Top5

[Top5] O que escrever de dedicatória em um livro para dar de presente?

8 de julho de 2013
pausa

Quando recebi essa pergunta por email eu fiquei realmente pensativa, afinal… o que se deve escrever na dedicatória de um livro?

Eu presenteio todo mundo com livros e confesso que muitas vezes não sei o que escrever afinal, nem todos gostam de receber um livro “riscado”. Eu muitas vezes já fiz dedicatórias em post it com medo das pessoas não gostarem.

Resumindo, a dúvida é grande. Então resumi em 5 ideias básicas o que se pode escrever em suas dedicatórias e deixar seus livros ainda mais especial para a pessoa que irá receber!

—————————————————–

1. Sem erros!
Se você tem medo de errar, treine antes, pense bem no que quer escrever, assim não corre o risco de ter rabiscos no meio da dedicatória. Você também pode optar por escrever em post it ou em papeis decoradinhos de carta e “colar”, “anexar” no livro.

2. Contexto!
Você já leu ou conhece a história do livro que vai dar de presente? Que tal incorporar a história no meio da  dedicatória e deixar a pessoa curiosa para ler o livro e entender o que você quis dizer? Comparar com algum personagem, citar alguma página ou situação. Use sua criatividade e aproveite.

3. Desenhos!
Vale lembrar que nem todo mundo é uma ameba nos desenhos como eu, e essa pode ser uma alternativa muito fofa na hora que as palavras faltam. Que tal fazer um desenho muito fofo com um “com amor” e a data?

4. Simplicidade!
Não precisa escrever um livro. Não é o tamanho da dedicatória que mostra o quanto ela é importante. Um exemplo é a dedicatória que tenho de um amigo meu no meu exemplar de “Fortaleza Digital”. A data e o seu nome vem acompanhados da frase: “lembre-se de mim, em cada página desse livro”. Precisa de mais alguma coisa? Não.

5. Seja Lembrado!
A dedicatória é feita para que o livro ligue as duas pessoas, para que ao pegar para ler a pessoa sinta-se em casa, lembre-se de quem deu para ela aquele livro e volte no momento em que ganhou o presente.
É para lembrar quando sentir saudades, voltar na estante e achar o livro só para olhar a letra da pessoa querida.
Então, deixe escrito aquilo que seu coração quer realmente dizer naquela hora, pode ser uma “simples dedicatória” para qualquer um, mas pode ter certeza que para a pessoa que está lendo, a pessoa para qual você escreveu aquelas poucas ( ou muitas) palavras, aquilo pode ser o ato mais lindo que ela já viu na vida.

——————————————–

E agora, minhas dicas ajudaram vocês? Recomendo a página Eu te Dedico no facebook para se inspirar!

You Might Also Like

Publicidade

5 Comments

  • Reply Tamyres Bulcão 30 de setembro de 2013 at 23:59

    Me ajudou MUITO!.. MUITO Obrigada :D

  • Reply Raquel Moritz 4 de fevereiro de 2014 at 10:23

    Geralmente coloco uma frase do livro, dificilmente presenteio com algo que não li, a não ser que seja um livro que a pessoa REALMENTE QUEIRA. :)

    Boas dicas!

  • Reply Juliana Souza 5 de fevereiro de 2014 at 18:45

    Gostei bastante das dicas, pois me ajudaram muito na hora de fazer a dedicatória.

    Obrigada.

  • Reply Arielen Raihane 11 de junho de 2014 at 16:57

    Me ajudou bastante :*

  • Leave a Reply