RPG
Por Anna Schermak
O Um Anel 2º Edição está entre nós com diversas possibilidades para explorar o rico universo da Terra-Média. Além de um cenário específico, O Um Anel também possui um sistema de jogo específico, diante disso, fica a pergunta: Como jogar O Um Anel?
Um Anel utiliza dois tipos de dados. D12s e D6s. No jogo, o d12 é chamado de dado de façanha, enquanto o d6 é chamado de dado de sucesso. O d12 é o dado básico para toda rolagem e o d6 é usado de acordo com o número de pontos que você tem numa perícia.
Uma coisa importante em O Um Anel, é saber quando rolar. Durante as sessões, rolagens só devem ser feitas diante de três situações: caso seu personagem esteja em perigo, caso esteja tentando adquirir um conhecimento ou tentando manipular a decisão de alguém.
Para saber a dificuldade de cada teste é bem simples, cada personagem tem sua própria dificuldade baseada nos atributos Força, Coração e Astúcia. Cada atributo está relacionado a seis perícias, nos blocos logo abaixo deles na ficha
Cada atributo possui um Número Alvo, que é definido de um número padrão, menos o número base de atributo. Normalmente esse número padrão é o 20, mas caso você queira fazer uma one-shot ou simplificar uma aventura, o próprio jogo propõe que esse número seja diminuído para 18.
Existem três tipos básicos de sucesso, que você pode conseguir através das rolagens no jogo. Sucesso, um grande Sucesso e um Sucesso extraordinário.
O que define cada um deles é um número de 6 obtido nos dados de sucesso. Um teste em que o somatório exceda o número alvo, mas não tem nenhum seis é considerado um sucesso normal, caso tenha um seis é um grande sucesso, caso tenha dois ou mais é sucesso extraordinário.
Além dos 3 tipos básicos de sucesso, é possível também obter um sucesso mágico, os personagens que possuem um talento ou artefato mágico podem gastar 1 ponto de esperança antes de realizar uma rolagem, obtendo um sucesso automático, independente do número alvo.
Aproveite para conferir o vídeo que preparamos ensinando a jogar The One Ring