Extraordinárias: Mulheres que Revolucionaram o Brasil, Duda Porto e Aryane Cararo.

22 de fevereiro de 2018

Dandara, Maria Felipa, Pagu, Zuzu Angel, Chiquinha Gonzaga, Nise da Silveira, Carolina Maria de Jesus, Dona Ivone Lara, Antonieta de Barros, Maria Firmina…

Você reconhece esses nomes? E o que elas têm em comum?

No livro Extraordinárias: Mulheres que Revolucionaram o Brasil, Duda Porto e Aryane Cararo reúnem esses e mais outros nomes de mulheres incríveis que fizeram/fazem parte da nossa História.

Mas quem são elas? Sabe de que modo elas contribuíram para a História do Brasil?

São ao todo 44 mulheres, mães, guerreiras, escritoras, atrizes, cantoras, estilistas, engenheiras, etc. Mulheres que dedicaram suas vidas a lutar e buscar por seus ideais, mas que infelizmente, muitas não tiveram o reconhecimento que merecem.

A narrativa é simples, as autoras compilaram as histórias de cada uma delas e formaram uma espécie de mini biografia, enriquecendo o texto com notas e referências de tudo que é citado. O trabalho gráfico merece uma menção especial, pois além das autoras, ilustradoras mulheres trabalharam na composição do livro. São 9 artistas cada uma com um traço uma forma característica de expressar as retratadas.

Existem aos montes, histórias que enaltecem os grandes homens e que são de extrema importância sim, mas no país culturalmente patriarcal, um livro inteirinho que fala sobre mulheres reais e feito por mulheres é algo que não podemos deixar de compartilhar.

Muitas das mulheres dessa coletânea eu nunca tinha ouvido falar, e foi maravilhoso conhecer cada uma, porém ao mesmo tempo vejo o quão problemático isso é, no sentido de que a maioria delas foi esquecida e não tiveram o reconhecimento adequado. Saber e reconhecer a história delas é importante quando buscamos representatividade, pois muito do somos e conquistamos hoje é herança delas.

Se hoje a mulher negra entende e busca pelo seu espaço na sociedade ela deve a Dandara, a Maria Felipa, guerreiras negras e símbolos das lutas contra escravidão e independência. Se hoje a mulher homossexual grita pela sua liberdade sexual deve saber que Felipa de Souza, foi a primeira mulher assumir sua homossexualidade ainda no século XVI e que por isso foi condenada por “lesbianismo” e castigada ao açoite público. Se hoje temos orgulho das grandes escritoras, devemos saber que a Nordestina Maria Firmina dos Reis com seu romance de estreia, Ursula,  foi considerada a primeira obra do gênero. Se hoje buscamos educação de qualidade devemos muito a luta de Antonieta de Barros. Se hoje vemos mulheres atuando em áreas majoritariamente masculinas, como a Psiquiatria, por exemplo, devemos ao pioneirismo de Nise da Silveira. Se hoje, a tão negligenciada comunidade indígena resiste, deve-se muito a Sônia Guajajara. Se temos uma lei que nos resguarda da violência doméstica (embora essa seja uma problemática bem atual e recorrente), devemos a Maria da Penha.

Devemos a todas essas mulheres e muitas outras, um quinhão da História, pois a trajetória delas está intrinsecamente ligada à História do país.

“Passamos um recado: estamos e ficaremos em todos os espaços que nos foram negados.” (trecho do depoimento pessoal de Indianara Siqueira)

O livro é muito mais do que uma reunião de várias histórias sobre mulheres incríveis, ele dá ao leitor um novo ponto de vista sobre a História do Brasil. Um ponto de vista mais representativo e humanizado, e sobretudo, acessível.

Projeto lindo e inspirador, uma leitura engrandecedora para revisitar sempre!
Recomendadíssimo!!!!

{ Esse livro foi enviado pela editora Seguinte para resenha no blog. Em compromisso com o leitor, sempre informamos toda forma de publicidade realizada pelo blog 

Aproveite para nos seguir nas redes sociais!

Facebook Instagram Twitter Tumblr Google +  ? Pinterest Youtube  ?Blogvin Flickr

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Recipe Rating




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Like
Close
Copyright © 2021 Pausa Para um Café
Made with by Loft.Ocean. All rights reserved.
Close
Sair da versão mobile