Ler é legal, ler é bom e todo mundo deveria ler, mas o mundo não é um mar de livros e apesar de que a maioria dos leitores do blog que estão lendo esse post não achem isso, muitas vezes nós somos muuuuuito chatos!
A verdade é dolorida, mas é verdade, nós nos prendemos tanto no nosso mundo que é difícil para a comunidade em geral conviver com leitores tão assíduos como nós. Então, com a ajuda da minha família e amigos que vivem reclamando de alguns pontos, eu resolvi dar 10 dicas para não se tornar um leitor chato e começar a perder amigos (hehehe). Vamos lá?
10 Dicas para não se tornar um leitor chato!
1. Sempre lembre que além de você, poucas pessoas pode ler tanto como você, fazer referências a livros em todos os momentos ou piadinhas pode incomodar a galerinha que não conhece e fica completamente perdida na brincadeira.
2. Não é só porque você gosta, que é bom! Lembre-se sempre disso antes de impor uma leitura à alguém.
3. Ler para as pessoas pode ser muito chato. Eu faço isso, eu confesso, se li algo fantástico quero ir correndo contar para alguém, mas o olhar de reprovação da minha mãe que diz “Eu não estou entendendo nada e o que tem de tão fantástico nisso” me ajudou a perceber que fora do contexto, muitas coisas não fazem sentido algum.
4. As pessoas querem sua companhia, pode parecer que não, mas você é legal. Então… deixar de lado os amigos, pais, filhos e qualquer outra coisa pelos livros, exageradamente, pode ser cansativo para quem está ao seu lado e em vez de gostar que você leia, as pessoas podem começar a criar ódio dos livros.
5. Obrigar as pessoas a entrar na livraria e passar horas lá dentro com você. Eu me assumo culpada aqui também, mas não obrigo mais ninguém a entrar na livraria comigo se não tiver absoluta certeza que a pessoa também vai curtir ver alguns livros. Afinal, a praça de alimentação pode ser mais legal para algumas pessoas.
6. Acredite, pessoas MARCAM O LIVRO COM A ORELHA, as pessoas COMEM ENQUANTO LEEM, as pessoas DOBRAM OS LIVROS, as pessoas TROCAM, VENDEM, DERRUBAM NO CHÃO… e isso é normal. Não recrimine os seres humanos por causa disso.
7. Citar clássicos é chato pra caramba. Ninguém quer saber se você leu Dostoievski. Acredite.
8. Outra verdade é que nem todo mundo quer ganhar livros de presente. As vezes uma flor ou uma cerveja é tudo o que eles querem.
9. Nem todo mundo prefere o livro em vez do filme, e muita, muita gente mesmo não tá nem ai para saber se é ou não uma adaptação literária.
10. É legal que todo mundo goste das mesmas coisas que você para poder conversar, mas brigar por causa de alguma série ou livro é chato e incomoda.
———————————————
E você, qual dica daria aos leitores do blog? Deixe nos comentários!
Muito legal a lista.
Vi a mim mesmo em muitas situações.
Parabéns.
Gostei kkkkkk
Faço o possível, mas vai saber…
Olá,tudo bem?
Eu gostei muito das dicas vou utiliza-las quando eu precisar.
Bjs!
http://pocketlibro.blogspot.com/
Nossa, eu já passei por chato muitas vezes. Mas por causa de filmes. Fazer alguma piadinha ou referência, e todo mundo calar a boca, e eu ficar rindo sozinho, de desajustado…
Eu acho que tudo tem limite sim, e é sempre bom conversar sobre assuntos que todos possam compartilhar, sempre dentro do contexto do grupo. Mas acredito também que todos devem se sentir bem do jeito que são, e não ficarem se culpando, achando que são esquisitos, por gostarem de algo diferente.
Acho bom todos terem suas diferenças, suas peculiaridades. Eu também fico fora de muitos assuntos, mas acho que o mais importante é sempre estar receptivo a ouvir sobre tudo, e aprender. O negócio é ter paciência, aceitar e se sentir bem por as coisas serem como são.
Adorei seu comentário Nicolas!
É bem isso mesmo. Saber entender as diferenças e no final rir de tudo o/
beijos!
