O mundo das séries é tão vasto e diversificado que o normal seria pensar que ele é também complicado, mas não! Na realidade ele é bem simples, três regras gerais regem ele para nós espectadores:

  1. Nós, espectadores, somos incapazes de acompanhar todas as séries que estão no ar, sempre negligenciaremos algumas.
  2. Se a gente não assiste, a série não “vende”.
  3. Séries que não vendem são canceladas.

Bastante simples, não? O problema é que existem diversos fatores que nos levam à não assistir uma série. Podemos não ser parte do público alvo daquela série, ela pode passar em um canal tão obscuro que jamais ouviremos falar dela, ela pode ser alvo de preconceitos ou simplesmente já acompanhamos séries demais.

Tendo em mente essa dinâmica das séries canceladas, resolvi montar um top 5 de séries que ou deixaram muita saudades (pra mim) ou que fizeram sucesso depois de serem canceladas. Vamos lá!

#5 Jane By Design


Ok, eu sei que é uma série meio girly e tal. Sabe O Diabo Veste Prada? É quase como uma versão high school do filme. Quase. Existem diferenças bem claras e os dramas adolescentes mais comuns, só que os figurinos e a trilha sonora são tão bem encaixados. Não consegui evitar uma decepçãozinha quando vi que tinha sido cancelada. Fica em quinto por ser meio bobinha, mas né.

#4 Camelot

Eu já falei de Camelot aqui. Uma série semi-dark sobre a lenda do Rei Arthur com um tom que mistura G. R. R. Martin e Cornwell. Foi realmente uma pena ter sido cancelada, tinha um potencial absurdo. Quarto lugar por que tinha um elenco sensacional mas um Arthur meio fraco.

#3 Lie to Me

Pra quem não conhece, Lie to Me era uma série da Fox sobre um cara especializado em “detectar mentiras” através de linguagem corporal e micro expressões.  Parece meio boring, mas era MUITO interessante, eu pessoalmente costumava assistir pra “aprender” um pouco sobre linguagem corporal e tal, mas a trama em si era muito boa. Medalha de bronze por que eu nunca cheguei a terminar de ver todas as temporadas.

#2 Off The Map


Cara, eu me apaixonei absurdamente por essa série, foi realmente triste saber do cancelamento. É dos mesmos produtores de Grey’s Anatomy e é sobre um hospital no meio de uma floresta tropical na América do Sul, condições precárias e tudo mais. Quando comecei a ver achei que ia ser mais do mesmo, só que depois de um episódio filmado com uma píton DE VERDADE, a série me conquistou. Prata por que nada, na minha opinião tosca, consegue bater a que ficou com a de ouro.

#1 Firefly


Eu sei que é clichê mimimizar sobre Firefly ter sido cancelada e tal, mas ela fica com o primeiro lugar nesse top 5 não por que eu morro de paixão por ela, mas por que mesmo depois de seu cancelamento ela continua dando dinheiro. Depois de seu fim prematuro nas telinhas, a série ganhou um status cult-nerd e virou um fenômeno: filme, action figures, livros, quadrinhos, RPGs, trilhas sonoras e a lista continua.

Outra coisa que vale a pena mencionar: o elenco da série. Nathan Fillion, Gina Torres, Alan Tudyk, Morena Baccarin, Adam Baldwin, Jewel Staite, Sean Maher, Summer Glau e por aí vai. O mais importante não são os nomes, mas sim a harmonia absurda que eles tem na tela.

Por estes motivos e por meu amor infindável por Joss Whedon e suas peripécias audiovisuais, Firefly ganha a merecidíssima medalha de ouro.

 

E vocês, alguma série que foi cancelada e vocês sentem saudades? Comentem aí! AH, e me desculpem por alguns vídeos não terem legenda, eu simplesmente não achei D: