Sinopse: Usagi é uma ginasial de 14 anos. Como muitas meninas de sua idade, é desastrada, distraída e um tanto preguiçosa. Em um encontro, aparentemente ao acaso, a jovem acaba conhecendo uma gatinha falante e, através dela, descobre ser dona de incríveis poderes. Por conta disso, acaba recebendo uma grande missão! Agora ela terá de encontrar suas companheiras, descobrir se o mascarado que ela acha lindo é amigo ou inimigo e proteger uma princesa, mas nada disso é tão difícil para ela do que acordar cedo para ir para a escola! Será que ela consegue?
“Ahã! O que está rolando?”
Quando a Anna chegou com o volume número 1 de Pretty Guardian – Sailor Moon, meus olhos brilharam de alegria. Finalmente, depois de tanto tempo, eu poderia ler essa história do jeito que ela merece.
Sailor Moon surgiu lá nos primórdios dos anos 90, pelas mãos da talentosa mangaká Naoko Takeuchi. O sucesso foi imediato e logo a saga foi adaptada para um anime, que tornou SM mundialmente conhecido. E ele é, até hoje, um dos mangás mais famosos de todos os tempos. Seu legado é gigantesco. Além das demais sagas (ou arcos), há um musical, live-action, filmes, jogos, inspirou outros mangás (alô, Guerreiras Mágicas de Rayearth!) e uma infinidade de produtos licenciados. Eu ainda guardo com todo carinho uma bonequinha da Sailor Moon, que ganhei aos cinco anos e ainda está inteira, apesar de velhinha.
Talvez por isso, o trabalho realizado pela JBC nesse lançamento tenha me impressionado tanto. O volume 1 está incrível. A capa é linda (já conhecida pelos fãs) e a contracapa traz Usagi em versão SD, super fofa. Dentro, há algumas páginas coloridas, com ilustrações que dão um charme a edição.
Sobre o enredo, não há muitas novidades para quem assistiu ao anime. Logo no início somos apresentados a Usagi, a personagem principal. Preguiçosa e chorona está – de novo – atrasada para aula.
(Aqui, é importante ressaltar que a JBC tentou deixar alguns termos no idioma original. Por isso, a personagem é chamada de Usagi, e não de Serena, como foi na dublagem brasileira. Todos os nomes estão em japonês, assim como algumas expressões ditas durante a trama. Mas, não se preocupe, tudo vem explicadinho em notas de rodapé, que auxiliam a leitura. O que era passível de tradução – como os poderes utilizados – foi traduzido. E muito bem traduzido, por sinal. Eu, particularmente, achei isso ótimo, pois não altera a composição e as notinhas são discretas).
Nesse volume, além da Sailor Moon, conhecemos Sailor Mercury, Sailor Mars e Sailor Jupiter, a gatinha Luna, e claro, Tuxedo Mask ? . A história é dividida em atos, cada ato fala de um personagem.
Todo ato traz também um caso novo que as Sailors precisam resolver, sempre com muita ação. Além disso, o volume é cheio de falas engraçadas e ver Usagi com seu jeito esfomeado e atrapalhado de ser é sempre muito divertido.
Apesar de eu ser suspeita para falar sobre SM, recomendo muito a leitura. Belas ilustrações, história cativante e fluida. Essas meninas com uniforme de marinheiro salvando o mundo valem a pena.
Nº Total de Edições: 12 volumes | Formato: 12 cm x 18 cm | Páginas: mais de 200 + 06 coloridas | Preço: R$ 16,50 | Classificação etária: Livre
Comprar: Saraiva
Fotos e edição: Anna Schermak | Nas fotos: Amanda
Aproveite para nos seguir nas redes sociais!
Facebook ? Instagram ? Twitter ? Tumblr ? Google +
Aproveite para seguir a Clarissa nas redes sociais!
