Acompanhe no youtube
inscreva-se
[Top5] Profissões ideais para amantes de livros que querem trabalhar em editoras!

[Top5] Profissões ideais para amantes de livros que querem trabalhar em editoras!

[Top5] Profissões ideais para amantes de livros que querem trabalhar em editoras!

Todo amante de livros já sonhou em trabalhar em uma editora, eu mesmo queria ter uma, mas sabe como é a vida. Me contento com o Pausa por enquanto, que já me dá muito trabalho.
Então selecionei 5 profissões que podem te ajudar a trabalhar em uma editora caso você queira.

1. Revisor

Um  trabalho essencial, e quem escreve sabe a diferença que faz o trabalho de um revisor. Afinal ele não é apenas responsável por corrigir erros de escrita, o trabalho do revisor é “conferir-lhe correção, clareza, concisão e harmonia, agregando valor ao texto” Fonte^: Wikipedia

Para quem gosta de ler e ler muuuuito, essa é uma ótima escolha.

sem_limites_2011_f_003

2. Tradutor.

Inglês, Espanhol, Italiano, Francês… seja qual língua você esteja procurando estudar, com certeza ela pode ser útil aqui. As editoras brasileiras publicam livros dos mais diversos países do mundo, e claro, nem todos sabem ler em mandarim. A tradução é essencial para o trabalho de inovação para uma editora.

 

3. Social Media.

Pode parecer que não, mas o Social Media hoje é uma parte muito importante dentro das editoras, e se você costuma seguir algumas editoras em redes sociais sabe qual é diferença de tratamento com os leitores nessas redes quando se tem uma equipe bem estruturada.
Essa é a minha profissão, posso estar até puxando um pouco o saco, mas é algo que realmente pode acabar com a imagem de uma empresa quando o trabalho é mal feito. Por isso, se pensar em ir para esse lado, lembre-se que é uma responsabilidade grande também.

social-media-advice1-e1351659507304

4. Design.

Capas maravilhosas fazem toda a diferença. Um design muitas vezes vende mais livros que um autor, pense nisso, capriche no portfólio e corra atrás das editoras!

5. Marketing e Vendas.

Uma estratégia de vendas é essencial para o resultado do faturamento no final do mês. Esse trabalho é cheio de estratégias, estatísticas e pesquisas. É necessário uma grande visão de mercado e um conhecimento grande do publico alvo com  quem você está trabalhando.

images

—————————-

 Essas são as minhas dicas e sugestões, vocês se interessaram por algumas? Já pensaram em ou estão estudando para trabalhar em algumas dessas áreas?

21 Comments

  • 4 anos ago

    A de revisor com certeza é a minha cara! Detesto erros de português :p

  • 4 anos ago

    Todas são importantíssimas e interessantes, mas acho que revisor foi a que mais me atraiu, não sei se eu daria certo com ela, mas na brincadeira, é a que mais se encaixa comigo, porque eu leio muito, e é muito mesmo. Eu acho que para leitores apaixonados, trabalhar em editoras é o sonho de qualquer um de nós, quem não quer ajudar no processo de criação do produto que tanto amamos, depois olhar pra ele e pensar: “Nossa, nem acredito que eu ajudei a fazer isso!”, o orgulho que a pessoa sente deve ser imenso, eu gostaria de me sentir assim!

    Beijos Anna, e ah, eu me rendi ao blog, o visitava pouquinho, agora todos os dias eu abro, admiro seu trabalho chuchu!

    • 4 anos ago

      Eu ainda sonho em ir pra rede social de alguma editora, quem sabe?
      Ah meu bem *-* Muito obrigada, tão bom ver você por aqui sempre *o*

  • Gabriella Alvim
    4 anos ago

    Dizer que sou apaixonada por capas de livros (bem feitas, claro) é pouco. Já estava pensando em fazer Design há um tempão, então quem sabe né…..

  • 4 anos ago

    Ei! No Design não é só a capa, mas também a diagramação!
    (a exemplo, a editora Novo Conceito: sempre elogiada pela diagramação de seus livros!)

    É o povo fissurado no Indesign (como eu) rsrs

    Tem uma opção mais “bombril” nisso tudo: Assistente Editorial. Nessa função, meio que se faz tudo:
    – diagramação;
    – editoração – ou seja, passar para o arquivo digital a revisão feita por outra pessoa, além de consertar erros como “órfãs” e “viúvas” (aquele linha solitário no início da página seguinte, ou iniciada na anterior), prestar atenção no espaçamento entre linhas e entre palavras, corrigir a hifenização automática (que vira e mexe corta a palavra de forma errônea), etc;
    – responsável pelo aceite/rejeite – o revisor revisa a obra (que redundância!); o Assistente, nesse caso, precisa conferir cada marcação feita pelo revisor, decidindo por aceitá-la ou não (acreditem, tem revisor que quer reescrever trechos do livro, modificando até mesmo seu sentido original).
    – Revisor geral – aqui não é uma revisão do texto em si, mas dos detalhes editoriais: a formatação está boa? Se há figuras com legendas, elas estão padronizadas? Os títulos e subtítulos estão padronizados (Ex: Só a primeira palavra do título começa em maiúscula, ou todas as palavras? E todos os títulos estão dessa forma?).

