Séries Nerds!

3 de dezembro de 2012

Todo mundo conhece uma série nerd. Não, não tem exceção nessa regra. Quando eu digo nerd eu não quero dizer só séries que exploram os conceitos teóricos de coisas da física ou algo assim, eu to falando de séries que estão recheadas de referências à cultura pop.

Voltando ao ponto, todos vocês conhecem pelo menos uma destas: Firefly, Castle, Star Trek, Battlestar Galactica, 2 Broke Girls, Arquivo X, Buffy, The Big Bang Theory, Doctor Who, Sherlock, Elementary, Falling Skies, Lost, Fringe… acho bom parar aqui. Pelo menos um destes nomes te deu uma sensação de “aah, eu sei o que é isso”.

Antes que alguém atire pedras, uma série nerd pra mim pode ser tanto uma dessas mais clássicas, como Battlestar Galactica, que explora a ideia mais clássica de ficção científica, quanto uma série como New Girl, que não explora o espaço mas que tem tantas referências ao que nós nerds consideramos icônico que só pode ser uma série nerd por tabela.

A ideia desse post é meio que fazer um mega review das séries que eu citei ali em cima, ou pelo menos das que eu já assisti. Firefly e Castle tem um denominador em comum: Nathan Fillion. Ok que ele está um pouco mais velho em Castle, mas ele não perdeu nem uma grama da sua irreverência e de seu humor claramente nerd. Em Firefly ele interpreta o Capitão Malcom Reynolds, comandante de uma nave espacial, enquanto em Castle ele é um escritor de livros policiais que passa a auxiliar uma detetive em nome de uma “pesquisa para seu próximo livro”.

Nathan Fillion sendo badass em Firefly

Um ponto interessante sobre estas duas séries é que Firefly carrega o peso de ser um ícone nerd e uma série clássica, do estilo que explora o espaço e tal. Já Castle seria o que eu gosto de chamar de “novo nerd”, ou “mar de referências”. Mesmo com essa diferença, as duas carregam quase que exatamente o mesmo tom, o de uma comédia leve e inteligente costurada entre momentos de suspense e aventura.

Bônus: tem um zibilhão de referências à Firefly em Castle, então eu sugiro que tu veja Firefly primeiro, já que é só uma temporada, e depois assista a série do escritor mais charmoso da tv.

2 Broke Girls e The Big Bang Theory entram meio que no mesmo balaio. Dois shows com episódios curtos, de 30 horas, audiência considerável e público misto. 2BG é sobre duas moças que moram no Brooklyn e querem começar uma empresa de cupcakes. Uma delas, Max, é uma nativa da região, já acostumada a vida meio que sem luxos e coisas assim. A outra é Caroline Channing, filha de um multimilhonário que, por um escândalo de corrupção descoberto, perdeu tudo, deixando a filha na miséria.

Como vocês podem ver, 2BG não tem muita coisa parecida com TBBT (estou aqui assumindo que vocês conhecem a premissa de The Big Bang Theory, ok?). Mas aí é que está o detalhe: eles são basicamente a mesma coisa. São duas séries cujo humor é calcado nas referências, só que enquanto TBBT usa as referências nerds clássicas como sua fonte de comédia, 2BG usa referências um pouco mais variadas, citando desde livros genéricos de autoajuda até filmes b, sem falar que 2BG está TRANSBORDANDO com piadas de duplo sentido, se tu tem lá seus 13/14 anos, deixe essa série pra lá.

Max e Caroline – 2 Broke Girls

Doctor Who, Sherlock e Elementary eu não vou comentar. Por quê? Por que eu estou guardando Elementary para um post sobre as minhas impressões sobre a primeira temporada da série, assim que ela terminar.

Doctor Who fica fora da jogada por que… bem, digamos que vocês vão ouvir falar de DW logo. E Sherlock fica fora por que eu só posso dizer uma coisa sobre essa série: se tu ainda não viu Sherlock tu está fazendo isso errado, olha pra tua vida e olha pras tuas escolhas! A série é linda, sério, vão ver.

