RPG
Por Anna Schermak
Criar um personagem em Tales From the Loop é bem simples e esse é o tema do vídeo de hoje! Vamos aprender o básico para você juntar sua molecada e começar a encarar os mistérios do Loop!
Para começar, vamos escolher aquilo que seria classe ou profissão do seu personagem, aqui chamaremos de arquétipos. O livro básico oferece 8 possibilidades de personagem, são elas: Caipira, CDF, Esportista, Esquisitão ou Esquisitona, Encrenqueiro, Nerd da Computação, Popular ou Rockeiro.
Cada arquétipo irá direcionar a persona que seu personagem terá. Ajudando a criar seu item icônico, um problema, aquilo que te motiva, seu orgulho, a relação com a galera da sua turma, relação com NPCs e a âncora do seu personagem, aquele NPC que é seu porto seguro.
Aqui em Tales, seu personagem tem entre 10 e 15 anos e o número que você escolher irá definir quantos pontos de atributo e de sorte, você tem. Quanto mais velho, mais pontos para botar nos atributos, mas menos sorte você tem. Caso seja mais novo, terá menos pontos de atributo, mas terá mais sorte!
Inicialmente você distribui um número de pontos de atributo de acordo com a idade que você tem, então se você tem 13 anos, você terá 13 pontos para distribuir seus atributos. Lembre-se de que todos os atributos devem ter pelo menos 1 ponto e o máximo que você pode colocar é 5.
Já os pontos de sorte, são calculados da seguinte maneira. 15 menos a idade que você tem. Então se você tem 13 anos, você tem dois pontos de sorte, caso tenha 15, você não tem mais pontos de sorte. Você pode usar sorte para re-rolar um teste fracassado. Quando sua personagem chegar aos 16 anos, ela já não é mais criança e chegou a hora de criar algo novo!
[Perícias] Cada atributo possui 3 perícias relacionadas, no início do jogo, você tem 10 pontos para distribuir na lista e elas podem ter um mínimo de 0 e um máximo de 1. Cada arquétipo apresenta 3 perícias-chave, e neles você pode subir sua pontuação até 3. Se você for um rockeiro, você pode ter 3 em movimentação, charme e empatia.
[Itens] Itens funcionam para te ajudar a aumentar suas chances de sucesso. Durante a criação da personagem, você possui um item icônico que transparece a sua personagem, esse item ficará contigo sempre, diferente de itens adquiridos durante um mistério, esse duram apenas enquanto o mistério atual continuar.
[Problema, Ímpeto, Orgulho, Âncora e o Esconderijo] Existem 4 características da personalidade do seu personagem para serem definidas: O Problema, o ímpeto, o Orgulho e Âncora. Elas também vão te ajudar a montar um passado para o seu personagem. Cada arquétipo oferece sugestões para cada uma delas.
O problema é uma questão pessoal da sua personagem, que afeta diretamente e é um gancho para ajudar na história, para envolver sua personagem na história e no fim do mistério, caso sua personagem tenha sido afetada pelo problema, ela ganha 1 ponto de XP. Caso você resolva seu problema durante o mistério, escolha um novo para dar sequência a história.
Seu ímpeto é aquilo que te motiva a entrar em confusão, a arranjar encrenca, é o porquê da sua personagem estar ali, se envolvendo em tudo. Seu orgulho é a sua última carta, uma vez por mistério, você pode usar seu orgulho para ter um sucesso automático num teste que você já falhou, além disso se uma situação durante o mistério te botar em dúvida quanto ao seu orgulho, você também ganha um ponto de XP.
O Âncora é um personagem NPC, que é um porto seguro para sua personagem. Pode ser um irmão mais velho, um professor, etc. Mas é alguém que te ajudará a recuperar das condições que podem ser sofridas ao longo de um mistério. É um apoio, mas não vai resolver o problema para você!
[Definindo a Relação entre os Personagens] Caminhando para o final, reúna-se com os outros jogadores, para definir como vocês se conhecem e as relações individuais entre cada um. Nem todas precisam ser positivas, mas não há inimigos no grupo. Uma invejazinha, uma disputa de rivais, são b
Aproveite para conferir o vídeo que preparamos ensinando a jogar Tales From the Loop