Vídeos Segunda, Quarta e Sexta.   SE INSCREVA

Search

VIAGEM NA LITERATURA: FEVEREIRO – Argentina

Se você acompanha o blog com frequência, já sabe que nós e o Universo dos Leitores estamos com um projeto em conjunto. Se quiser conhecer mais, clique aqui e leia o post sobre o projeto.

O mês de Fevereiro de 2016 foi reservado para um país com uma literatura muito rica. Então Fevereiro é o mês da LITERATURA ARGENTINA! Então sinta-se a vontade para aproveitar o mês lendo Nobel, clássicos e contemporâneos. Aqui tem de tudo!

AUTOR REPRESENTANTE DO MÊS: Jorge Luis Borges

Para falar de literatura argentina é sempre difícil escolher apenas UM escritor. Poderia ter escolhido Cortázar, Bioy Casares ou outros vários autores, mas não teve como. Borges era a escolha certa!

Jorge Francisco Isidoro Luis Borges Acevedo nasceu em Buenos Aires, em 24 de agosto de 1899, e faleceu em Genebra, em 14 de junho de 1986. Antes de falar espanhol, aprendeu com a avó paterna a língua inglesa, idioma em que fez suas primeiras leituras. Em 1914 foi com a família para a Suíça, onde completou os estudos secundários. Em 1919, nova mudança – agora para a Espanha. Lá, ligou-se ao movimento de vanguarda literária do ultraísmo. De volta à Argentina, publicou três livros de poesia na década de 1920 e, a partir da década seguinte, os contos que lhe dariam fama universal, quase sempre na revista Sur, que também editaria seus livros de ficção. Funcionário da Biblioteca Municipal Miguel Cané a partir de 1937, dela foi afastado em 1946 por Perón. Em 1955 seria nomeado diretor da Biblioteca Nacional. Em 1956, quando passou a lecionar literatura inglesa e americana na Universidade de Buenos Aires, os oftalmologistas já o tinham proibido de ler e escrever. Era a cegueira, que se instalava como um lento crepúsculo. Seu imenso reconhecimento internacional começou em 1961, quando recebeu, junto com Samuel Beckett, o prêmio Formentor dos International Publishers – o primeiro de uma longa série.

Nossas sugestões de autores: 

Victoria Ocampo | Manuel Puig | Alfonsina Storni | Julio Cortázar Juan José SaerAdolfo Bioy Casares | Ricardo Piglia |

Textos indicados:

10 LIVROS DE ESCRITORES ARGENTINOS QUE VOCÊ PRECISA LER

Argentina, país de leitores e grandes escritores

5 Livros essenciais da literatura argentina

A literatura argentina e as editoras independentes

Quando escolher seu livro ou fizer postagens sobre a sua leitura no projeto, marque com a Hashtag: #ViagemNaLiteratura

Aproveite para nos seguir nas redes sociais!
Facebook Instagram Twitter Tumblr Google +  ? Pinterest Youtube  ?Blogvin Flickr

Sair da versão mobile