Aproveitando a deixa, as outras séries que eu não vou falar, mas dessa vez por não ter assistido, são: Star Trek, Battlestar Galactica, Falling Skies, Fringe e Lost. Mas vamos continuar: Buffy e Arquivo X. Por que jogar estas duas na mesma prateleira? Por que elas são mais antigas, por isso as pessoas costumam precisar de um pouco mais de incentivo pra topar assistir séries de 199ealgumacoisa.

Buffy é do Joss Whedon, criador de Firefly e diretor de Avengers. Preciso dizer mais alguma coisa? Ok, ok, eu dou a sinopse. No universo Buffy existem vampiros e outros seres creepy, a cada geração nasce uma Slayer (não lembro exatamente o termo que eles usam na tradução, talvez seja Caçadora), e ela é responsável por lutar contra as forças do mal. É isso. Parece simples, eu sei, mas se você é do tipo que gosta de saber de onde vieram coisas que aparecem em outras séries, Buffy é indispensável pra ti.

Buffy e seu elenco super bem vestido

Arquivo X é o pai de toda ficção científica de suspense. Sério, TUDO que tu ver ali vai ser usado em alguma outra série em algum outro momento. Não é atoa que essa série é um ícone gigante quando o assunto é ficção científica de qualidade. Bom, sinopse: Agentes Mulder e Scully (FBI) investigando casos que fogem do normal, indo do paranormal ao alien. Mais uma série que é must see para todo bom nerd.

É isso, uma mega resenha de algumas séries nerds que eu achei que vocês deviam conhecer. Reservem um pedacinho das férias pra assistir Buffy, comecem a acompanhar 2BG ou invistam em Castle, vocês que sabem! AH, alguém aí assistiu algumas destas que eu falei (ou das que eu não falei)? Digam aí o que acharam dessa dose de nerdice!

p.s.: Assim, eu sei que volta e meia tem uns termos em inglês aí no meio. Não é afetação, não é prepotência nem nada assim, é que eu realmente digito assim. Eu tento filtrar ao máximo, mas tem coisa que passa. Vou tentar diminuir, mas mesmo assim eu peço desculpas se isso incomoda alguém DD:

Join the Conversation

  1. Acho que The Big Bang Theory é o primeiro pq é muito muito nerd mais também é muito muito engraçada!!!!
    Buffy também é bem legal 🙂
    Amei o post!!!
    xoxo

  2. Eu nunca assisti nenhuma dessas séries, acho que vi um episódio só de The Big Bang T, mas não gostei ;/ Achei muito chato. kkkkkkkkk! Mas é porque não faz meu estilo mesmo. Acho que eu gostaria de Buffy e 2BG

  3. Dessa lista eu assisto/assisti TBBT, 2BG, Falling Skies e LOST e adoro demais…

    Na minha opinião TBBT já foi mais nerd, tipo lá na primeira e segunda temporada e depois virou mais uma série como muitas referencias.

  4. Gladys Freitas says:

    Tive uma overdose de nerdice agora, kkkkkk

  5. Dessas só assistir The Big Bang, mas acabei não passando da primeira temporada. Vez ou outra assisto algum episódio, qdo não me interesso por outra coisa.

  6. Não conhecia firefly, mas amo Castle!!!! *-*

    também gosto demais de The Big Bang Theory, mas nunca segui a série, assisto episódios isolados.

    Como assim você não assistiu Lost? Bom, depois daquele final, talvez seja melhor continuar sem assistir mesmo.

    Sou completamente alucinada por Buffy!!!! assisti tudo!! E depois assisti Angel… rs… Arquivo X eu assisti por algum tempo, não sei quando nem porque parei.

    E se teve termos em inglês, dessa vez eu não percebi. Aliás, só teve uma vez que eles atrapalharam meu entendimento da postagem, porque coincidiu de aparecerem vários que eu não conhecia de uma vez! rs

  7. Battlestar Galactica, Star Trek, Arquivo X e talvez Dr Who. The bests, evar!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Recipe Rating




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Like
Close
Copyright © 2021 Pausa Para um Café
Made with by Loft.Ocean. All rights reserved.
Close
Sair da versão mobile