Menu
Literatura Nacional

Conheçam o projeto Cordel dos Sonhos

Este é um projeto para distribuição do livro Cordel dos Sonhos, um romance de literatura infanto-juvenil Escrito por Richard Diegues, com arrecadação de fundos por apoios no Catarse.me. Através dele o autor vai DOAR livros para CRIANÇAS de baixa renda com difícil acesso à literatura, entre 9 e 12 anos.  É claro que quem apoiar o projeto também poderá ter livros para as suas próprias crianças, mas a REAL meta é que os livros alcancem quem mais precisa e tem dificuldades para obtê-los. Os livros serão entregues diretamente pelo próprio autor a cada criança, durante eventos especiais com os futuros leitores e seus pais, no qual o autor vai autografar cada um dos livros e entregará olho no olho para cada uma das crianças. Parte dos livros irá para a rede de bibliotecas públicas, para acesso de outras crianças que não sejam diretamente alcançadas pelo projeto.

Os Apoiadores são pessoas engajadas com o projeto e com a cultura, que acreditam em sua validade como forma de contribuição social e literária, e auxiliarão no financiamento do projeto através de pequenas doações. Existem diversas formas de apoio e cada uma delas gera um tipo de recompensa pela sua participação, indo desde a identificação e realização pessoal com o apoio às crianças e à literatura, como créditos nos agradecimentos impressos dentro do livro, exemplares autografados, pôsteres, avisos de porta, indo até a exibição da logomarca de sua empresa na capa da obra.

Além da gratificação por ter investido no futuro das crianças e ter colaborado para a criação de uma geração de leitores, ao apoiar o Projeto Cordel dos Sonhos com qualquer valor, seu nome será impresso em todos os livros dessa tiragem especial, em uma das páginas de honra da obra dedicadas especialmente aos que acreditaram e incentivaram o projeto. Teremos oito tipos de colaboração, cada uma com um tipo diferente de recompensa

As Crianças serão selecionadas em escolas públicas, em regiões de baixa renda, onde ocorram maiores dificuldades no acesso à literatura. Haverá grande interação entre as crianças e o autor, visando estimular perguntas e curiosidade sobre o universo literário.

Richard Diegues é o Autor do livro, e atualmente mora na cidade de São Paulo. Publicou os livros Resvalamentos – a Chave dos Reinos (romance, 2012), Catrina e o Reino de Todos os Olhos (romance, 2011), Tempos de AlgóriA (romance, 2011), Cyber Brasiliana (romance, 2010),Sob a Luz do Abajur (contos, 2007) e Magia – Tomo I (romance, 1997), além de ser organizador e co-autor de dezenas de outros livros. Trabalha com eventos e palestras na área literária, atuando também como sócio-editor pela Tarja Editorial. Muito engajado em projetos sociais, já visitou inúmeras escolas e bibliotecas em palestras e eventos, sempre incentivando o hábito da leitura para as crianças e adolescentes.

Cordel dos Sonhos é o título do Livro, e foi emprestado ao projeto. É fruto de um longo trabalho onde o autor vem unindo a expressividade lúdica das ilustrações de Jeffrey Thompson, famoso ilustrador americano de livros infantis, com seu texto. A história foi concebida depois de um extenso estudo sobre as principais dificuldades que as crianças enfrentam na faixa dos 9 aos 12 anos de idade, que sempre se concentra na crise de identidade, e nos complexos de liberdade tolhida, geralmente representadas pelas negativas inerentes da educação nessa fase da vida. Também trata do processo de “divórcio velado”, recorrente principalmente nas camadas sociais menos privilegiadas economicamente. Geralmente os pais são vistos como “monstros” nessa fase, e essa analogia é feita durante toda a obra, onde a protagonista inicia uma “briga” com sua mãe, e depois se vê obrigada a trilhar todo um caminho até conseguir ser perdoada (e se perdoar). Esse viés é passado de forma discreta, mais por exemplos do que por palavras diretas, plantando esse conceito paulatinamente na mente das crianças. A história é de fantasia, ocorrendo em um Reino dos Sonhos (dentro de um universo ficcional que o autor já explorou em três outros romances, chamado Universo de Todos os Olhos), onde personagens conhecidos das crianças, tais como o Gato Cheshire, o Chapeleiro Maluco e o Coelho Branco (de Alice no País das Maravilhas), ou a baleia Moby Dick, e até mesmo criaturas folclóricas como sereias, vão passando pelo caminho da personagem em sua jornada. Todo o trabalho foi feito com uma grande diversidade de fontes gráficas (composição das letras), arranjos entre os textos e as imagens, e 100% das páginas ilustradas e trabalhadas com duas cores, visando uma maior identidade da parte das crianças. Também foi focada a arte do cordel, tanto nas gravuras como em partes determinadas do texto, que são escritas nesse estilo único e tão representativo da brasilidade. Poesia, prosa e rimas foram sendo mescladas dentro do livro, de forma a apresentar naturalmente aos leitores as diversas nuances da literatura e seus conceitos. O formato do livro físico também foi estudado pensando na assimilação das crianças, com o tamanho de 23cm x 21cm, miolo colorido em duas cores (para não perder a identidade do cordel, e ainda assim agregar um colorido especial); são 120 páginas, completamente ilustradas.

Para ter total interação com os apoiadores e leitores, foi criada uma página no Facebook (www.facebook.com/CordelDosSonhos) onde estão sendo postadas as fases do projeto, conforme seu andamento, e não esqueça de ver os canais de vídeos por lá, onde o autor mostrará a resposta das crianças ao livro, durante os eventos de entrega deles. Também temos o Twitter (www.twitter.com/CordelDosSonhos) para notas rápidas e atualizações.

Um sonho que se sonha só,
É só um sonho que se sonha só,
Mas sonho que se sonha junto,
É realidade!
Raul Seixas

[button color=”orange” size=”big” link=”http://catarse.me/pt/CordelDosSonhos” target=”blank” ]Apoie o projeto pelo catarse clicando aqui [/button]

About Author

Criadora do @pausaparaumcafe, social media, formada em marketing, rata de biblioteca, intolerante à lactose e a pessoas de mau humor.

No Comments

    Leave a Reply

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.