Top5

[Top10] Filmes não tão conhecidos assim, mas que são baseados em livros!

20 de maio de 2013
cinema-x-livro

Adaptações cinematográficas de livros são um tabu, não é mesmo?
Muitos amam, outros detestam e a briga rola souta, e não acaba por ai. Assistir o filme antes do livro ou preferir o filme faz você muitas vezes, ser acusado de Poser!
Mas não estamos aqui hoje para discutir se algo é bom ou ruim! No nosso top10 do dia, vamos apresentar à vocês 10 filmes que não são tão conhecidos assim e que são baseados, inspirados em livros. Vamos começar?

Ps: a ordem não está do “melhor para o pior ou vice-versa” está na ordem que eu me lembrei deles.

1- Os Famosos e os Duendes da Morte

[youtube id="rlfHDO1EjDQ" width="600" height="350"]

O filme de 2009 ganhador do Troféu Redentor de Melhor Longa-Metragem de Ficção no Festival do Rio 2009 é centrado em um garoto brasileiro do interior que tem acesso ao mundo através da internet. Ao som de Bob Dylan, o garoto conhece uma menina sem pernas, que lhe apresenta um novo mundo no qual ele viaja, mas tudo muda quando a menina o deixa.
O filme é baseado no livro com o mesmo nome (Os Famosos e os Duendes da Morte) de Ismael Caneppele.

2- Orações Para Bobby

[youtube id="sSee8On2lEQ" width="600" height="350"]

 Em Orações Para Bobby, Maria Griffith é uma mãe cristã que passa os ensinamentos da igreja Presbiteriana para seus filhos. No entanto, quando o seu filho Bobby assume ser gay tudo muda. Enquanto o pai de Bobby e seus irmãos aceitam a sua opção sexual lentamente, a mãe Maria acredita que isso é uma doença e que Deus pode curá-lo, então ela convence Bobby a orar e participar das atividades da igreja, na esperança de mudá-lo.
Desesperado pela aprovação da mãe, Bobby faz tudo o que lhe é pedido, mas com a desaprovação da igreja contra a homossexualidade faz com que ele cresça ainda mais retraído e deprimido. Apartir daí Bobby se afasta e espera que um dia sua mãe aceite-o, mas isso não acontece, então ele entra em depressão e com seu auto-ódio se culpa por nao ser o filho “perfeito” e acaba cometendo suicídio.  Ao ver a tragédia que causou, Maria começa a questionar sua fé e não recebe as respostas de seu pastor a respeito da perda devastadora. Então Maria decide estender a mão para a comunidade gay e descobre o apoio inesperado de uma fonte muito improvável.
Um filme lindo, que assisti a uns 3 anos atrás, o filme é baseado no livro Prayers for Bobby de Aarons Leroy.

3- Tão Forte e Tão Perto

[youtube id="dmqQQMl73Lc" width="600" height="350"]

A narrativa de Tão Forte e Tão Perto gira em torno do excepcional Oskar Schell, que aos 9 anos já é inventor amador, admirador da cultura francesa e pacifista. Depois de encontrar uma misteriosa chave que pertencia a seu pai, morto nos atentados de 11 de setembro, o garoto embarca em uma incrível jornada – uma busca frenética por um segredo cruzando as cinco regiões de Nova York. Ao percorrer a cidade, ele encontra pessoas de todos os tipos, todos sobreviventes em seus próprios caminhos. Por fim, a jornada de Oskar termina onde começou, mas com o consolo da experiência mais humana de todas: o amor.
Talvez esse seja o filme mais conhecido da lista é a adaptação do livro Extremamente Alto & Incrivelmente Perto, de Jonathan Safran Foer.

4- Minhas Tardes com Margueritte

[youtube id="9M3ArjDkPvA" width="600" height="350"]

É a história de um daqueles improváveis encontros que podem mudar a sua vida: Germain, um cinqüentão quase analfabeto, e Marguerite, um velinha apaixonada por livros. Quarentas anos e muitos quilos os separam. Um dia, por acaso, Germain senta ao lado dela em um banco no parque. Ela recita em voz alta versos dando assim a ele a chance de descobrir a magia dos livros, que nunca fizeram parte da vida dele. Mas Marguerite está perdendo a visão e pelo carinho e afeto que foram criados dessa relação, Germain irá aprender para mostrar que pode ler para ela, quando ela não puder mais.
O filme é inspirado na história do livro ‘La Tête en Friche’ de Marie-Sabine Roger

5- A Missão do Gerente de Recursos Humanos

[youtube id="wYgfJ9dcuRM" width="600" height="350"]

A Missão do Gerente de Recursos Humanos conta uma história sobre relações humanas, com um lado cômico, apresentando um pouco da cultura israelense, que é pouco conhecida aqui no Brasil. A produção conta a história do Gerente de RH da maior empresa panificadora de Jerusalém, que está enfrentando problemas. Ele se separou da mulher, quase não vê a filha e está preso em um trabalho que odeia. Mas tudo piora quando uma de suas funcionárias morre em um atentado terrorista, assim ele é chamado de insensível e desumano. Ele então embarca em uma missão, começando pelas místicas ruas de Jerusalém até as terras geladas da Romênia. O Gerente acaba guiando um estranho comboio até o vilarejo da mulher morta, onde encontra seu filho rebelde, um jornalista determinado a arruiná-lo, um motorista já veterano e um caixão. Longe de casa, ele está em busca de honrar uma mulher que ele nem conhecia mas que começa a crescer dentro dele. A partir dos acontecimentos o Gerente encontra sua própria humanidade, e a habilidade de realmente se importar com o material humano.
Baseado no livro A Woman in Jerusalem, de Abraham B. Jehoshua.

