[Resenha] O cão que guarda as estrelas de Takashi Murakami | @editorajbc - Seu site sobre Literatura e RPG

Vídeos Segunda, Quarta e Sexta.   SE INSCREVA

Search

[Resenha] O cão que guarda as estrelas de Takashi Murakami | @editorajbc

Sinopse: A  história conta uma aventura vivida por dois companheiros, um simples senhor, sem dinheiro, emprego, ou família, e seu cachorro, que farão o possível para viver e sobreviver a sua “viagem” pelo interior do Japão. O grande diferencial da narrativa fica por conta do ponto de vista. Os acontecimentos são vistos sempre pelo olhar do cachorro, e a perspectiva canina dos fatos e seus sentimentos são os companheiros do leitor ao longo das páginas.

 “Os cães são o nosso elo com o Paraíso. Eles não conhecem a maldade, a inveja ou o descontentamento. Sentar-se com um cão ao pé de uma colina numa linda tarde, é voltar ao Éden onde ficar sem fazer nada não era tédio, era paz.” – Milan Kundera

 Quem me conhece, sabe da paixão extrema que tenho por cachorros. Não posso tê-los em casa atualmente por causa do espaço, mas já tive mais de 15 cachorros durante esses meus 22 anos de vida. A paixão que tenho por esses animais não se explica. Já tive cachorros que salvaram a minha vida, que me mostraram a amizade verdadeira e que quando partiram para o céu, levaram junto consigo, um pedaço de mim.

 Antes de começar essa resenha, quero contar para vocês uma história que guardo comigo. Eu sei que vocês querem saber o que achei de O Cão que Guarda as Estrelas, mas antes… para mostrar o quanto cachorros são emblemáticos na minha vida.

Quando eu tinha uns 6 anos de idade eu ganhei dos cachorros que eram irmãos. A Lessie e o Falcon. A Lessie era bem simpatica e brincava com todo mundo, só que isso acabou levando ela a morte. Deram veneno pra ela no portão e ela não conseguiu sobreviver. Lembro que meu pai depois de chegar em casa, tentar salvá-la e não conseguir, pegou o seu cigarro, sentou no degrau da porta e me chamou para sentar ao lado dele.
Aquela era a primeira vez que eu tive contato com a morte. Era a primeira vez que uma pessoa (ou animal no caso) perto de mim morria e eu conseguia entender o que tinha acontecido. A Lessie era minha companheira e a minha tristeza era mais do que visível.
Foi nesse momento que meu pai me ensinou algo que eu nunca esqueci durante a minha vida. Ele me disse que a Lessie tinha ido para o céu, mas não iria me abandonar. Durante o dia ela me seguiria para onde eu fosse e depois, a noite, quando eu olhasse para o céu, eu veria nas estrelas, todos os caminhos que ela tinha feito durante o dia.

Isso ficou gravado em mim, e quatro anos depois eu tive que contar essa mesma história para o meu irmão quando nosso pai foi para o céu.

Aquele momento me ajudou a passar por muitas coisas durante a vida. E para mim, estrelas e cachorros sempre me deixam emocionada… Agora vamos a resenha!

IMG_0394

Eu não sei nem como começar a falar sobre esse mangá. Eu terminei ele em prantos e nem imaginava que ele iria me tocar tanto assim.

O Cão que Guarda as Estrelas é uma história sobre amizade, comprometimento, arrependimentos e construção de caráter que te faz pensar sobre suas atitudes e sobre seu futuro. É um mangá sensível ao ponto de conseguir ser algo incrível independente da sua idade, classe social, religião ou crença.

IMG_0396

Todo mundo deveria ler O Cão que Guarda as Estrelas para parar e pensar sobre o quanto os seres humanos podem aprender com os cachorros. Ou até mesmo com outros animais.

Com uma história doce e com a dose certa de drama e suspense, a história conduz o leitor pelos caminhos que deseja com muita facilidade. Te fazendo perceber na hora certa onde o suspense te levaria e o que aqueles personagens estavam dispostos a te mostrar.

IMG_0399
IMG_0397

Ao ler O Cão que Guarda as Estrelas eu não conseguia pensar em outra história, para mim só existia ela, e por mais que tentasse em minha mente estabelecer conexões ou comparações, não conseguia.

A obra é muito única na sua forma de pensar, de traduzir sentimentos e transportar o leitor pra uma atmosfera dramática sem ser apelativo, clichê e até superficial.

Para mim, a história acertou tanto que pode até mesmo, não agradar a todos. Mas com certeza é uma história para se avaliar caráter e gostos daquelas pessoas que você convive.  Se o ser humano não se emocionar com essa narrativa, acho que é um caso perdido.

IMG_0405

IMG_0404

O quadrinho tem uma ilustração muito detalhada e toda a história se resume a um quadrinho, então não tem desculpa. Corre pra banca comprar esse mangá!
IMG_0403
IMG_0402
IMG_0406
Edição: 1 | Editora: Editora JBC  | ISBN: 0 | Ano: 2014 | Páginas: 132

Nota5/5

ComprarLivraria Saraiva 

Baci ;*

Aproveite para nos seguir nas redes sociais!
Facebook Instagram Twitter Tumblr Google +

post

5 LIVROS PARA FICAR OBCECADO 5 LIVROS QUE TODO CREATOR DEVERIA LER 10 livros para ler antes do vestibular Halloween: 5 livros de terror na literatura 5 livros para começar a ler clássicos