do que de episódios separados. Afinal, a construção do arco da temporada se dá de maneira sutil e intensa.

Aconteceram coisas demais nessa temporada, que foi marcada pela transformação de Hannibal Lecter e Will Graham, em vários sentidos. O rumo quase imprevisível tomado separa a season finale da season premiere por quase um abismo de acontecimentos. Doze episódios atrás, Will estava preso, acusado injustamente de ser o Chesepeake Reaper, e acusando Hannibal, que agora o substituía no FBI, para ninguém escutar. Em contrapartida, o último episódio dessa maravilhosa temporada começa com uma conversa séria em duas frontes – Will & Jack e Will & Hannibal – em que um perigoso plano é traçado para prender o Dr Lecter em flagrante. E será Will capaz de fazer o que é preciso quando chegar a hora?

O plano tinha tudo para dar certo. Hannibal já estava convencido a mostrar-se como o verdadeiro Chesepeaketumblr_n674guKce41s506d9o1_250 Reaper num ataque surpresa a Jack durante um jantar, depois do qual escaparia, com a ajuda de Will. E Jack estava pronto para servir de isca, tendo atiradores de elite preparados para agir em segundos tão logo fosse atacado, também contando com o apoio de Graham. Mas enquanto Will trabalha como agente duplo, ele não consegue impedir que tudo venha abaixo: de um lado, Hannibal sente nele o familiar cheiro de Freddie Lounds, supostamente assassinada por Will; e de outro, a operação encoberta de Jack e Will é descoberta pelo FBI e dada como cancelada. Agora há um mandato de prisão não apenas para Hannibal, como para Will e Jack. Tentando de último minuto cancelar os planos, Will, avisado por Alana, liga para Hannibal e passa uma mensagem que o Dr Lecter já conhece muito bem: eles sabem.

Mas agora é tarde demais. Jack decide que o FBI não pode impedi-lo e comparece ao jantar na casa do Dr Lecter, conforme o combinado. É então que a ansiada sequência de luta que abriu a temporada começa, mas agora em sua versão estendida – enquanto Hannibal e Jack brigam na cozinha, Alana adentra a casa, armada, pronta para impedir o pior. Pro seu azar, contudo, Hannibal já contava com essa possibilidade e descarregara sua arma, agora inútil. tumblr_inline_n66w2cfdhW1s4l7tkEnquanto tenta fugir, vem o choque: ela encontra ninguém menos do que Abigail Hobbs escondida em um quarto da casa. Mas se você estava esperando abraços de saudade e uma reconciliação, pode esquecer. Abigail empurra Alana da janela, quase na hora em que Will chega pra briga.

Ele entra, esperando achar um Jack semi-morto e um Hannibal pronto pra atacar. Ao invés disso, encontra Abigail. Mais uma vez, o retorno da garota do mundo dos mortos não é bom presságio; logo em seguida chega Hannibal, que, cheio de ressentimento e de coração partido, dá uma facada em Will (e a gente achando que ia sair um beijo Hannigraham….). Não contente, ele finaliza cortando a garganta de Abigail – dessa vez, pra valer. E vai embora, deixando um rastro de sangue para trás.

Mizumono consagrou uma temporada espetacular e devastadora, do tipo que só tem pontos altos. Não dá pra tumblr_n672a2BF3C1qb40t4o3_r2_500classificar um episódio de Hannibal como sendo melhor do que outro, porque todos seguem o mesmo ritmo cruel e surpreendente. Como na primeira temporada, apesar de todos os indícios e de toda a preparação, a season finale chocou e me deixou de queixo caído, gritando pelo quarto. Imprevisível, essa é a palavra. Como em cada um dos episódios anteriores, o rumo podia mudar a qualquer momento. O gancho se deu não somente pela visão bizarra dos momentos finais – praticamente todo mundo à beira da morte e Hannibal fugindo com estilo num voo internacional, acompanhado por ninguém menos que sua ex-psicóloga, Bedelia – como pela necessidade por respostas. Como Abigail ainda estava viva? Por que a Dra DuMaurier está com Hannibal? Como eles conseguirão capturá-lo?

tumblr_n672e6PEtW1tr12cmo2_500O crescimento dos personagens nessa temporada foi enorme. Alana foi de minha queridinha a nêmesis – por optar desacreditar na verdade, envolveu-se com o inimigo e cavou a própria cova. Jack provou-se muito mais esperto do que eu imaginava, dando linha pra que o próprio Lecter se enforcasse, fingindo-se de cego pra armar o plano quase perfeito. Will foi de vítima a assassino e vítima de novo, chegando a extremos inimagináveis; se por vingança ou por justiça, não dá pra saber. Brincou na linha que separava a mentira que contava aos outros das que criava para si mesmo, tornou-se agente duplo, manipulou todos os lados e situações de maneira exemplar – um verdadeiro discípulo do Dr Lecter? E Hannibal concluiu a série reafirmando, aos meus olhos, tudo em que eu já vinha acreditando – que ele estava tentando “construir” alguma coisa com o Will, uma espécie de família, talvez. Os dois e a Abigail. É visível que ele realmente se magoou com o Will, porque, na cabeça dele, os dois tinham uma conexão, uma amizade. Ele tinha se aberto e confiado no Will, e o Will traiu essa confiança. Estou naquele ponto em que a minha vontade de ver o personagem se dar bem se choca com a minha necessidade por justiça em meio a tantos outros personagens queridos (quase) mortos. Não sei pra que lado torcer.

Agora é esperar 2015 chegar, com a terceira temporada e muitas novas emoções. Até lá,a gente revê os episódios, sofre e conspira. Se alguém vai sobreviver – tanto os fãs quanto os personagens – só o tempo vai revelar.

1 comment

Leave a comment
  1. Raquel Moritz

    6 de junho de 2014 at 10:52

    ai hugh dancy mim abraça ?

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.