Antes que você venha com cinco pedras na mão e comece a hackear toda a minha vida na internet, não. Não estou aqui para discutir a qualidade de Mr Robot, ou dizer que ela é ruim por capturar todas essas e outras referências. Estou aqui para mostrar que como já se dizia em Clube da Luta:
Everything’s a copy of a copy of a copy…
Dito isso vamos ao que importa. Como vocês já devem saber eu sou um pouco viciada na escrita do Palahniuk, já li quase todos os livros dele e tenho um carinho muito especial pelo autor. Então foi óbvio que enquanto assistia Mr. Robot, a associação foi instantânea, pois a série faz isso muito bem, ela busca referências em várias obras, não apenas em Clube da Luta. V de Vingança e Psicopata Americano também ganha destaque durante construção da série.
Muita gente se surpreendeu com Mr. Robot e eu acho interessante como muitos que se surpreendem não necessariamente conhecem as outras obras. Então como Clube da Luta mora no meu coração, nada mais justo que começar por ela!
1 – A trilha sonora:
Pode parecer apenas coincidência, mas não é. Where is my mind é uma música super importante para a trama de Fight Club e é lembrada até hoje pelo seu momento exato de extasie no filme. Em Mr. Robot também. Depois de uma grande revelação a música toca e faz você compreender que se não achava que a referência estava explicita, agora não tem como negar.
A partir daqui, talvez você possa considerar alguns pontos como spoilers, então tome cuidado.
2 – A Quebra da Quarta Parede
Em Clube da Luta temos o narrador conversando com a gente explicando quem é Tyler e como tudo aconteceu depois que se conheceram em um voo. Em Mr. Robot, temos Elliot conversando com um amigo imaginário que muitas vezes pensamos que somos nós, quando ele olha para a tela e nos encara, sabemos que ele sabe que nós também sabemos que naquele momento, somos sua imaginação.
3 – O clubinho.
Para realizar certas coisas, você precisa de uma equipe. Não se pode fazer tudo sozinho. Então você busca alguns perdidos assim como você que fariam de tudo para chegar ao seu objetivo. Infiltrar grandes empresas ou brigar com pessoas na rua. Você escolhe, mas Os monkeys de Clube da Luta e a F Society no fundo estão escondida em lugares escuros e se encontram sem que ninguém saiba.
Algumas vezes sonho em salvar o mundo. Salvar todos da mão invisível. A que nos marca com um crachá de empregado. A que nos força a trabalhar para eles. A que nos controla todos os dias sem nós sabermos disso. Mas não posso pará-la. Não sou tão especial. Sou um anônimo. Estou sozinho.
Nós somos os filhos do meio da história, sem propósito ou lugar. Não tivemos Grande Guerra, não tivemos Grande Depressão. Nossa grande guerra é a guerra espiritual, nossa grande depressão é a nossa vida. Fomos criados pela televisão para acreditar que um dia seríamos ricos, estrelas de cinema e da globo. Mas não seremos. E estamos aos poucos aprendendo isso. E estamos muito , muito revoltados. – Fight Club
4 – O caos leva a construção
Se você não entendeu a referência aqui, talvez você deva assistir novamente as duas obras. Enquanto em Mr. Robot a F Society planeja destruir a empresa a qual todos devem, em Clube da Luta, o projeto desordem e destruição planeja o caos com a explosão dos prédios de cartão de crédito, assim acabando com a dívida de todos. Apesar de Elliot ter motivos mais nobres e Tyler ser mais egoísta, as duas coisas são a mesma coisa no final: a crítica ao consumismo. A busca desenfreada para ter mais sempre. Sem se preocupar com as pessoas que são prejudicadas durante esse processo.
5 – e isso:
É claro que a série não se resume apenas a essas cinco referências, poderia falar sobre o trabalho, o café, o romance caótico e tantas outras coisas. Mas acho que com essas cinco conseguimos iniciar um diálogo sobre Mr. Robot trazer as referências para discutir os assuntos com a nova geração. É V, Fight Clube e American Psycho com tecnologia e uma nova legião de fãs.
Espero que Mr. Robot nos surpreenda muito e continue com essa conversa que Clube da Luta e tantas outras obras começaram.
Baci ;*
Aproveite para nos seguir nas redes sociais!
Facebook ? Instagram ? Twitter ? Tumblr ? Google + ? Pinterest ? Youtube ?Blogvin ? Flickr
Acredita que foi isso que me fez desistir da série no meio da primeira temporada? Tentei de novo terminar esses dias, por causa das indicações ao Emmy, mas depois de Clube da Luta <3 tudo fica meio previsível. :/ Ainda quero terminar porque falam super bem dela, mas o item 5 tirou meu interesse. 🙁
Reparei isso depois de terminar a primeira temporada de mr robot e reassistir clube da luta, mas não tinha me ligado de tudo antes. Mas tudo é muito igual, inclusive tu até pensa que a forma que ambos vão fazer a mesma coisa seria diferente, um com hack, outro com explosão, porém a ideia inicial em mr robot era justamente explodir a montanha. Eles tentam mudar o protagonista e tudo mais, mas até fisicamente o Rami Malek e o Edward Norton são parecidos, além daquela ”pequena sacada” de Tyrell e Tyler. Enfim, isso me fez gostar mais de mr robot, porque apesar disso a série é bem feita. Porém sempre vou amar mais ainda clube da luta e ahh, essa lista é só o começo eu espero.
Olá.
Acabei e assistir clube da luta, novamente, depois de muito tempo e fiquei chocado comigo mesmo em como consegui perceber referências deste filme na série Mr. Robot.
No começo achei que era apenas uma brisa minha, então fui pesquisar a relação na internet e encontrei este teu post.
Muito interessante esse ponto e vista e vendo com calma, creio que são claras as referências usadas em Mr. Robot de The Fight Club.
Bom post!
No meu caso foi ao contrário primeiro assisti mr robot (sou fã) e depois clube da luta e a associação é imediata. Anna vc parece a Velma do scooby-doo!
Eu ja tinha visto o clube da luta, mas foi a muito tempo, assisto mr robot desde o lançamento, quando eu fui ver esse filme(dnv) por acaso, fiquei espantado com as enormes referências entre o filme a série. Na ultima temporada, que lançou bem depois deste post, mostra as explosões aos prédios da E Corp, sendo mais uma referência sensacional ao final do filme Clube da Luta.
A quarta temporada ja tá sendo filmada, espero que lance ainda esse ano, pena que será a última ;-;
Achei que era so eu que tinha entendido a referência, então vim procurar na internet, estou na 2 temporada e espero que a serie não seja um simples plágio, mas algo que continuidade de forma indoreta uma obra tão bem feita que é clube da luta.
O final da série confirma perfeitamente essa assimilação entre ambas as obras. Não direi porque apenas para preservar aos que não assistiram de spoilers, mas achei fantástico o desfecho dado.
A crítica não é ao consumismo, a crítica é muito mais profunda: é ao capitalismo.