RPG
Por Anna Schermak
Criar personagens em O Um Anel é bem simples, muito do que você vai usar, basta copiar direto do lugar certo do livro. O próprio jogo já contém um passo a passo. Mas vamos detalhar algumas coisas que podem ficar confusas.
Para começar você escolheuma das seis culturas disponíveis, são elas: Anões da Montanha Solitária, Bardings, Elfos de Lindon, Patrulheiros do Norte, Hobbits do Condado e Homens de Bree. Cada cultura possui uma habilidade cultural exclusiva, que te dará um bônus em situações específicas.
É também na parte da cultura do personagem, que você decidirá atributos básicos, perícias de equipamentos e padrão de vida do personagem, tudo te dando a opções através de tabelas ou para que você copie e cole.
Na parte de equipamentos é importante ressaltar que ter perícia com uma arma, não quer dizer que você está ela equipado com você. Atributos como Pontos de Vida, Pontos de Esperança e Limiar de Fadiga são específicos para cada cultura e derivam dos atributos básicos, Força, Coração e Astúcia.
As vocações vão completar algumas perícias relacionadas a uma das seis vocações disponíveis como Capitão, Mensageiro, Erudito, Campeão, Caçador de Tesouros e Guardião. É através das vocações que você definirá a forma com que a sombra te afeta ao longo do jogo e como isso afeta a sua comitiva.
Fechando essa parte, você recebe 1 ponto em Sabedoria e 1 ponto em valor. Eles são atributos paralelos que te dão habilidades extras. No início do jogo, você recebe tanto uma virtude inicial, quanto uma recompensa inicial.
Virtudes são habilidades especiais que podem ser de origem mágica ou não, mas são do seu personagem. Já recompensas são atreladas aos equipamentos que você possui e caso você perca ou troque de equipamento durante o jogo, essa recompensa é perdida. O livro apresenta uma lista de virtudes e recompensas iniciais.
Indo para a parte de equipamentos, é importante que você esteja atento ao peso carregado pelo seu personagem, ele não pode exceder o seu limiar de fadiga, nem ser muito próximo dele, já que se seus pontos de vida forem menor que seu limiar de fadiga, você recebe penalidades.
Os equipamentos possuem características próprias sendo alteradas apenas pelas recompensas definidas pelo atributo Valor. Basta apenas escolher as armas que você tem bons pontos de perícia e copiar as estatísticas para a sua ficha.
Para completar a parte de perícias, você recebe 10 pontos de inicias para gastar, tanto em perícias básicas, quanto nas de combate. Nas básicas, o custo é cumulativo de 1 para 1. Exemplo, se você quiser levar uma perícia que você tem zero pontos para o 2 pontos. Você gastará ao todo 3 pontos. 1 para o primeiro nível e mais 2 para o segundo.
Para finalizar, cada jogador recebe um item pessoal, basicamente ele te oferece dados extras em perícias específicas. Como por exemplo uma coleção de mapas que te dá um dado de bônus ao rolar a perícia viagem. O número de itens pessoais é definido pelo padrão de vida do seu personagem.
Aproveite para conferir o vídeo que preparamos ensinando a criar uma ficha de The One Ring