📚 Quem é F.Scott Fitzgerald? - Conheça o autor - Seu site sobre Literatura e RPG

Vídeos Segunda, Quarta e Sexta.   SE INSCREVA

Search

📚 Quem é F.Scott Fitzgerald? – Conheça o autor

Anúncios

Os anos 20 do século XX, nos Estados Unidos, na cultura mundial, são conhecidos como “os loucos anos 20”, do inglês the roaring twenties. Um período de prosperidade econômica e cultural do mundo ocidental.

O nascimento do Jazz, da moda melindrosa e do estilo Art Deco marcam a evolução da sociedade pós século XIX, ao mesmo tempo que a primeira guerra mundial, a gripe espanhola e o surgimento do fascismo criam um espelho sujo para uma sociedade visualmente perfeita. É nesse espaço de tempo que as obras de F. Scott Fitzgerald se encaixam.

Anúncios

◆ COMPRE OS LIVROS DA #fscottfitzgerald : https://amzn.to/3g6ItHC
◆ CONFIRA OUTRAS BIOGRAFIAS: https://youtube.com/playlist?list=PLyAKSG6vDPKSkbNKYpg6CA1uIMxsSJYzi

Francis Scott Key Fitzgerald nasceu em Saint Paul, no estado do Minnesota, nos Estados Unidos no ano de 1896. Durante sua carreira, Fitzgerald publicou romances, contos e poesias.

Sua escrita reflete diretamente a alta sociedade da época, com luxos, riquezas e os problemas que tais coisas trazem. Seu romance de maior sucesso com o público é O Grande Gatsby, lançado em 1925, mas sua primeira publicação ocorreu três anos antes, estreando com a obra Este Lado do Paraíso.

Anúncios

Ao longo dos anos, suas histórias acompanharam a evolução da sociedade, mantendo as críticas à superficialidade das pessoas da alta sociedade e a busca pela realização do chamado sonho americano.

Apesar de conseguir a fama e sucesso entre o público, Fitzgerald só teve o reconhecimento da crítica após sua morte em 1940, passando a ser considerado com um dos maiores escritores estadunidenses do século XX.

Em seu início de carreira, após a primeira guerra, F. Scott Fitzgerald continuou um período na Europa, fazendo amizades com artistas modernistas que compunham o grupo chamada Geração Perdida. Composta por jovens-adultos, expatriados dos Estados Unidos, que sobreviveram à Grande Guerra e retornaram para suas casas sem perspectivas, traumatizados, desorientados, um dos autores que estão listados nesse grupo é Ernest Hemingway.

Anúncios

Sua vida foi marcada por tragédias pessoais em seu casamento e no vício com álcool que o levaria à morte em 1940. Apesar da vida trágica, suas obras são um verdadeiro retrato de uma sociedade adoecida e traumatizada pelos grandes eventos do início do século XX.

Sair da versão mobile