6- O Homem que Ri

[youtube id="q0pLvgcnYzc" width="600" height="350"]

Esta adaptação do romance de Victor Hugo traz a história de dois órfãos, Gwynplaine (Marc-André Grondin), um garoto cuja cicatriz no rosto dá a impressão de que ele está sempre sorrindo, e Déa (Christa Theret), uma garota cega. Em pleno inverno, eles são acolhidos pelo grande Ursus (Gérard Depardieu) e passam a viver com ele. Para ganharem dinheiro, os dois jovens decidem fazer um espetáculo pelas estradas, onde o sorriso de Gwynplaine desperta a curiosidade de todos que passam. Aos poucos, o garoto adquire fama e dinheiro, distanciando-o das únicas duas pessoas que sempre gostaram dele: Déa e Ursus.

7- Heleno

[youtube id="hT9FkW_FDXs" width="600" height="350"]

Heleno de Freitas era o príncipe da era de ouro do Rio de Janeiro, os anos 40, quando a cidade era um cenário de sonho, cheio de glamour e promessas. Bonito, charmoso e refinado nos salões elegantes, era um gênio explosivo e apaixonado nos campos de futebol. Heleno tinha certeza de que seria o maior jogador brasileiro de todos os tempos. Mas a guerra, a sífilis e as desventuras de sua vida desviaram seu destino, numa jornada de glória e tragédia.
O filme é inspirado no livro Nunca Houve um Homem como Heleno, do jornalista Marcos Eduardo Neves.

8- Cabeça a Prêmio

[youtube id="gScDQxzcEvw" width="600" height="350"]

Após comandar uma rede de negócios ilícitos na região, os Menezes, uma família de grandes pecuaristas do Centro-Oeste, vivem aos poucos a dissolução da estrutura que os protegeu durante anos. Mirão Menezes vive as pressões do narcotráfico, o fechamento de cerco pelas autoridades e a disputa com seu irmão Abílio, partidário de um contra-ataque violento.
Elaine, filha de Mirão, envolve-se com o piloto do pai, engravida e decide fugir com ele depois que seu tio Abílio passa a chantageá-los. Brito, o matador encarregado de encontrar o casal e encerrar o caso, é ele mesmo ironicamente vítima de uma história de amor.
História baseada no livro Cabeça a Prêmio de Marçal Aquino

9- As Fantásticas Aventuras de um Capitão

Não achei trailer =/

As Fantásticas Aventuras de um Capitão conta a história do comandante Vasco Moscoso de Aragão (Joaquim de Almeida) e de sua agitada chegada em uma cidadezinha balneária, a vila de Periperi, situada nas proximidades de um grande município portuário. Já maduro, este pitoresco forasteiro vem para ficar, buscando repouso depois de uma longa vida de aventuras por todos os mares do globo.
O charmoso navegante conquista rapidamente a simpatia e admiração dos moradores. Os homens se reúnem ao seu redor para ouvir histórias do mar e as mulheres suspiram por sua figura romântica. O que não demora a suscitar o despeito de alguns invejosos, em especial do fiscal Chico Pacheco, até então o cidadão mais admirado do local.
Baseado no romance Os Velhos Marinheiros,do grande escritor Jorge Amado

10- Benjamim

[youtube id="Tj6TPLXGL_4" width="600" height="350"]

Baseado no livro Benjamin de Chico Buarque de Hollanda, Benjamim conta a história de uma paixão perigosa em dois tempos, separados por um lapso de 30 anos. Ao conhecer a jovem Ariela Masé, de espantosa semelhança com o grande amor de seu passado, o veterano e esquecido modelo publicitário Benjamim Zambraia revive as delícias e horrores da paixão. A “reencarnação” da sua amada Castana Beatriz tem algo mais a lhe oferecer: um acerto de contas com a sua própria consciência.

Curtiu a lista? Ficou interessado em ler algum livro ou assistir algum desses filmes?

Você reparou quanto filme brasileiro tem nessa lista? Pois é… está na hora de reparar um pouquinho mais no cinema nacional, não acha?

You Might Also Like

Publicidade

2 Comments

  • Reply Liziane Goulart 21 de maio de 2013 at 15:30

    Gente eu vi o filme Tão forte e tão perto e amei a mensagem que o filme deixa e agora quero ver se consigo o livro, acredito que deve ser maravilhoso como o filme.
    Bjs

  • Reply Larissa 27 de maio de 2013 at 20:32

    de tooooooodos esses, só conhecia dois: Os Famosos e os Duendes da Morte, e Tão Forte e Tão Perto, e já sabia que eram adaptados de livros. Só assisti mesmo o primeiro, e não gostei o bastante pra querer ler o livro. O outro dizem que é lindo, tanto filme quanto livro. Um dia descubro =P

  • Leave a Reply