Top5

[Top26] Livros presentes em listas de Top 100

Revistas, sites, escritores, blogs… Todos escrevem suas próprias listas de livros. Sejam top 5, 10 ou 1000, você vai encontrar uma monstruosa variedade.

Mas e se a gente juntar várias listas de top 100, quais serão os elementos mais populares?

E é exatamente isso que a gente pode encontrar na biblioteca digital Scribd.

Foram reunidas 11 listas de Top 100 livros, as referências foram devidamente cruzadas e chegamos a um Top 26 dos livros que mais aparecem nessas listas.

Primeiro, vamos conhecer quais foram as 11 listas verificadas:

From zero to well-read in 100 books – BookRiot.com

ALL-TIME 100 Novels – Revista Time

The 100 Greatest American Novels, 1893 – 1993 – BookRiot.com

100 Greatest Novels Ever – Entertainment Weekly

100 Favorite Novels of Librarians – Goodreads

100 Best Novels (Board’s List) – Modern Library

100 Best Novels (Reader’s List) – Modern Library

100 Best Novels – Radcliffe’s Rival

Top 100 Literary Novels of All Times – Goodreads

Top 100 Works in World Literature – The Greatest Books

Reddit’s Favorite Books – Reddit

————————————————————

E agora, os grandes campeões!

1. Ardil-22 de Joseph Heller – (10/11 Listas)

ardil 22

O romance traz uma narrativa satírica e histórica e apresenta o designado Ardil 22 (expressão cunhada pelo autor) que se traduz em uma situação paradoxal em que uma pessoal não pode evitar um problema por causa de restrições ou regras contraditórias.

2. Lolita de Vladimir Nabokov – (10/11 Listas)

lolita

A narrativa polêmica apresenta o amor obsessivo de Humbert, um intelectual de meia idade, por Dolores Haze, a Lolita, uma garota de 12 anos.

3. O Grande Gatsby de F. Scott Fitzgerald – (10/11 Listas)

gatsby_1

Em 2013, Gatsby ganhou mais uma filme, dessa vez estrelado por Leonardo DiCaprio. O Grande Gatsby é considerando por muitos como o romance americano definitivo sobre a era do Jazz.

4. Homem Invisível de Ralph Ellison – (9/11 Listas)

download

Em uma narrativa recheada de elemento irônicos e burlescos, Ellison traz uma metáfora para sobre a situação do negro nos Estados Unidos racistas da década de 50.

5. Matadouro-5 de Kurt Vonnegut – (9/11 Listas)

matadouro5

Um dos maiores romances anti-gerra, Matadouro-5 traz uma crítica social narrada de maneira peculiar e extremamente criativa.

6. O Apanhador no Campo de Centeio de J.D. Salinger – (9/11 Listas)

o-apanhador-no-campo-de-centeio

Conhecemos as experiência de Holden Caufield, um jovem de 16 anos, em um fim de semana na sua vida. A maneira como ele descreve suas emoções, pensamentos e idéias tipicamente adolescentes marcaram toda uma geração e, sem sombra de dúvida, ficou para a posteridade.

7. O Som e a Fúria de William Faulkner – (9/11 Listas)

download (1)

Narra a agonia de uma família da velha aristocracia do sul dos Estados Unidos entre os anos de 1910 e 1928.

8. 1984 de George Orwell – (8/11 Listas)

orwell1

A clássica distopia de Eric Arthur Blair, mais conhecido por seu pseudônimo George Orwell, narra o funcionamento da engrenagem totalitária de uma sociedade completamente controlada pelo Estado.

9. Amada de Toni Morrison – (8/11 Listas)

amada+toni+morrison+sao+paulo+sp+brasil__2F623D_1

Essa história, vencedora do Pulitzer de 1988, conta a saga de uma família de ex-escravos, nos anos que se seguiram a Guerra Civil, nos Estados Unidos.

10. As Vinhas da Ira de John Steinbeck – (8/11 Listas)

As-Vinhas-da-Ira

Obra que rendeu a Steinbeck o Prêmio Nobel de Literatura em 1962. Conta a história de uma família que abandona as terras onde viviam a gerações por causa de uma grande seca.

11. O Sol é para Todos de Harper Lee – (8/11 Listas)

1016554-250x250

A história de duas crianças no sul dos Estados Unidos durante a Grande Depressão da década de 30 e o seu contato com uma sociedade conservadora e racista.

12. O Sol Também se Levanta de Ernest Hemingway – (7/11 Listas)

O_SOL_TAMBEM_SE_LEVANTA_1231211182P

Narra os conflitos e frustrações de americanos e ingleses vivendo em Paris após a Primeira Guerra Mundial.

13. Uma Tragédia Americana de Theodore Dreiser – (6/11 Listas)

bigPhoto_0

Escrito em 1925, a obra narra a odisseia de um jovem humilde que busca a ascensão social em uma síntese da filosofia do mundo contemporâneo: vencer na vida independente do preço moral da vitória.

14. A Revolta de Atlas de Ayn Rand – (6/11 Listas)

download

Em um cenário desolador em que a intervenção estatal se sobrepõe a qualquer iniciativa privada de reerguer a decadente economia, os principais líderes da indústria, do empresariado, das ciências e das artes começam a sumir sem deixar pistas. Com medidas arbitrárias e leis manipuladas, o Estado logo se apossa de suas propriedades e invenções, mas não é capaz de manter a lucratividade de seus negócios. Mas a greve de cérebros motivada por um Estado improdutivo à beira da ruína vai cobrar um preço muito alto. E é o homem – e toda a sociedade – quem irá pagar.

