RPG
Por Anna Schermak
Existem várias formas de se jogar Chamado de Cthulhu que vão além do material disponível no Livro Básico. São diversas ambientações presentes em aventuras prontas e suplementos, hoje vamos falar da primeira: Cthulhu Pulp!
O cenário padrão para Chamado de Cthulhu normalmente causa uma sensação de impotência nos investigadores. Sempre uma escolha sobre o mal menor ou o fim do mundo é inevitável. Em Cthulhu Pulp, além de investigadores, os personagens dos jogadores são heróis. Aventureiros intrépidos prontos para o der e vier pelo caminho. Dessa vez, você e seus amiguinhos têm a chance de vencer e derrotar os horrores dos Mythos.
A referência para esse cenário vem do mesmo ambiente onde H.P. Lovecraft publicou seus contos, as revistas Pulp. Revistas Pulp eram uma forma de entretenimento para as massas, histórias de aventura, romance, ciência estranha para entreter os leitores com mundos fantasiosos e heróis capazes de tudo para salvar o mundo toda semana. Deixando o horror psicológico de lado, aqui tratamos sobre o bizarro, o heróico e, principalmente, sobre se aventurar contra o impossível.
É claro que mudanças precisam ser feitas para que você possa enfrentar os horrores bizarros dos Mythos. Essas diferenças afetam a criação de personagens, as regras de combate (principalmente na relação dano e cura) e na sanidade
Na criação de personagem, os personagens agora são chamados de heróis e não de investigadores e são projetados para serem mais durões e capazes que um investigador normal. Para isso, três mudanças chaves são feitas. A primeira delas é o máximo de pontos que você pode ter em seu atributo central, que é definido pela sua ocupação, ao invés de 90 pontos, o máximo é 95.
A segunda são os arquétipos, que são novas ocupações específicas para o cenário Pulp. A terceira mudança, são os talentos Pulp, uma série de habilidades especiais que te dão bônus em certas características, para fazer com que seu personagem realmente seja diferente das grandes massas do mundo.
Quanto às mudanças nos ferimentos de combate, os heróis se recuperam mais rápido que os investigadores em Chamado de Cthulhu. Enquanto no jogo básico você recupera 1 ponto de vida por dia, em Cthulhu Pulp você recupera 3 e ainda pode adicionar +1d4 caso receba tratamento médico. Além disso, os heróis de Cthulhu Pulp não sofrem lesões graves.
Na sanidade, os processos são basicamente os mesmos. Acessos de loucura, insanidade temporária, etc. A grande questão é que abalar a sanidade da personagem pode gerar uma qualidade para ela, os Talentos Insanos. Eles são habilidades únicas que quando ativadas dão poderes especiais para a personagem e ficam disponíveis para uso igual os Talentos Pulp. No livro há uma tabela onde você pode sortear ou escolher esses talentos de acordo com a cena de cada caso de insanidade.
Para entender melhor esse cenário, você pode encontrar referências tanto em livros ou filmes. Nos livros, as obras originais são a maior referência e existem vários sites gringos que resgatam essas obras, como The Pulp Magazine Project. Nos filmes, temos obras como Indiana Jones, A Múmia, Aventureiros do Bairro Proibido, King Kong, Rockteer, O Fantasma. Entre outros.
Aproveite para conferir o vídeo que preparamos mostrando as diferenças entre Chamado de Cthulhu e Pulp Cthulhu