Vídeos Segunda, Quarta e Sexta.   SE INSCREVA

Search

[Resenha] Livraria Limítrofe de Alfer Medeiros | @Estronho

 Que importância a literatura tem na sua vida? Ela está presente no seu dia a dia? O que significa para você? Quanto ela moldou do seu caráter e jeito de ser? Com certeza, as respostas a estas perguntas variam consideravelmente, de pessoa para pessoa. O hábito da leitura, e o prazer advindo dele, trazem resultados distintos para cada indivíduo, afinal o ser humano é único na sua maneira de julgar o que os sentidos captam e o que a mente retém. A Livraria Limítrofe é o lugar onde pessoas comuns vislumbram cenários e personagens palpáveis, criados através de suas mentes, colhendo fisicamente o que pela leitura foi plantado. Em cada capítulo, um visitante narra em primeira pessoa sua experiência nas dependências da livraria, cujas dimensões podem variar de um pequeno quadrilátero até um imenso reino de fantasia, de acordo com o que o seu gosto literário definir. Inúmeras referências ao mundo dos livros são lançadas nestas páginas, mas em nenhum momento os nomes das obras e dos autores são citados. Assim, fica a cargo do leitor descobrir do que se trata cada capítulo, com base na sua própria vivência de leitura – ou buscar os títulos que lhe aguçaram a curiosidade. Você está convidado a conhecer a livraria mais imprevisível, fabulosa e excêntrica da qual já teve conhecimento. Aqui, tempo e espaço são plenamente maleáveis, onde o único limite é a capacidade de se criar mundos a partir de palavras impressas. Quem sabe um dia não tenha a sorte de ver diante de si uma porta sobre a qual se enxergam os dizeres “Livraria Limítrofe”? Entre e divirta-se!

O que você faria se pudesse entrar dentro do seu livro preferido? Ser um personagem? Conversar com um velho mago simpático na terra média, ou participar de uma aula de poções com um professor mau humorado que não lava o cabelo? Seriam tantas opções camaradas. Eu adoraria entrar sem ser vista em um tal clube de lutas clandestinas no porão de alguns bares.

O interessante foi que por algumas horas durante a leitura de Livraria Limítrofe eu pude fazer isso. Não exatamente isso… mas pude participar de um momento único. Um momento em que a literatura cria vida, em que o mundo de papel e tinta vira pura magia!

Em Livraria Limítrofe temos um sonho realizado e ficamos com aquele pensamento do “PORQUENÃOTIVEESSAIDEIAANTES?” Na verdade todos já tivemos mas Alfer foi ousado o bastante para brincar com o sonho de milhões de leitores e colocá-lo de uma forma palpável para cada um de nós.

Por meio de relados que podemos dizer até pequenos contos daqueles que tiveram sua experiência nessa mágica livraria, nós conhecemos tudo o que pode ou não acontecer para aqueles que possuem o coração e a mente aberta para viver o que se pode viver na Livraria Limítrofe.

Alfer escreve muito bem, e o conhecimento do autor em outras obras fica claro quando estamos lendo as páginas de Livraria Limítrofe. Confesso apenas que senti falta de alguns livros que eu gosto. (Espero esses livros no próximo volume do livro).

Notei apenas um ponto que me decepcionou durante a leitura. Os links dos QR-Codes que  levariam para o link onde você poderia descobrir quais livros foram citados durante o textos davam erro. Sim, não abriram… foi meio frustrante. Depois de ler tive que ir no site da editora para ver todos os livros juntos.

Toda a arte gráfica é MARAVILHOSA! Eu li a segunda versão, em capa dura (que é algo perfeito e que é a versão que vocês podem ganhar se participar do TOP COMENTARISTA!). O livro possui uma diagramação muito bem feita, com fontes góticas e bem trabalhadas, sem falar nas ilustrações que tem em cada início de capítulo confiram!

O livro ganha 4,5 xícaras de café quentinho e delicioso, aqueles cafés que a gente só toma em livrarias lindas escondidas e pequenininhas! Aproveitem a leitura e claaaro! participem do Top Comentarista para concorrer ao livro 😉

Sair da versão mobile