Acompanhe no youtube
inscreva-se
VIAGEM NA LITERATURA: FEVEREIRO – Argentina

VIAGEM NA LITERATURA: FEVEREIRO – Argentina

VIAGEM NA LITERATURA: FEVEREIRO – Argentina

Se você acompanha o blog com frequência, já sabe que nós e o Universo dos Leitores estamos com um projeto em conjunto. Se quiser conhecer mais, clique aqui e leia o post sobre o projeto.

O mês de Fevereiro de 2016 foi reservado para um país com uma literatura muito rica. Então Fevereiro é o mês da LITERATURA ARGENTINA! Então sinta-se a vontade para aproveitar o mês lendo Nobel, clássicos e contemporâneos. Aqui tem de tudo!

AUTOR REPRESENTANTE DO MÊS: Jorge Luis Borges

Para falar de literatura argentina é sempre difícil escolher apenas UM escritor. Poderia ter escolhido Cortázar, Bioy Casares ou outros vários autores, mas não teve como. Borges era a escolha certa!

Jorge Francisco Isidoro Luis Borges Acevedo nasceu em Buenos Aires, em 24 de agosto de 1899, e faleceu em Genebra, em 14 de junho de 1986. Antes de falar espanhol, aprendeu com a avó paterna a língua inglesa, idioma em que fez suas primeiras leituras. Em 1914 foi com a família para a Suíça, onde completou os estudos secundários. Em 1919, nova mudança – agora para a Espanha. Lá, ligou-se ao movimento de vanguarda literária do ultraísmo. De volta à Argentina, publicou três livros de poesia na década de 1920 e, a partir da década seguinte, os contos que lhe dariam fama universal, quase sempre na revista Sur, que também editaria seus livros de ficção. Funcionário da Biblioteca Municipal Miguel Cané a partir de 1937, dela foi afastado em 1946 por Perón. Em 1955 seria nomeado diretor da Biblioteca Nacional. Em 1956, quando passou a lecionar literatura inglesa e americana na Universidade de Buenos Aires, os oftalmologistas já o tinham proibido de ler e escrever. Era a cegueira, que se instalava como um lento crepúsculo. Seu imenso reconhecimento internacional começou em 1961, quando recebeu, junto com Samuel Beckett, o prêmio Formentor dos International Publishers – o primeiro de uma longa série.

Nossas sugestões de autores: 

Victoria Ocampo | Manuel Puig | Alfonsina Storni | Julio Cortázar Juan José SaerAdolfo Bioy Casares | Ricardo Piglia |

Textos indicados:

10 LIVROS DE ESCRITORES ARGENTINOS QUE VOCÊ PRECISA LER

Argentina, país de leitores e grandes escritores

5 Livros essenciais da literatura argentina

A literatura argentina e as editoras independentes

Quando escolher seu livro ou fizer postagens sobre a sua leitura no projeto, marque com a Hashtag: #ViagemNaLiteratura

Aproveite para nos seguir nas redes sociais!
Facebook ☁ Instagram ☁ Twitter ☁ Tumblr ☁ Google +  ☁ Pinterest ☁ Youtube  Blogvin ☁ Flickr

Relacionados

7 Comments

Leave a Comment

Leave A Comment Your email address will not be published

CRÔNICAS

sonhei com você.

Acordei hoje com um sorriso amargo. Sonhar com você está sempre repleto de dualidade, ao mesmo tempo que gosto daquela sensação de proximidade, fico triste pela saudade que bate mais forte depois de uma noite inteira sonhando com você.

Read More