RPG
Por Anna Schermak
Existem várias possibilidades de se jogar RPG em um cenário Lovecraftiano. São dezenas de jogos disponíveis, com várias possibilidades e propostas diferentes, no vídeo de hoje vamos pontuar algumas diferenças entre Rastro de Cthulhu e O Chamado de Cthulhu.
A primeira diferença, e a mais óbvia, é quanto ao sistema de jogo. O Chamado de Cthulhu utiliza um sistema próprio, baseado em porcentagens e níveis de sucesso. Mesmo estando em sua sétima edição, a base do sistema ainda é a mesma. Focando na investigação, na chance de perder pistas (o que muitas vezes pode ser um problema, deixando tudo na mão da sorte) e na dificuldade de lidar com os Mythos.
Já o Rastro de Cthulhu possui uma abordagem diferente. Usando o Sistema Gumshoe, ele foca mais em deixar que o jogadores montem o quebra-cabeça do mistério, entregando as pistas de uma forma mais fácil, através de um sistema de gasto e gerenciamento de pontos de perícia, exigindo rolagens apenas em situações de ação ou de grande risco, geralmente relacionado a questões físicas.
Além disso, em Rastro os personagens são mais resistentes no quesito saúde mental. Enquanto em Chamado de Cthulhu você tem a sua sanidade, onde eventos dos Mythos ou impactantes, como encontrar um corpo morto ou uma chacina, drenam seus pontos. Em Rastro você tem duas fontes, a sanidade e a estabilidade, separando essas duas situações. Raramente você perderá sanidade e normalmente perderá estabilidade, mas quando perder sanidade, a coisa fica feia de verdade.
Uma outra diferença, fora do sistema é o fato de que Rastro já inclui em seu livro básico tanto o modo purista, quanto o modo Pulp para que você possa jogar, em Chamado de Cthulhu o modo Pulp é um módulo separado em outro livro. Os dois sistemas são bons naquilo que se propõe a entregar e o que definirá se um é melhor do que o outro é seu estilo de jogo, o seu gosto e o que você se adaptar mais.
Aproveite para conferir o vídeo que preparamos mostrando as diferenças entre Chamado de Cthulhu e Rastros de Cthulhu