Instagram ? Twitter ? Tumblr
Pior, pior, pior que eu era muito, muito viciada em SM, mas se você me perguntar, eu não lembro de nada que faça sentido (tipo, apenas cenas aleatórias) e, LÓGICO, da música de abertura que é totalmente nostálgica <3 _ <3 Ain, fiquei com muita vontade de ler, especialmente porque, como eu disse, eu realmente não me lembro da história em si, aí eu poderia me apaixonar novamente, sabe? Mas acho que euzinha ficaria um pouquinho triste com o fato de a Serena não ser chamada de Serena (apesar de que em qualquer outra circunstância, tenho certeza de que eu iria amar essa coisa de manter o mais original possível). ENFIM <3
Então Ni, eu também fiquei meio chateada por não chamarem a Serena de Serena, hahah, mas conforme você vai lendo, acostuma. E se você não lembra direito, tenho certeza que se ler, vai começar a lembrar de mais coisas, porque o anime era bem fiel ao mangá. Garanto que você vai mesmo se apaixonar pela Sailor Moon de novo. E a música de abertura é linda, né? Não tem como esquecer <3 <3
Obaaaa! Adorava o anime da Sailor Moon! Fiquei feliz de ver a resenha aqui, que bom que são (relativamente) poucos volumes. Já tem todos? ~desinformada~
Beijo! <3
Ainda não Raquel! Só o 1º
Excelente resenha de estreia, Clarie! Que seja a primeira de muitas!
Sailor Moon não está na minha lista de futuras leituras (e não é preconceito com esse tipo de mangá, porque eu li e curti Sakura Card Captor, Love Hina etc. hehehe), mas gostei bastante da sua análise 😉
:*
Obrigada Gui, você é um fofura! hahah
Ah, põe Sailor Moon na lista de leituras pós-futuras,vale a pena, garanto :D(principalmente porque você leu Sakura, que é mais ou menos a mesma vibe)
Quando criança, eu tinha curiosidade de ver como era Sailor Moon. Mas assim como Cavaleiros do Zodíaco, eu nunca cheguei a ver, porque não tive oportunidade. Na época tinha que me desdobrar pra poder ver todo dia ao menos Dragon Ball. Naquela época em que se precisava brigar com a família pra conseguir assistir televisão. Outros tempos…
Acho engraçado essa coisa de traduzirem os nomes nos mangás. Estou lendo Gunnm agora, que também passou por isso, pelo que li. A título pro ocidente foi mudado pra Battle Angel Alita, e o nome da personagem principal, a Gally, também mudado pra Alita, nem sei por que.
E acho legal ressaltar aqui também do Projeto Sailor Moon Brazil. Que assim como também feito com Dragon Ball, Hellboy, os desenhos do Cartoon Network, e também agora com as obras do Miyazaki, são reunidos 50 ilustradores brazucas para fazer uma homenagem a essas obras que marcaram, e fizeram parte de nossa formação. Aqui o tumblr do projeto: http://projetosailormoonbrazil.tumblr.com/
E muito legal a resenha. As fotos ficarem muito boas, e sempre é legal ler resenhas de mangás (será que um dia seria possível um post de Akira aqui, eu ia pirar 🙂 ).
Até mais!
Oi Nicolas!
Quando a gente é criança o monopólio da tv nunca é da gente, né? haha Eu sofria o mesmo que você, mas comigo o difícil era assistir Samurai X. Hoje que eu tenho minha própria tv, mal uso hahah.
Esse negócio de tradução é meio complicado. No caso de SM, todos os nomes estão no original, mas sempre tem nota de rodapé com o nome traduzido usado no anime. No caso de Gunm achei muito estranho. Tem coisas que não dá pra entender mesmo…
Os projetos de ilustração ganharam muita força nesses últimos tempos. O último que vi foi do Game of Thrones, mas meu favorito por enquanto é do Hellboy <3 Do SM está ficando muito massa, obrigada pelo link! 😀 Aliás, obrigada por ter lido a resenha e fico feliz que tenha gostado! (e as fotos da Anna ficaram lindas, né? eu adorei também hahah)
Até mais!
Oi Nicolas!
Quando a gente é criança o monopólio da tv nunca é da gente, né? haha Eu sofria o mesmo que você, mas comigo o difícil era assistir Samurai X. Hoje que eu tenho minha própria tv, mal uso hahah.
