SOBRE O PROJETO
Na próxima quinta-feira, dia 1º de setembro, entra no ar a campanha de financiamento coletivo do jogo de RPG indie As Chaves da Torre, que trata sobre memórias, abandono e esquecimento.
A campanha de financiamento coletivo conta com brindes para os apoiadores que ingressarem nas primeiras vinte e quatro horas da campanha e possui apoios físicos e digitais, que comportam do livro de jogo e baralhos customizados utilizados para contar histórias, até produtos de luxo como um artbook, quadros impressos em fine art tamanho A2 e um kit de luxo com dados customizados, bolsa de lona e luva para os livros.
A campanha permite ainda que você faça parte do cenário com uma forma de apoio na qual você se torna um dos personagens ilustrados nas páginas do livro a partir de uma foto enviada para a equipe de produção.
A meta base pretendida pelos criadores é de R$14.800,00, e o valor médio de apoio, para
receber o jogo e suas ferramentas, tem o valor de R$160,00.
O projeto conta com diversas metas estendidas, sendo a primeira um aprimoramento no livro para que seja produzido com capa dura. Também conta com metas sociais alcançadas a partir do engajamento do público nas redes e que resulta em um ativismo junto à comunidade com doações de livros em formato físico e digital e até mesmo a doação do cabelo dos criadores do projeto para grupos de apoio no combate ao câncer.
AUTORES E REFERÊNCIAS
RPG criado em selo independente por Arthur de Andrade e Ramon Moure, As Chaves da Torre tem como inspiração obras de Neil Gaiman (Lugar Nenhum e Sandman), Susanna Clarke (Piranesi) e Blake Crouch (Recursão), mas especialmente dos melhores autores do Realismo Mágico, como Murilo Rubião (O Ex-Mágico), Gabriel Garcia Marquez (Cem Anos de Solidão), Isabel Allende (A Casa dos Espíritos), Jorge Luis Borges (O Livro dos Seres Extraordinários) e Mariana Henriquez (Este é o Mar e Nossa Parte da Noite).
A AMBIENTAÇÃO
No jogo, os personagens serão Esquecidos, pessoas que deixaram de ser lembradas por amores, amigos e parentes, e entraram no Oblívio. Um domínio misterioso, meio onírico, regido pela Torre, entidade fantástica que controla e oprime os passos da humanidade, tomando posse de suas memórias. O cenário é construído em conjunto pelo Narrador e seus jogadores, utilizando elementos de narrativa compartilhada.
Todo o mundo fantástico e sua mitologia permeia a ideia de que suas memórias podem ter sido alteradas. Os personagens viajarão por labirintos liminares que servem de repositório para memórias manipuladas e ocultação das suas verdades e segredos, enquanto lidam com toda sorte de antagonistas como pesadelos urbanos, pessoas esvaziadas de motivações ou ideias egocêntricas que tomam vida para não permitir
serem esquecidas.
REGRAS – O SISTEMA MOSAICO
Foi desenvolvido para As Chaves da Torre um sistema de regras autoral com dados e cartas customizadas, inspiradas no tarô, para estabelecer as mecânicas de realização dos testes dos jogadores e compartilhamento da narrativa da história. Neste RPG, sucesso e falha tornam-se elementos que mantêm a trama sempre em movimento, inserindo novos componentes e colocando os protagonistas em teias intricadas de suspense e aventura.
DA PRODUÇÃO DO MATERIAL
As Chaves da Torre RPG passou por dois anos de testes e possui um fastplay e várias aventuras prontas que podem ser baixadas gratuitamente para teste pelo link: https://aschavesdatorre.itch.io.
O texto do livro já está pronto, revisado e editorado, e em fase final de diagramação, com expectativa de possuir cerca de 250 páginas inteiramente coloridas com ilustrações a cada folha.
Além disso, o livro possui uma modalidade digital em formato de acessibilidade, e mesmo sendo um jogo que utiliza de cartas e dados, permite que qualquer pessoa tenha uma experiência completa ao jogar.
A expectativa dos criadores é de que, finalizado o financiamento coletivo, já estejam com as metas estendidas que eventualmente forem alcançadas em andamento para em pouco tempo iniciar a produção gráfica e liberação do material para os apoiadores. A previsão de impressão do livro é março de 2023 e as entregas terão início em abril de 2023.
Para conhecer mais sobre a proposta do cenário, seu sistema e a influência da Torre,
acesse:
https://www.catarse.me/aschavesdatorrerpg
https://www.instagram.com/aschavesdatorrerpg