15. Admirável Mundo Novo de Alduos Huxley – (6/11 Lisats)

download (1)

Narra um hipotético futuro onde as pessoas são pré-condicionadas biologicamente e condicionadas psicologicamente a viverem em harmonia com as leis e regras sociais, dentro de uma sociedade organizada por castas.

16. E o Vento Levou de Margaret Mitchell – (6/11 Listas)

download (2)

A épica saga de Scarlett O’Hara e Rhett Buttler em meio a guerra civil americana até hoje é lembrado como um dos maiores clássicos da literatura. As personalidades complexas, as situações extremas e a determinação de um ser humano que é capaz de fazer o que for necessário para sobreviver.

17. Os Filhos da Meia-Noite de Salman Rushdie – (6/11 Listas)

1011983-250x250

Quem conhece a história de Rushdie imaginaria que seu livro Versos Satânicos é que deveria entrar nessa lista, afinal, por essa obra ele foi ameaçado de morte pelo Aiatolá Komeini que colocou um preço milionário na sua cabeça e teve que ser colocado sob o serviço de proteção a testemunha pelo serviço secreto britânico por anos.

O livro conta, na estilo de realismo fantástico pelo qual Rushdie é conhecido, a história de Salim Sinai, que nasce na Índia na virada da meia noite no dia em que seu país se torna independente. E através dos seus olhos vemos sua vida entrelaçada a história do seu país.

18. Minha Ántonia de Willa Cather – (6/11 Listas)

Minha-Ántonia

Narrativa que mostra com nitidez o período da colonização americana.

19. On the Road (Pé na Estrada) de Jack Kerouac – (6/11 Listas)

on the road - pe na estrada_m

Esta obra misturou reflexão, ambiente, emoção e ação em uma viagem que influenciou movimentos de arte de vanguarda e o comportamento de toda uma geração na metade do século XX.

20. As Aventuras de Huckleberry Finn de Mark Twain – (6/11 Listas)

Huck GRçFICA

Narra as aventuras de Huck Finn e seu amigo Tom Sawyer descendo o Rio Mississipi em uma balsa.

21. O Coração é um Caçador Solitário de Carson Mccullers – (6/11 Listas)

1112131-250x250

Numa cidadezinha do sul dos Estados Unidos, no final dos anos 1930, os efeitos da Grande Depressão ainda se fazem sentir.  O centro da narrativa, em que cada capítulo assume o ponto de vista de um personagem, é o mudo John Singer, um homem triste e solitário, que por sua serenidade enigmática é visto como um santo pela comunidade.

22. O Guia do Mochileiro das Galáxias de Douglas Adams – (6/11 Listas)

Oguiadomochileirodasgalaxias

Conta as aventuras espaciais do inglês Arthur Dent e de seu amigo Ford Prefect. A dupla escapa da destruição da Terra pegando carona numa nave alienígena, graças aos conhecimentos de Prefect, um E.T. que vivia disfarçado de ator desempregado enquanto fazia pesquisa de campo para a nova edição do Guia do Mochileiro das Galáxias, o melhor guia de viagens interplanetário.

23. O Trópico de Câncer por Henry Miller – (6/11 Listas)

tropico-de-cancer

Sem obedecer a uma sequência linear, o romance se estende pelos bulevares de Paris, entra em suas pensões baratas, se embebeda nos cafés ordinários, convive com uma multidão de artistas e intelectuais igualmente desenraizados e sem dinheiro, dorme com prostitutas e mulheres solitárias. É o resultado literário da experiência do autor, um confronto direto entre o vigoroso individualismo de Miller e o mundo caótico e ameaçador do entreguerras.

24. De Olhos Pousados em Deus de Zora Neale Hurston – (6/11 Listas)

9789898452696

Contada pela voz cativante de uma mulher que se recusa a viver na dor, na amargura ou no medo, esta obra apresenta-nos Janie Crawford, uma mulher negra de pensamentos e sentimentos profundos, que embarca numa demanda em busca do seu verdadeiro eu.

25. Rumo ao Farol de Virginia Woolf – (6/11 Listas)

download (3)

A tranquila Mrs Ramsay, o trágico mas ao mesmo tempo absurdo Mr Ramsay, juntamente com os seus filhos e vários convidados, encontram-se de férias na Ilha de Skye. A partir da expectativa da visita ao farol, Virginia Woolf constrói uma narrativa comovente sobre as complexas tensões e fidelidades existentes numa família.

26. Ulisses de James Joyce – (6/11 Lists)

download (4)

Adaptação da Odisseia de Homero condensando a viagem em 24 horas entre os dias 15 e 16 de junho de 1904.

Muitos outros livros aparecem em mais de uma lista como O senhor dos Anéis de JRR Tolkien, Orgulho e Preconceito de Jane Austen, Cem Anos de Solidão de Gabriel García Márques e A Dança da Morte de Stephen King aparecem em 5 das 11 listas.  Dom Quixote de Miguel de Cervantes, O Hobbit de JRR Tolkien e Irmãos Karamazov de Dostoievski aparecem 4 vezes cada. Frankenstein de Mary Shelley, a série Harry Potter de JK Rowling, Madame Bouvary de Gustave Flaubert e O Pequeno Príncipe de Antoine de Saint-Exupéry estão entre os livros que aparecem em 3 das 11 listas.

O Nome da Rosa de Umberto Eco e Watchmen, a HQ de Alan Moore, aparecem entre as obras que constam em 2 listas. Livros como Uma Breve História do Tempo de Stephen Hawking, a série Crônicas de Gelo e Fogo de George Martin e Eu, Robô de Isaac Asimov aparecem em apenas 1 lista.

E você? Já leu quais da lista?

* Algumas sinopses foram retiradas do Skoob, Wikipedia e sites de editoras.

You Might Also Like

No Comments

    Leave a Reply

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.