Esse negócio de tradução é meio complicado. No caso de SM, todos os nomes estão no original, mas sempre tem nota de rodapé com o nome traduzido usado no anime. No caso de Gunm achei muito estranho. Tem coisas que não dá pra entender mesmo…
Os projetos de ilustração ganharam muita força nesses últimos tempos. O último que vi foi do Game of Thrones, mas meu favorito por enquanto é do Hellboy <3 Do SM está ficando muito massa, obrigada pelo link! 😀 Aliás, obrigada por ter lido a resenha e fico feliz que tenha gostado! (e as fotos da Anna ficaram lindas, né? eu adorei também hahah)
Até mais!
Se alguém mandar Akira eu resenho heheheeh
Vamos ver 😉 nunca digo não para resenhas.
Fico feliz que tenha gostado das fotos!
É muito mágico quando um anime ou um desenho ou filme marca a vida da gente; Sailor Moon foi assim, eu adorava o anime, assistia todo dia sem perder nenhum episódio! Na época não li o mangá, (não sei nem se ele chegou a ser lançado em português naquela época)era muito nova. Quando vi que ia ter relançamento de tudo, do mangá, do anime, de tudo, quase chorei de emoção! Comprei o primeiro volume e estou lendo, e adorando <3
Oi Cami!
Eu era exatamente que nem você, viciada em SM e quando recebi o primeiro volume quase chorei de tão feliz! ahahah Aproveite agora e leia tudo que puder, que vale muito a pena mesmo :3
Parabéns Clarissa e Anna. Ficou bem bacana a resenha e as fotos. SM é nostalgia. Assim como CDZ, Yu Yu Hakusho, Shurato e outros. A JBC vem mandando muito bem trazendo alguns desses títulos para o Brasil.
Abs
Obrigada Leandro!
SM e CDZ em especial são dois animes que me trazem muita nostalgia. JBC tá fazendo um trabalho muito bom 😀
Até mais!
Aiii como eu AMO
Aiiii como eu AMO Sailor Moon! Fiquei encantada com essas ilustrações…e desejando muito esse livro fofo!
Assisti muito quando passava da TV e era apaixonada por todas…sempre me imaginei como sendo a Sailor Mars…hahahaha (por ser morena e ter cabelo escuro comprido!)
Meu sonho é ir em uma festa a fantasia vestida de Sailor Mars…ainda vou realizar esse “sonho” kkkkk
Sem falar no charmoso Tuxedo Mask, morria de amores e suspirava cada vez que ele aparecida! Sabia as musicas de abertura…as falas delas…era super viciada..esses dias ainda matei a saudade assistindo no YouTube…
🙂
Com certeza vou atras do meu exemplar dessa lindeza! Adorei o post! Parabéns!
Beijos
Oi Adriana!
Vai sim atrás do seu, você vai adorar! A Sailor Mars também era minha favorita, sabia? 😀 Você tem meu total apoio pra ir fantasiada dela em alguma festa hahah
Obrigada por ter lido a resenha e fico feliz que tenha gostado! Quando comprar o seu exemplar volta pra contar o que achou {:
Beijos ;*
Nossa, eu sempre fui doida por esse desenho até fiz meus pais comprarem os dvds do desenho rrsrss
Falei sobre o desenho num post no meu blog até, adorei a resenha sobre o livro e vou comprar com certeza.
Amo Sailor Moon
Oi Fernanda!
Compra mesmo, será uma ótima aquisição pra você que adorava o anime. Aliás, fui olhar o seu blog e adorei, ele é lindo! 😀
Até mais ;**
Ai gente, Sailor Moon!
Não me envergonho de ter passado a minha adolescência na frente da TV assistindo animes. Amo Sailor Moon, Sakura Card Captors e Corrector Yui.
Só que nunca cheguei a terminar de ver as temporadas da SM. #triste
Adorei a resenha!
Seja bem-vinda Clarissa! <3
Yay, obrigada Daniela! <3
Não se envergonhe mesmo de ter visto esses animes, porque eu adoro todos e também assistia super empolgada ahahah.
Quando puder assista SM de novo, dá muita nostalgia e, quem sabe, você consiga terminar de ver tudo 😀
Que linda essa edição *-*
Adora Sailor Moon, ver que estão republicando as histórias me deixou bem animada 🙂
ótimo post 🙂
Isso deixou toda uma geração feliz, né? <3
Mto legal sua resenha! Tbm fiz uma p yt. Depois dá uma olhada! https://youtu.be/8YaMlv8Ui_M