LITERATURA

ESCRITORES DA COPA DO MUNDO Grupo A: Qatar, Equador, Senegal, Holanda.

Por Anna Schermak

Começou a Copa do Mundo de 2022 e nós resolvemos aproveitar o ritmo de copa para indicar alguns escritores de cada país que disputa o mundial esse ano.

Vamos para as dicas?  Se prepare para anotar! ⁠

GRUPO A - QATAR 

Kaltham Jaber -  Considerada pioneira entre as escritoras do país, foi a primeira mulher catarense a escrever uma coletânea de contos, em 1978. 

Em 1978, Jaber se tornou a primeira mulher do Catar a escrever uma antologia de contos, intitulada " Ania wa Ghabat as-Samt wa at-Taraddud ". O foco principal dessas histórias é o desejo de que as mulheres do Catar tenham um papel na reestruturação de normas sociais e concepções culturais.

GRUPO A - Equador

Mónica Ojeda  foi incluída na lista Bogotá39-2017 como uma dos 39 melhores escritores latino-americanos de ficção com menos de 40 anos.

Em 2015, a autora obteve o Prémio Nacional Desembarco de Poesia Emergente pelo seu poema O ciclo das pedras, no qual explora a fragilidade da infância.

GRUPO A - Senegal

Fatou Diome é uma escritora senegalesa que contrariando as tradições locais, conseguiu ir à escola, inicialmente às escondidas, e aprender o idioma francês.

O romance O ventre do Atlântico, de Fatou Diome, aborda a paixão pelo futebol e as questões identitárias e sociais dos imigrantes africanos na França e dos que desejam imigrar para os países europeus.

GRUPO A - Holanda

Nanette Blitz Konig  é uma sobrevivente do Holocausto, escritora e palestrante holandesa. Conhecida por ser ter sido uma das amigas da Anne Frank

No brasil temos publicado o seu livro "Eu sobrevivi ao Holocausto" e pode ser encontrado disponível no Kindle Unlimited