[TrolandoD20em20] Então? O que jogaremos?

27 de novembro de 2013

No último post fiz um breve resumo sobre o nascimento do RPG e qual à primeira publicação deste estilo de jogo que encanta milhões de pessoas em todo o mundo. Então, chegou à hora de você saber o que jogar, mas antes de falarmos sobre os sistemas de jogo, acho importante explicarmos alguns conceitos básicos para quem está começando no Role.

Pela versatilidade o RPG apresenta várias formas de jogo, a primeira (e mais tradicional) que explicarei é o “RPG de mesa” que se caracteriza pela formação de um grupo de aventureiros (normalmente quatro) que seguirá a história criada por um mestre. Geralmente as sessões acontecem ao redor de uma mesa e os jogadores portam suas fichas de personagem, fichas de anotações, miniaturas (se houver) e seu conjunto de dados (quando necessário). Obviamente a estrutura física pode variar entre grupos, porém o mais importante a se saber é que nessa forma de jogo existe uma interação pessoal entre os personagens e o mestre, além de necessitar de interpretação e um mínimo de imaginação para recriar em sua mente as diversas cenas que serão narradas durante a sessão. Há também um estilo de jogo conhecido como Live Action, ou apenas Live, que trás para a realidade algumas características da temática do jogo. Normalmente o grupo tende a se caracterizar e procurar um local parecido com o tema do jogo, da mesma forma haverá um mestre para conduzir a história e determinar o rumo que aquela aventura estará tomando. Há ainda as Aventuras Solo que em sua maioria são jogadas a partir de livros, blogs, sites e etc. onde o leitor (aventureiro) escolhe a partir do texto o caminho que seguira, por último e não menos importante temos as diversas formas de jogos digitais dentre os quais é possível utilizar o multiplayer ou solo seguindo as determinações de um cenário disponibilizado. Não vou me ater muito a esse tópico afinal há muita literatura na internet sobre ele.

Outra informação necessária para quem está começando! Todo jogador deve saber as diferenças entre sessão, aventura, campanha e turno, pois estas são as formas de contagem de tempo quando se refere ao RPG. O termo sessão é utilizado para as reuniões de jogo, momento onde todos os envolvidos se encontram, a sessão pode durar o tempo que o grupo achar necessário; O turno é um pouco mais complexo, porém nem tanto! Se pensarmos que tudo acontece simultaneamente durante uma cena, veremos que sem a existência desta ordem de jogadas seria impossível organizar uma batalha, ou seja o turno serve para dar ordem às ações dos personagens, NPCs e criaturas que estiverem envolvidos em uma cena; A aventura tem um conceito bem simples, trata-se de uma história desenvolvida pelo mestre para que os jogadores possam jogar. Exatamente isso, uma aventura na maioria das vezes é composta por um objetivo que deve ser concluído pelos Pjs (personagens) dentro de um tempo pré-estabelecido (Alguns mestres, inclusive, programam o número de sessões que serão necessárias para que esta conclusão aconteça, trazendo ao grupo uma responsabilidade maior do que às aventuras de prazo indefinido); A campanha por definição é uma continuidade de aventuras, em uma campanha o grupo pode ter salvo um vilarejo, destruído um grande vilão, ajudado a proteger um lugar santo, viajado para outro plano, ressuscitado um antigo herói e por fim construído uma fortaleza para viver os últimos dias de suas vidas.  Alguns mestres dirão, é possível fazer tudo isso em uma aventura também!? No meu ponto de vista, não! Mas cada mestre prepara seu jogo à sua maneira e de acordo com o sistema de jogo que preferir, afinal o objetivo de todos os integrantes de um grupo é o mesmo. Se divertir!

Na próxima semana falarei sobre mais alguns conceitos que são de uso comum para todos os sistemas e tentaremos responder essa pergunta que atormenta o sonho de muitos mestres e jogadores: “Então? O que jogaremos?”

“Um pouco de aventura liberta a alma cativa do algoz cotidiano” – Clarice Lispector

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Recipe Rating




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Like
Close
Copyright © 2021 Pausa Para um Café
Made with by Loft.Ocean. All rights reserved.
Close
Sair da versão mobile