Adorei as dicas, e a verdade é que nós somos chatos mesmo, ninguém pode nos culpar por tentar mudar o mundo, mas as vezes fazemos essas coisas sem querer, é um impulso, você quer que todos saibam o quanto aquele livro é incrível, o quanto aquela série é maravilhosa ou o quanto a narrativa daquele outro livro é arrastada, antigamente eu comentava essas coisas com minha mãe, mas acabei desistindo, ela me olha com aquela cara de quem não está entendendo nada e eu simplesmente sossego, o que fazer quando você não tem com quem conversar? Os leitores sofrem com isso, as vezes só precisamos conversar com alguém, desabafar, mas tudo relacionado a livros, quando eu termino um livro eu só quero debater com alguém, esse é o momento da dor…
Adorei a lista, vou tentar consertar meus modos rs’
Coitada das nossas mães né?
Minha mãe tem que ouvir tudo e tadinha, nunca entende nada.
Beijos flor!
Adorei a lista e sinceramente os itens 6 e 9 são os que eu recebo mais reclamações, pq doi em mim tanto quando alguém marca o livro com a orelha ou fala que o filme é melhor que já iniciei várias discussões por causa disso… Mas estou tentando melhoras e tentar me contorcer apenas internamente XP
Eu confesso que marco livro com a orelha ‘–‘ mas não dobro o livro, isso eu acho crime!
AI MEU DEEEEUS, é o post que eu estive esperando a minha vida inteira!! Sabe que até hoje eu só não criei um blog literário porque tenho muito medo mesmo de me tornar uma crítica chata? Claro, uma coisa não tem nada a ver com a outra, só acho que um blog ia despertar essa tendência em mim…
Eu conheço tanta, mas TANTA gente que acha o máximo ser ~o tipo certo de leitor~, quando na verdade eu só quero ler um livro infantil, uma comédia romântica, um clássico nacional, um romance do século passado, qualquer coisa que me dê vontade simplesmente porque deu. Parece tão difícil pra algumas pessoas entender isso… Ótimas dicas, vou passar adiante!
A-D-O-R-E-I seu comentário. Vamos ler livros infantis e ser felizes sem a ditadura da leitura padrão <3
Difícil seguir essa 6ª dica hein… hahah
rsrsrsrs Ok Ok… me sentindo culpada agora rsrsrrs Acho que desses dez eu pratico nove rsrsr Mas ok u.u vou me esforçar para ser uma leitora melhor i.i Menos quando eu estiver perto da minha tia porque que faço ela ficar com vontade de ler o mundo ;P
Anninha, e eu vou precisar avisar o resto do mundo ;P Vou compartilhar isso em rsrsr
Beijinhos,
Kimmy Gabrielli.
http://worldskimy.blogspot.com.br/
Meu esposo é que me aguenta… Eu fico lá falando e falando e ele só olha pra mim com a cara de `Eu nem sei o que ela ta falando, mas vou ficar aqui´rsrsrsrs
Eu posso postar no meu blog? eu coloco os créditos e o link para esse post, meu blog nem é grande nem nada… posso?
Ahhh o 6º item eu concordo, cada um tem os seus próprios hábitos de leitura, e é horrível quando a gente é criticada por isso.
Beijos
Claro que pode flor, fique a vontade 🙂
Obrigada!
😀
Hahaha Adorei! Identificação total xD
mas aprendi a moderar nas atitudes… O problema é que as críticas continuam na mente rsrs
(me contorço inteira quando vejo alguém usando a orelha do livro como marcador… Especialmente quando é livro grosso, acima de 400 páginas -.-‘)
Muito bom o texto. Me identifiquei muito com o número 5 porque faço isso com meu marido. Ele não lê nada e fica atrás de mim na livraria com aquela cara de: “vamos embora”. E eu gosto de olhar os livros, as promoções, os lançamentos…kkkkkk
Preciso mudar isso porque ele odeia entrar nas livrarias comigo.
Oi Anna! Adorei esse post haha Conheço muita gente que adora falar só de clássicos e se acham por isso. Eu, particularmente, gosto mais de fantasia e ficção científica e odeio gente que me recrimina por isso. Acho importante falar sobre isso, pois as pessoas se acham muito por que leem livros mais clássicos ou cults e isso me irrita um pouco.
Confesso que doeu saber a dura verdade da dica 6 HAHAHA Mas continua sendo verdade :/
Um beijo 🙂