100 adaptações cinematográficas para ver nas férias em apenas um livro! - Seu site sobre Literatura e RPG

Vídeos Segunda, Quarta e Sexta.   SE INSCREVA

Search

100 adaptações cinematográficas para ver nas férias em apenas um livro!

Anúncios

 Ao contrário do que muita gente pensa, eu sou dessas que ama assistir adaptações. Amo filmes inspirados em livros e várias vezes eu já cheguei a pensar que existe uma chance muito grande do filme do Clube da Luta ser melhor que o livro. Mas ainda estou pensando sobre esse assunto e talvez um dia eu faça um post sobre isso por aqui.

Mas hoje não estamos aqui para falar de uma adaptação em específico. Estamos aqui para falar sobre uma indicação de um livro super legal para você ter em casa e poder consultar quando sentir vontade de ver aquele filme legal inspirado em algum livro que você já leu.

Desde o começo, o cinema sempre procurou a literatura como fonte de inspiração. No entanto, o segredo para transpor a história das páginas para a tela parece conhecido apenas por alguns poucos. Por que nomes como Kubrick, Renoir e Bresson foram capazes de criar obras capitais enquanto outros fracassaram enormemente? Este livro examina a arte e a técnica da adaptação através de cem casos que levantam questões amplamente diversificadas. Este mergulho edificante no mundo da sétima arte mistura filmes de diversas nacionalidades, épocas e gêneros, da literatura policial à ficção científica. Uma ferramenta para todos escritores, roteiristas e cinéfilos que, através de exemplos concretos, vai proporcionar uma nova visão sobre a adaptação literária para o cinema.

Anúncios

Será que você conhece todos os 100 filmes e livros?

Uma das coisas mais legais em “100 filmes” é justamente o seu prefácio e introdução. Para nós que sempre estamos comparando a obra original e a adaptação, a introdução desse livro é um presente. Uma verdadeira aula de como se olhar para a adaptação. A foto acima mostra quais são os pontos considerados na hora de adaptar uma obra para o cinema. Eu nunca vi isso tão explicadinho e achei muito, muito e muito bom! Com certeza se eu tivesse lido este livro antes de gravar o LiterárioCast sobre adaptações, eu teria contribuído muito mais para o cast.

Anúncios

O livro trouxe muitas adaptações mais antigas. Uma das mais novas que temos entre as 100 escolhidas para compor a lista é Senhor dos Anéis. A quantidade de filmes francês também é meio absurda, acho que poderia ter misturado mais as nacionalidades. Só acho.


O livro tem uma edição maravilhosa, com fotos dos livros, informações tecnicas, curiosidades e histórias sobre as adaptações. É realmente um livro para você ter ao seu lado quando começar a sua maratona de 100 livros para “assistir”. Eu quero assistir toda essa lista durante este ano de 2015 e já planejei uma série de posts par falar sobre cada filme aqui no blog para vocês. Acredito que vocês vão gostar e aprender junto comigo sobre adaptações. O que vocês acham?

Anúncios

ISBN: 9788576846697 | Ano: 2014 | Páginas: 352 | Editora: Best Seller

Anúncios

CLIQUE AQUI PARA COMPRAR 

Baci ;*

Aproveite para nos seguir nas redes sociais!
Facebook Instagram Twitter Tumblr Google +  ? Pinterest Youtube  ?Blogvin Flickr

Sair da versão mobile