    Bem, eu fui Assistente Editorial, e posso dizer: é uma loucura! Além dessas funções básicas, há as gerais, típicas de gerenciamento administrativo: acompanhar prazos dados aos revisores, gráficas, etc; realizar cobrança dos trabalhos; manter as planilhas de andamento dos livros atualizadas…

    Ainda assim, é maravilhoso trabalhar com livros, isso eu posso garantir =)

  • Loisse
    4 anos ago

    Ótima matéria, Ana. Sabe me dizer como anda o mercado de trabalho para esta área? Fiquei super interessada. Vou, inclusive, buscar mais informações sobre o assunto.
    (adoro seu blog!) 😉

    • 4 anos ago

      Oi Loisse, acho que ele é um pouco concorrido, mas como disse eu ACHO, é difícil ter dados concretos pq não trabalho dentro de uma editora. Mas se você é de SP ou do RIO onde fica as grandes editoras oportunidades para pessoas capacitadas não devem faltar.
      Fico feliz que goste do blog *-*
      Muito bom ver os leitores por aqui! <3

  • Ana Carolina da Silva
    3 anos ago

    Olá Anna! Bem, eu comecei a visitar seu Blog recentemente, mas já estou amando suas matérias! Parabéns!
    Eu sou bem jovem, mas meio maníaca em planejar o futuro, como se eu devesse escolher minha faculdade amanha! Haha
    Eu sou uma leitora voraz e sempre carrego um livro na bolsa (ou mochila) sem falar que sempre odiei erros de português! Por isso, dessas carreiras listadas no seu post, a que mais me encaixo é na correção, mas pelos comentários, parece que é também a que interessa a maioria! Mas quem sabe? Beijos

    • 3 anos ago

      Ainda pretendo fazer mais posts sobre isso, afinal tem muitas outras opções! Espero que te ajude a escolher 😉

  • jade
    3 anos ago

    Design com certeza!A capa de um livro fala tudo é a primeira coisa vista por todos e eu sempre amei as capas dos livros.

  • Poliane
    3 anos ago

    Olá, eu amo amo let. Se eu pudesse nao faria mais nada, so ler o dia e a noite toda.
    Porém nao me encaixei em revisor. Talvez disigne de capa. Mas o que eu desejo saber é se tem profissão para leitor tipo: resenhista, ou qualquer coisa que precise contar a história do livro.
    Sabe me informar?
    Obrigada
    Ah! Minha linha de leitura é auto ajuda e desenvolvimento pessoal.

  • Daniele
    3 anos ago

    Ameeei a matéria *-*

    Você sabe me informar em que departamento é a pessoal responsável por caçar os autores ?

    • Daniele
      3 anos ago

      Você sabe me informar em que departamento responsável por caçar os autores ?

      • 3 anos ago

        Pelo que eu sei, quem “caça” os autores é o editor dentro da editora ou os agentes literários

  • thais lima
    2 anos ago

    oi Anna, meu nome é thais e a uns exatos 10 minutos atras tava pensando em que profissão eu poderia trabalhar já que sou uma devoradora de livros…vim da umas pesquisadas na internet e logo de cara encontrei uma PAUSA PARA UM CAFÉ !!rsrs
    adorei as dicas!! e se vc tiver qualquer dica que seja sobre bons livros pode mandar pro meu email..obrigado!!

  • Monalisa
    2 anos ago

    Oi Anna. Tudo bem? Adorei esse post sobre as profissões para quem ama livros, me identifiquei muito com todas, mas infelizmente não é isso que faço hoje como meu ganha pão. Eu sou formada em Medicina Veterinária e me encontro hoje em dia muito frustrada com a profissão e considerando seriamente em mudar de área. Gostaria de saber de você, de acordo com a sua experiencia no ramo, se existe algum nicho de trabalho em alguma área das citadas por você que abre espaço para profissionais que não são necessariamente formados em letras ou editoriação, ou se você me aconselha a fazer outra faculdade e só então tentar entrar neste mercado. Eu adoro a Veterinária, mas não me vejo fazendo isso para o resto da vida, não me faz feliz por completo. Agradeço a atenção.

  • Michelle
    2 anos ago

    Olá, Boa tarde. Sou vendedora interna de uma Gráfica que imprimi diversos tipos de livros. Mas sou louca para trabalhar em uma editora, nem se for pra ser recepcionista, vendedora, adm, qualquer coisa. Como eu faço? rs

  • 2 anos ago

    Excelente postagem Anna!
    Estou justamente fazendo umas pesquisas aqui e seu post foi de grande ajuda!!

    Beijinhos

  • Verônica Toledo
    1 ano ago

    Oii adorei as propostas , mas queria saber o que você acha da faculdade de produção editorial(editoração), hoje os editores ainda são procurados ? eu penso em seguir nesta área mas tenho alguns receios …

  • Fernanda
    6 meses ago

    No caso a editora é responsável em traduzir as palavras nos livros que são de outra língua? Ela tem por obrigação a isso?

Leave a Comment

Leave A Comment Your email address will not be published

CRÔNICAS

sonhei com você.

Acordei hoje com um sorriso amargo. Sonhar com você está sempre repleto de dualidade, ao mesmo tempo que gosto daquela sensação de proximidade, fico triste pela saudade que bate mais forte depois de uma noite inteira sonhando com você.

Read More