LITERATURA

Edições da Divina Comédia QUAL ESCOLHER?

Por Anna Schermak

Vamos falar sobre as Edições da Divina Comédia? Espero te ajudar a fazer a melhor decisão de compra!

Existem muitas versões e traduções da Divina Comédia. É uma obra antiga com mais de 700 anos e em domínio público, por isso não tenho como falar de todas as edições.  Vamos focar nas edições mais fáceis de serem encontradas atualmente. 

 A Divina Comédia é um livro incrível e deveria ser mais acessível.  Por isso, mesmo que sua edição não seja nenhuma das citadas aqui, tente fazer a leitura e aproveitar a obra.

VAMOS AO QUE INTERESSA? 

Seta rabiscada

O próprio tradutor (Eugênio Vinci de Moraes) recomenda que você leia esta versão em prosa acompanhada da versão em verso. 

Leia  MAis

Versão em Prosa

Seta

Como colecionadora eu preciso indicar a edição da Atelier Editorial que além de trazer a tradução do Trentino Ziller, tem uma edição toda especial em um tamanho maior que os livros comuns e ilustrações do Botticelli

Essa edição veem em um box com os 3 livros, possui capa mole e notas e traduçlão do Italo Eugênio Mauro. É uma edição que facilita o estudo por ser bilíngue. Com o texto lado a lado como pode ser visto na imagem abaixo.

Editora 34

Neste vídeo no canal eu falo um pouco mais sobre essa edição e alguns pontos a se considerar. Por ser uma edição mais acessível, ela NÃO é bilingue e não possui notas. Mas tem um preço muito mais acessível que outras edições.

Edição Acessível

Muitos leitores preferem essa tradução por conter tanto a musicalidade do texto com suas métricas e rimas, quanto a linguagem mais suja do Inferno.

Essa edição contém os três livros (Inferno, Purgatório e Paraíso) separados. Não é uma edição bilingue, mas possui uma nova tradução, notas de rodapé e um material complementar chamado de “Guia aos Navegantes” com algumas informações sobre Dante, sua história e o livro que pode auxiliar na leitura.

Essa edição veem em um box com os 3 livros, possui capa dura e notas de tradução. Apesar de não ser uma edição bilingue, ela tem um material extra com algumas imagens clássicas do Gustave Doré como apoio visual para o leitor.

Essa edição contém os três livros (Inferno, Purgatório e Paraíso) juntos. Não é uma edição bilingue, mas possui muitas notas de tradução, inclusive é uma das edições com mais notas dentro do livro.

ACESSE NOSSO SITE!

Gostou das dicas e  quer mais?