RPG
Por Anna Schermak
Tales from the Loop é um RPG, publicado no Brasil pela Editora Sagen e lá fora pela Free League, baseado no jogo de tabuleiro sueco do mesmo nome, que é ambientado em um mundo alternativo dos anos 80, onde a tecnologia avançada e as maravilhas da ciência criaram um futuro diferente do nosso próprio mundo. Mas fica a dúvida, como que joga Tales From The Loop
O jogo é centrado em torno de um grupo de crianças, entre 10 e 15 anos, que vivem em uma cidade fictícia chamada Boulder City, onde um grande laboratório de pesquisa chamado "The Loop" está localizado. O Loop é uma instalação subterrânea de pesquisa que conduz experimentos científicos incomuns, que frequentemente dão origem a eventos estranhos e inexplicáveis.
A mecânica é bem semelhante ao jogo Vaesen, também da Free League, já que ambos usam o mesmo sistema, o Year Zero. Basicamente funciona o esquema de pilha de d6, sendo cada 6 obtido na rolagem, um sucesso. Durante a criação do personagem você distribui pontos em atributos e perícias, que formarão essas pilhas.
Uma diferença bem grande para outros jogos que usam Year Zero, é que seu personagem jamais morrerá! Por serem crianças o máximo que pode acontecer é ser removida da cena, mas nesse jogo não há perigos mortais. Desafios difíceis sim, mas nunca uma morte.
A primeira comparação que fazem para entender a energia de Tales é Stranger Things, mas vai muito além disso e também é mais básica. Sabe aquele típico filme dos anos 80 onde os adultos não percebem o que está acontecendo e fica a cargo das crianças resolver os problemas?
Então, é exatamente essa experiência, num cenário onde situações sinistras podem acontecer, mas lembre-se que são crianças comuns, com vidas comuns que caem nesses eventos estranhos causados pelo Loop. Nada de superpoderes como a Eleven tem!
Aproveite para conferir o vídeo que preparamos ensinando a jogar Tales From the Loop